AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 30 de outubro de 2021

O que faltava: bombas de lava rodando pelo vulcão de La Palma


 

As rochas que caem rodando pelas montanhas a grande velocidade são por si uma visão assustadora, mas resultam ainda mais quando são pura brasa em vermelho vivo. O geoquímico Harri Geiger da Universidade Albert-Ludwigs de Alemanha está pesquisando as erupções em curso no vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma. O vulcão entrou em erupção em 19 de setembro e não parece estar interessado em se deter tão cedo. Geiger faz parte de uma equipe de investigação internacional coordenado pela Universidade de Las Palmas da Grande Canária.


O que faltava: bombas de lava rodando pelo vulcão de La Palma

Ele e seus colegas estavam tomando amostras de cinzas na zona de exclusão do vulcão quando a rocha fez seu dramático aparecimento. Enquanto Geiger encontrava-se aproximadamente a 1 quilômetro do respiradouro vulcânico, capturou um vídeo extraordinário de uma bomba de lava descendo a toda velocidade pelo morro. Geiger estimou que a bomba de lava media aproximadamente 1 metro de diâmetro e pesava ao redor em meia tonelada.

As bombas de lava fragmentada são rochas expulsas por vulcões em erupção bastante perigosas. Em 2018, uma bomba de lava do tamanho de uma bolinha de basquete se chocou contra um barco turístico em frente à costa de Havaí, ferindo 20 pessoas e enviando 4 ao hospital.

Felizmente, ninguém ficou ferido por esta bomba de lava em particular em La Palma.

- "Estávamos a uma distância prudencial e vimos outras bombas de lava antes, estamos atentos em todo momento"disse Geiger, que naturalmente vê isto como uma experiência de aprendizagem. - "Ver uma bomba 'viva' é uma ocasião estranha, podemos aprender sobre a velocidade de ejeção, as trajetórias, a distância de viagem e a formação geral de bombas de lava de fragmentação."

Escrevendo no blog de Landslide, o geólogo Dave Petley da Universidade de Sheffield disse que o incidente demonstra a espantosa mobilidade das rochas rolantes.

- "Como mostra o vídeo, se trata de uma rocha aproximadamente esférica, e se move sobre uma superfície essencialmente desprovida de obstáculos e que tem, até o final da sequência, uma descida constante"escreveu Petley. - "O vídeo resultante é um registro notável da extrema mobilidade nestas situações."

O que faltava: bombas de lava rodando pelo vulcão de La Palma

Por suposto, se alguém tivesse o azar de cruzar com esta bomba de lava enquanto ainda estava rodando, teria sido seu final. Felizmente, Geiger e seus colegas evitaram esse destino.


https://www.mdig.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário