A rosa-de-Jericó (Selaginella lepidophylla), também conhecida como "a planta que vive sem água" ou planta da ressurreição, tem uma incrível capacidade de desidratação. A rosa-de-Jericó pode ressuscitar após um período de dessecação que pode durar vários anos. Ante a total falta de líquido, ela entra em um estado de vida latente no qual pode sobreviver ainda que perdendo até 95% da água do corpo. Normalmente de cor verde esmeralda, quem a vê, acha que secou, que está morta quando privada de umidade. |
Quando reexposta a uma quantidade mínima de água, mesmo depois de anos, a Selaginella pode se transformar em 12-24 horas de seu estado dessecado, como mostrado no vídeo de time-lapse abaixo. Seu nome é uma referência a cidade bíblica de Jericó, que renascia constantemente de suas cinzas como esta planta que é dotada com a capacidade de avivamento. Essa capacidade permite que em seu ambiente natural retome o crescimento por meio da reidratação após um longo período de seca.
Se a seca persistir, as raízes podem se soltar e o vento carrega a planta, às vezes permitindo que ela encontre um novo local úmido onde possa se reidratar antes de criar raízes. No entanto, as plantas que passam pelo processo de ressurreição nem sempre conseguem "renascer": no caso da Selaginella lepidophylla, se a desidratação for muito rápida, ou em caso de alternância irregular condições de seca e umidade, a planta não tem tempo de se preparar adequadamente para resistir ao estresse hídrico a que está sujeita. Da mesma forma, a capacidade de secar e voltar a viver pode diminuir com o tempo e a planta, após dezenas de vezes em que consegue alternar a secagem e o crescimento vegetativo, morre.
Sem comentários:
Enviar um comentário