Em uma ilha da Indonésia, país onde grande parte da população tem cabelos e olhos escuros, existe uma tribo em que vários de seus membros se destacam por seus olhos excepcionalmente azuis e de um particular brilho profundo devido a uma rara condição genética. Os peculiares atributos foram registados em uma série de fotografias publicadas pelo fotógrafo Korchnoi Pasaribu em sua conta do Instagram. Korchnoi visitou a ilha de Buton no passado 17 de setembro e conseguiu fotografar os rostos de alguns habitantes no meio da natureza com sua vestimenta tradicional. Concentrou-se sobretudo em seus impressionantes olhos azuis que realçam sobre a cor de sua pele. |
Esta particularidade se deve a uma mutação genética hereditária conhecida como síndrome de Waardenburg. Ainda que afete aproximadamente uma pessoa em 42.000 a nível mundial, nesta tribo é mais comum já que muitos de seus membros são familiares.
Desde crianças até adultos, homem e mulheres padecem este transtorno genético. Em alguns casos seus olhos podem ser ímpares (heterocromia): um escuro e outro claro.
A síndrome de Waardenburg, além de produzir mudanças na pigmentação dos olhos, cabelo e pele, também costuma se caracterizar por produzir surdez.
- "Os olhos azuis são únicos e formosos, além de ser minha inspiração", comentou Korchnoi, quem em realidade é geólogo de profissão e seu passatempo é documentar a vida em áreas rurais da Indonésia, particularmente suas tribos e cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário