Muitas vezes, não notamos monumentos e esculturas que nos cercam e, devido à falta de tempo, acabamos não conhecendo suas origens. Entretanto, existem alguns que se destacam e são capazes de nos sensibilizar ao compreendermos suas histórias.
Leão de Lucerna, Suíça
É considerado um dos monumentos mais triste do mundo. Esculpido no século XIX em rocha de arenito, tornou-se famoso pelo seu realismo. A expressão do leão, ferido por uma lança, demonstra a agonia e o sofrimento. A obra relata a tragédia de mais de 700 homens pertencentes à guarda Suíça, que a serviço do rei Luis XVI, morreram durante a Revolução Francesa. As inscrições, abaixo da escultura, listam o nome dos oficiais e o número de soldados mortos que defenderam o Palácio das Tulherias, em 1792.
Sapatos à margem do rio Danúbio, Hungria
O memorial abrange 60 pares de sapatos, de estilo antigo, masculinos, femininos e infantis, esculpidos em ferro. Inaugurado em 2005, é uma homenagem aos judeus mortos pelo regime nazista na Hungria, entre os anos 1944 e 1945. Antes do fuzilamento, as vítimas eram obrigadas a retirar os sapatos, que seriam vendidos mais tarde. Após, os corpos eram jogados ao rio pelos militares.
Memorial Edith Stein, Colônia, Alemanha
Em 1942, a freira carmelita judia Edith Stein foi presa e enviada para o campo de concentração de Auschwitz, onde morre na câmara de gás. Em 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, sob o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz.
Memorial em Khatyn, Bielorrússia
Em 1943, a aldeia de Khatyn, na província de Minsk, foi devastada por tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Após a morte de oficiais, próxima à cidade, Minsk foi invadida. As pessoas foram aprisionadas em um galpão que foi incendiado. Aqueles que tentavam escapar eram fuzilados. Em 1969, no lugar da aldeia destruída, foi erguido um monumento em memória às pessoas mortas na Segunda Guerra Mundial. No memorial, há uma estátua representando o único sobrevivente carregando seu filho morto durante o massacre.
Monumento à paz das crianças de Hiroshima, Japão
É uma homenagem a Sadako Sasaki, uma criança de 2 anos, que sobreviveu ao ataque da bomba nuclear em Hiroshima, em 1942. No entanto, após 10 anos teve leucemia em decorrência da radiação. O monumento com um tsuru, ave sagrada do Japão, em cima da cabeça da menina é dedicado a todas as crianças que sofreram e morreram pelos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.
Memorial “The hole”, Minsk, Bielorrússia
Em 1942, a cidade de Minsk, capital da Bielorrússia, foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Soldados alemães assassinaram milhares de judeus. Em 2000, um memorial denominado “O Último Caminho” foi construído com estátuas de bronze sem rostos, representando adultos e crianças que aguardavam em fila para serem executados.
Memorial às crianças não nascidas, Bardejov, Eslováquia
Em 2011, em Bardejov, pequena cidade eslovaca, há um monumento dedicado às crianças que não nasceram. Na escultura original, o corpo do menino é feito de vidro, lembrando o valor da vida humana.
Monumento a 82 crianças, Lídice, República Checa
Em 1942, a cidade de Lídice foi completamente destruída pelas tropas alemãs, após a tentativa de assassinato de um oficial. A suspeita era de que guerrilheiros escondiam-se na cidade. Como forma de vingança, todos os moradores, incluindo crianças, foram mortos ou levados para o campo de concentração. O monumento é uma homenagem às crianças que morreram em Lídice e em outras guerras.
Monumento às mulheres da Segunda Guerra Mundial, Londres, Grã-Bretanha
Em 2005, foi inaugurado no centro de Londres o monumento em homenagem às mulheres. Na escultura, estão 17 peças de roupas lembrando as profissões que as mulheres tiveram que desempenhar durante a guerra.
Monumento em homenagem aos animais mortos na guerra, Londres, Grã-Bretanha
Em 2004, em Londres, foi construído um monumento em homenagem a todos os animais explorados e mortos durante os conflitos armados ocorridos no mundo. A escultura traz duas mulas carregadas, um cavalo e um cachorro olhando para trás em busca de seu dono. O monumento foi criado a partir de doações particulares.
Memorial às crianças não nascidas, Bardejov, Eslováquia
O monumento às crianças que não nasceram tem sua continuação em 2015. Essa escultura está instalada em um dos cemitérios da cidade polonesa, representando as crianças que morreram antes do nascimento.
Imagens: Reprodução
Fonte: https://incrivel.club/criatividade-arte/11-monumentos-que-tocarao-diretamente-sua-alma-381110/
Fonte: https://incrivel.club/criatividade-arte/11-monumentos-que-tocarao-diretamente-sua-alma-381110/
Sem comentários:
Enviar um comentário