im Bachor, morador da cidade de Chicago, nos EUA, é um daqueles raros artistas de rua cujas obras podem ser classificadas como obras de arte e serviços públicos ao mesmo tempo. O homem é especialista em consertar panelões, enchendo-os com seus belos e duráveis mosaicos. De fato, a carreira de Jim como artista de buracos começou com uma viagem à antiga cidade de Pompéia, na Itália, onde ele aprendeu o quanto duráveis podem ser os mosaicos. O guia apontou para uma obra de arte de 2.000 anos e disse que, embora tivesse sido colocada em argamassa, as peças de mármore e vidro não haviam desaparecido.
|
À época, o poder de permanência da obra de arte surpreendeu-o e, alguns meses depois, ele estava na Itália aprendendo os segredos da antiga arte de fazer mosaicos. Ele manteve a técnica como hobby por alguns anos, mas depois começou a trabalhar com trabalhos comissionados e, em maio de 2013, teve a ideia de aplicar sua habilidade para consertar um buraco no seu bairro.
Obviamente, fazer mosaicos em buracos era bem diferente de fazê-los no conforto de seu próprio estúdio, e Jim Bachor admite que foram necessárias meia dúzia de tentativas para aprender a fazê-los adequadamente.
Protegê-los por algumas horas antes de começarem a secar é fundamental, então começou a usar os cones de treinamento de futebol das crianças para direcionar o tráfego em torno de suas obras de arte. Agora ele tem seus próprios cones de trânsito profissionais.
- "É um processo de duas etapas", disse Jim sobre encher buracos com mosaicos. - "O primeiro passo leva cerca de uma hora e meia para instalá-lo, colocar a arte. Depois, protejo com cones de trânsito ou talvez uma lona, dependendo do clima. Volto 8 a 10 horas depois, quando o concreto está duro para fazer uma esfoliação final com escovas de metal e tiro fotos para documentá-lo, porque é o melhor que vai parecer. Não posso fazer mais rápido do que isso."
Jim começou a fazer mosaicos em sua vizinhança, mas quando seu trabalho começou a receber mais atenção, ele se ramificou para outras áreas e até fez alguns projetos em outras grandes cidades. Ele diz que descobrir em que buracos trabalhar pode ser complicado, pois os que estão longe de seu estúdio levam mais tempo e os de bairros mais ricos tendem a ser arrumados pela cidade mais rapidamente, às vezes antes dele chegar lá.
Qustionado se ele teve problemas com as autoridades locais ou a polícia, o artista disse que seu único contato indireto com as autoridades da cidade foi quando o Chicago Tribune fez um artigo sobre ele e ligou para a prefeitura para saber sua opinião. Eles disseram que apreciavam o espírito de seu projeto, mas que deveria deixar os buracos para profissionais. Isso foi tudo. A polícia também foi legal com seus mosaicos de buracos, e alguns até o parabenizaram por sua arte.
Os temas dos mosaicos de Jim Bachor variam de justaposições simples a tópicos políticos. Ele uma vez cobriu um panelão perto da Trump Tower com a palavra "Mentiroso" e o mosaico de bandeira russa, e, mais recentemente, símbolos de pandemia como papel higiênico ou garrafas desinfetante para as mãos.
Para acompanhar as façanhas do famoso artista de mosaicos de panelões de rua de Chicago, confira seu site oficial e siga-o no Instagram.
VÍDEO
Sem comentários:
Enviar um comentário