Uma das pontes em arco mais antigas ainda em uso é a Ponte de Arcádico ou Ponte Kazarma, localizada perto da estrada moderna de Tiryns a Epidauros no Peloponeso, Grécia. Presume-se que tenha sido construída durante a Idade do Bronze grega, ou cerca de 1.300 a.C., o que a torna uma das pontes mais antigas ainda existentes e em uso hoje em dia. A ponte em arco foi construída em alvenaria ciclópica, com pedras de calcário, pedras menores e pequenos pedaços de ladrilho bem juntos sem argamassa. Tem 22 metros de comprimento, 5,6 metros de largura e 4 metros de altura. |
A ponte deixa uma pequena abertura de bueiro, com cerca de um metro de largura, na sua base. A largura da estrada no topo é de cerca de 2,5 metros, permitindo a passagem confortável de um carro moderno, embora o acesso à ponte esteja agora coberto de vegetação. Devido ao estilo da ponte e à maneira específica como foi construída, os arqueólogos acreditam que ela foi originalmente concebida para uso por carruagens puxadas por cavalos.
A Ponte de Arcádico é uma das quatro pontes em arco micênicas conhecidas perto de de Arcádico, todas pertencentes à mesma rodovia da Idade do Bronze entre as duas cidades, e todas com design e idade semelhantes.
Uma delas é a ponte Petrogephyri, que atravessa o mesmo riacho 1 km a oeste da ponte de Arcádico. De forma contrário, semelhante em tamanho e aparência, a estrutura tem um vão maior e uma abóbada um pouco mais alta. Ela também ainda é usada como uma trilha local.
Uma quinta ponte micênica bem preservada está localizada na região mais ampla de Lykotroupi, no norte da Argolis, onde fazia parte de outra estrada principal micênica. Suas medidas são próximas à ponte de Arcádico: 5,20 metros de largura na parte inferior, 2,40 metros na parte superior e com vão de arco com pouco mais de um metro. A estrada ainda apresenta meios-fios para guiar carruagens que se movem rapidamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário