Washington retomou as negociações com o Taleban no Qatar no sábado, disse uma fonte dos EUA, três meses depois que o presidente Donald Trump interrompeu abruptamente os esforços diplomáticos que poderiam acabar com a guerra mais longa da América.
"Os EUA retomaram as negociações hoje em Doha. O foco da discussão será a redução da violência que leva a negociações intra-afegãs e um cessar-fogo", disse a fonte informada sobre os esforços para acabar com quase duas décadas de guerra no Afeganistão.
Em setembro, os Estados Unidos e o Talibã haviam chegado a ponto de assinar um acordo que faria Washington começar a retirar milhares de soldados em troca de garantias de segurança.
Também era esperado que abrisse o caminho para negociações diretas entre o Talibã e o governo em Cabul e, finalmente, um possível acordo de paz após mais de 18 anos de guerra.
Mas naquele mesmo mês, Trump chamou abruptamente o esforço de um ano de "morto" e retirou um convite para os insurgentes se unirem a conversas secretas em seu retiro nos EUA em Camp David após a morte de um soldado americano.
Durante uma visita surpresa a uma base militar dos EUA no Afeganistão na semana passada, Trump disse que o Taliban "querem fazer um acordo".
( AFP )
www.france24.com
Sem comentários:
Enviar um comentário