Os desafios que os socialistas enfrentam diante da crise social, econômica e institucional que atravessa o planeta em decorrência do caráter predatório do sistema capitalista. Obriga-nos a elevar, não só o nosso nível de luta, organização e mobilização, mas também o nosso nível teórico.
Esperamos que os materiais aqui publicados sejam do seu interesse, os quais podem ser copiados e reproduzidos com a única condição de serem lidos e estudados por militantes, apoiantes e amigos do Partido.
Foi um movimento cívico-militar onde convergiram jovens socialistas, liderados pelo advogado maçom Eugenio Matte Hurtado, seguidores militares do coronel Marmaduke Grove e unidos em torno da figura de Carlos Dávila, barricaram-se na base da Força Aérea de El Bosque e demandaram com Renúncia com sucesso do presidente Juan Esteban Montero.
O Partido Socialista do Chile surgiu respondendo a essas características. Identificou-se com os trabalhadores e setores oprimidos pelo sistema capitalista, expressou suas preocupações, seus interesses e sua idiossincrasia. Seus mais ilustres fundadores, contínuas lutas pelo socialismo que vieram desde o século passado.
Em 6 de dezembro de 1934, no Notário Luis Azócar Álvarez, foi formalizada a súmula da Ata de Fundação e do Programa de Ação Imediata do PS, procedimento que se realizou para legalizar o novo Partido. Sessão realizada em 19 de abril de 1933, para constituição do Partido Socialista.
Em 19 de abril de 1933, foi fundado o Partido Socialista do Chile. No ápice do processo de unidade compareceram 70 delegados, 12 deles pertencentes à Ordem Socialista, 14 ao Partido Socialista Marxista, 18 à Nova Ação Pública e 26 à Ação Socialista Revolucionária. O Partido Socialista reconhece os princípios do socialismo científico.
Para iniciar a concretização deste postulado, o Partido Socialista defenderá a unidade econômica e política dos povos da América Latina, para chegar à Federação das Repúblicas Socialistas do Continente e a criação de uma economia anti-imperialista.
Foram momentos difíceis para os partidos de esquerda. As premissas socialistas e dos sindicatos foram fechadas; houve prisões contínuas, rebaixamentos, etc. Parece que houve todo um tempo em que o governo de Alessandri usou os nazistas para seus próprios fins, deu-lhes asas e apoio.
A experiência histórica mostrou infinitamente que a paz internacional é impossível sob o regime capitalista, já que a guerra é o resultado fatal da luta entre o imperialismo rival. A guerra só desaparecerá quando o regime que a engendrou, ou seja, o capitalismo, tiver desaparecido.
Hino do Partido socialista do Chile ( a Marselhesa chilena)
Sem comentários:
Enviar um comentário