Alegações de “notícias falsas” se espalharam rapidamente durante o ciclo eleitoral de 2020 nos Estados Unidos, mas jornalistas que investigam os fatos dizem que o dia da eleição foi “tranquilo”. Apoiadores de Donald Trump e Joe Biden continuaram a compartilhar fotos e vídeos que foram manipulados ou retirados do contexto, mas suas postagens não foram amplamente compartilhadas.

A equipe de observadores da FRANÇA 24 e outros verificadores de fatos que monitoram as redes sociais na noite da eleição descobriram que a maioria das postagens falsas não era amplamente compartilhada e, frequentemente, reciclada no início do ano. 

1 / O falso pôster Antifa

Vários usuários de mídia social compartilharam um gráfico mostrando um manifestante mascarado com um coquetel Molotov e a legenda “Não se esqueça de se disfarçar de patriotas / apoiadores de Trump”. A legenda continuava: “A mídia vai pensar que há apoiadores de Trump se rebelando, então é mais difícil virar a opinião popular contra nós”. 


O gráfico foi de fato criado em 2017 , postado inicialmente na página “Hickman County Antifa”. O autor da postagem original disse ao site Snopes que pretendia que o gráfico fosse uma piada e o retirou quando começou a se tornar viral.  

2 / Uma briga fora de uma seção eleitoral na Carolina do Norte?

Um vídeo visto mais de 14.000 vezes no Facebook alegou mostrar uma luta em uma seção eleitoral na Carolina do Norte. A legenda dizia: “BLM / Antifa / Democrata VAMOS bloqueando as pesquisas e intimidando eleitores na Carolina do Norte”.

VÍDEO