Todo mundo sabe que a realidade é subjetiva. Nossa percepção pode mudar em um instante, dependendo de quanto e o que exatamente sabemos. Mas dois fotógrafos dinamarqueses levaram a idéia a um nível totalmente novo. Nos tempos da crise atual, manter uma distância segura é fundamental. Mesmo que os países estejam começando a diminuir as restrições à quarentena, isso não significa que acabou. Mas como sabemos, apenas pelas fotos, que as pessoas estão fazendo o que é certo? Acontece que não podemos.
Os fotógrafos Ólafur Steinar Gestsson e Philip Davali realizaram um experimento para a agência de fotos Ritzau Scanpix. Os artistas de Copenhague fotografaram as mesmas pessoas relaxando em locais externos (ruas e parques) no mesmo dia. O truque deles era usar duas perspectivas diferentes – uma grande angular e uma lente teleobjetiva. As imagens mostram uma diferença impressionante na distância entre essas pessoas e nos fazem repensar as coisas que tomamos como verdadeiras.
Kristian Djurhuus, gerente editorial da agência Ritzau Scanpix, que pediu para Philip Davali e Ólafur Steinar Rye Gestsson essa sessão de fotos. “A proximidade das pessoas tem sido amplamente debatida na Dinamarca nas últimas semanas. Políticos e autoridades dinamarqueses freqüentemente se referem a imagens que eles acreditavam mostrar ao público se comportando em desacordo com as diretrizes gerais. Como agência nacional de notícias fotográficas que fornece cobertura visual da pandemia de coronavírus, percebemos que nossa contribuição poderia ser mal interpretada”, disse Kristian. Essa situação única e crítica atribuiu um novo significado aos fatos técnicos básicos, como a escolha de ângulo e perspectiva. “As escolhas técnicas nunca foram uma questão discutível na história da fotografia”, explicou Kristian.
Como a questão da leitura incorreta da fotografia é completamente nova, Kristian não consegue entender por que ela pode ser usada com más intenções. E isso é algo que precisamos estar cientes. “Como produtores de fotografia, temos a responsabilidade de chamar a atenção para o fato de que as imagens, em alguns casos, não mostram a proximidade dos objetos como as pessoas parecem acreditar”. Kristian disse que a solução certa seria esclarecer as circunstâncias nas legendas das imagens para que elas não sejam mal interpretadas.
O ângulo amplo é semelhante ao modo como nossos olhos vêem. Ólafur Steinar Gestsson explicou a um site local dinamarquês : “tira fotos mais amplas e, como fotógrafo, você a usa quando está perto do que precisa fotografar”. Tipos semelhantes de câmeras são incorporados em nossos iPhones.
Enquanto isso, a lente telefoto é a lente longa usada para fotografar reuniões de imprensa, partidas de futebol e qualquer situação em que o assunto esteja longe. “Ele se aproxima do que você está fotografando e, de certa forma, reúne o assunto”, disse ele.
Ólafur disse à TV2 que os telespectadores devem estar cientes das lentes e equipamentos utilizados pelos fotógrafos para tirar uma foto específica. “Se houvesse uma descrição na legenda de como a imagem foi tirada, o editor teria a liberdade de escolher.” Segundo ele, os fotógrafos “devem sempre ter em mente como realizamos nosso trabalho, especialmente em tempos de crise do corona”.
Texto traduzido de Liucija Adomaite publicado originalmente no site Bored Panda.
iphotochannel.com.br
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