O artista Xomatok traduz os motivos geométricos vibrantes das mantas andinas de lã de alpaca tecidas à mão, conhecidas como frazadas, em obras de grande escala que marcam os caminhos pelos distritos montanhosos de Ate, Comas e San Juan de Lurigancho em Lima, Peru. Pintadas ao longo de dois meses no âmbito do Pinta Lima Bicentenário, as 13 intervenções foram um empreendimento colaborativo da artista e dos residentes locais, que transformaram as escadarias públicas que serpenteiam pelos bairros em telas multinível. |
Os padrões resultantes são caleidoscópicos e destacam um espectro de cores brilhantes e simetrias frequentemente associadas aos têxteis tradicionais que parecem um arco-íris serpenteando os morros. Xomatok diz que os membros da comunidade irão contribuir para o projeto como uma forma de continuar celebrando sua história cultural, e você pode fazer um passeio aéreo pelas peças acabadas no Instagram do artista.
Este projeto artístico é promovido pela Municipalidade de Lima no marco do Bicentenário da Independência. A iniciativa procura preencher de murais escadas e muros de contenção desenhados e elaborados de maneira conjunta por artistas e moradors a partir de uma reflexão sobre a memória cultural e a história da cada comunidade.
Desta maneira, com o propósito de difundir as diversas manifestações culturais da cidade, a Municipalidade de Lima continua promovendo e reconhecendo a arte como um veículo importante para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário