O vlogger de planejamento urbano Not Just Bikes explica como e por que as bicicletas na Holanda são diferentes daquelas em outros países, especialmente no Canadá e nos Estados Unidos. Basicamente, tudo se resume à forma como as bicicletas são culturalmente vistas. Enquanto outros países veem as bicicletas como meio de exercício, os holandeses as usam como principal meio de transporte. Há um bom motivo para essa singularidade: na Holanda, as bicicletas são vistas como uma ferramenta para o transporte diário. Uma maneira de ir do ponto A ao ponto B de forma rápida e eficiente. |
Isso requer conforto e facilidade em uma bicicleta, por isso as "omafiets" ("bikes da vovó) facilita para todos os gêneros irem para o trabalho com suas roupas de trabalho, carregar os filhos para a escola ou simplesmente passear pela cidade.
A principal diferença é que esta é uma bicicleta vertical. É construída para andar sentado na posição vertical utilizando um banco "bundão". Esta é uma posição ineficiente que não transmite potência máxima para a manivela durante uma pedalada. Além disso, não é totalmente aerodinâmica, mas quem se importa? O que a posição vertical oferece é conforto. O guidão desta bicicleta é alto e inclinado para trás, tornando-a extremamente confortável de pedalar.
Existem também itens adicionais considerados padrão na Holanda que não são considerados em outros lugares, incluindo pára-lamas dianteiro e traseiro, um descanso (pezinho), uma válvula especializada, um mecanismo de travamento avançado e um dínamo que se conecta à roda traseira para carregar a luz na bicicleta. Mas, principalmente, é uma maneira conveniente de ir do ponto A ao ponto B sem muito barulho
ATENÇÃO O VÍDEO ABAIXO TEM TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS, VEJA COMO TRADUZIR
É tão bom ter bicicletas que não sejam para o esporte. Bicicletas cuja função principal é estar presente quando precisar, para transportar as suas compras ou o seu amigo e para serem utilizadas com o mínimo esforço possível. Não é necessária nenhuma mudança de roupa ou roupa especial. Este é um ponto que muitas vezes é esquecido. Porque, embora seja obviamente importante ter ruas seguras e infraestrutura para bicicletas, também faz diferença ter fácil acesso a bicicletas práticas e de baixa manutenção como esta.
Sem comentários:
Enviar um comentário