Boyan Slat (nascido a 27 de julho de 1994)é um inventor, ambientalista e estudante de engenharia aeroespacial que desenvolveu um método de limpeza dos detritos de plástico nos oceanos.
Concentrando-se no problema dos plásticos, causadores de transtornos à vida de aves, mamíferos e peixes — que podem chegar à cadeia alimentar humana, já que os animais acabam ingerindo substâncias tóxicas —, imaginou que uma série de barreiras flutuantes seria capaz de aproveitar as correntes oceânicas para bloquear o lixo encontrado nas águas. Todos esses detritos, de difícil acesso para qualquer veículo aquático, seriam reunidos de forma natural, permitindo uma extração posterior eficiente.
A ideia foi congratulada pela Best Technical Design na Universidade Técnica de Delft. Boyan criou uma fundação — The Ocean Cleanup — para continuar a desenvolver e, eventualmente, implementar o sistema tecnológico.
No início, o interesse era mínimo, até que uma conferência realizada, TEDx, How the Oceans can Clean Themselves, se tornou viral, atraindo centenas de voluntários para angariar US$ 2 milhões para o financiamento das instalações-piloto.Em novembro de 2014, conquistou o prémio de Champions of the Earth do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
VÍDEO
Há quem fale e há quem faça e é isso que faz a diferença.
ResponderEliminarMas há muita gente que não quer ver isso.
ResponderEliminarCurioso, parece q só se lembram dele depois da Greta, afinal mesmo sem fazer nada ainda vai fazendo mais q muitos...
Precisamos de todos sem olhar a diferenças. TODOS somos poucos!!
ResponderEliminarExcelente ideia e trabalho de concepção, uma acção positiva real para um problema que é um problema global!
ResponderEliminarÉ só procurar no Google. A ideia era boa, mas não funcionou. Pode ser melhorada? Estão a tentar. Mas queria resolver um problema parcial. O problema do clima não é parcial.
ResponderEliminarNinguém esqueceu. Trata-se de coisas diferentes e ambas necessárias. São apenas duas faces da mesma moeda.
ResponderEliminarDo problema todos nós estamos a par. Cabe a c/ um fazer a sua parte no circuito. O Sistema inventado funciona mas são precisos mais porque “todos os rios vão dar ao mar”. Comecemos, então! Metam isso na Cabeça e não se Esqueçam por favor!
ResponderEliminarEu já conheço desde há muitos anos, partilhei imensas vezes no FB sobre o trabalho dele, mas nem um ��..., na altura (2014/2015) ninguém queria saber do problema do lixo. Agora é que já estão mais conscientes para o problema. Ambos os jovens são importantes, e não devia haver comparação com a Greta, ela luta pelo que se pode fazer, ele pelo que já se fez (lixo)
ResponderEliminarEsse projecto já está a funcionar. O sucesso não tem sido mau. As pessoas colocam como se ninguém liga-se aos problemas do ambiente até aparecer Greta. Esquecem quem em 2015 foi assinado o Tratado de Paris para a redução da emissão de Gases de Estufa....a Greta apareceu em 2018...veio em 2018 dizer algo que os próprios politicos já tinham em 2015 decidido começar a implementar medidas.
ResponderEliminar