Localizado nas profundezas do distrito de Dong Da, em Hanói, está um dos marcos mais exclusivos da capital vietnamita: um prédio de 5 andares completamente coberto por uma cortina verde viva. O chamado "edifício vivo" de Hanói é obra do Prof. Dr. Hoang Nhu Tang, um ex-professor da Universidade de Engenharia Civil de Hanói e residente deste edifício único. Tudo começou há 30 anos, em 1990, quando era uma das construções mais altas da região, o que basicamente significava que quase não havia abrigo contra o sol escaldante durante o verão.
|
Como era muito desconfortável viver na estação quente, Hoang Nhu Tang decidiu plantar duas trepadeiras conhecidas por sua capacidade de filtrar a luz solar e também regular a temperatura na construção em que crescem.
Sua idéia funcionou e, três décadas depois, as fábricas ainda cumprem seu objetivo, além de atrair curiosos de toda a cidade e além.
- "Em 1990, essa área era predominantemente baixa, então a luz do sol atingia o prédio durante todo o dia, tornando a vida muito difícil. Portanto, escolhi cultivar trepadeiras para impedir que a luz do sol entrasse em minha casa", disse o professor Hoang Nhu Tang.
Visto de longe, este edifício único parece coberto de filas e mais fileiras de plantas diferentes, mas isso naõ corresponde a verdade.
De acordo com o aposentado vietnamita, na verdade existem apenas duas delas, plantadas em lados diferentes do edifício e guiadas em uma moldura personalizada, todas em caminho para o topo.
Hoang começou construindo a estrutura do lado de fora do edifício, usando madeira, bardo de ferro e cabos de plástico.
Ele afirma que as trepadeiras levaram apenas 8 ou 9 anos para cobrir completamente o local, mas insiste que guiá-las para esse fim foi a parte mais difícil.
Atualmente, tudo o que ele precisa fazer é podar as duas plantas uma ou duas vezes por mês, usando ferramentas que ele mesmo projetou.
- "Muitas pessoas dizem que plantar trepadeiras como essas atraem mosquitos, mas, pelo contrário, graças à cortina de proteção, o ar da casa é muito fresco, arejadp e minha casa não tem mosquitos", disse o orgulhoso aposentado.
- "A casa é um lugar tranquilo que ajuda as pessoas a viver em harmonia com a natureza neste apertado centro urbano."
O site vietnamita Kenh14 diz repetidamente que se trata da trepadeira-confete (Aubrieta), mas não penso que seja este o caso, já que aubrietas são trepadeiras para muros e dão muitas flores.
Embora eu não tenha conseguido descobrir ao certo quais espécies de trepadeiras são, ao que parece devem ser a Tumbérgia (Thunbergia grandiflora) ou, devido ao tamanho a Sete-léguas (Podranea ricasoliana).
De qualquer forma, acho que é seguro supor que não seja uma daquelas que se enterram nas paredes, afetando a integridade da estrutura por longos períodos.
Além disso, Hoang Nhu Tang fica de olho nelas, aparando e podando constantemente, para impedir que cubram certas áreas, como as janelas.
Além das duas trepadeiras gigantes, o dono da casa também plantou muitas outras plantas ornamentais, como bico-de-papagaio, orquídeias, perpétuas, entre outras em vasos pendurados na frente da casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário