Um monte de arenques apareceu neste domingo em uma praia do sudoeste da ilha russa de Sacalina, onde residentes locais os coletaram com suas próprias mãos. Nas fotos e vídeos gravados por testemunhas dá para apreciar o "tapete" formado por centenas de peixes, alguns imóveis e outros em movimento, que cobrem a orla, enquanto alguns moradores caminham assombrados entre eles. Os especialistas consideram normal esta abundância de arenque, que atribuem à desova destes peixes, que se aproximam tanto à costa, que acabam sendo arrastados a terra pelas ondas. |
O ecologista local Dmitri Lisitsin, que publicou alguns dos vídeos, acha que é um sinal positivo, já que demonstra que a população de arenques não está em perigo.
- "É normal, e neste caso demonstra que a população de arenque em Sacalina e Hokkaido está começando a se recuperar após uma recessão de 70 anos", disse Smitri, acrescentando que o pescado é seguro para o consumo humano.
Para descartar a versão de desastre ambiental, os especialistas decidiram tomar amostras da água. Enquanto isso, os residentes continuam indo a pesca com baldes.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário