Uma das primeiras coisas que os turistas aprendem sobre as grandes Pirâmides de Gizé é como elas não estão longe, em algum local remoto. Acontece que elas são geralmente fotografadas dessa forma, com o Deserto Ocidental como pano de fundo. Vire-se e você verá não apenas a agitada cidade do Cairo, mas um campo de golfe enorme. A próxima coisa que os turistas aprendem é que é preciso caminhar muito se você quiser ver as pirâmides e a Esfinge. Ou você pode sentar e assistir a este passeio a pé de uma hora e 50 minutos, filmado em 4K, em uma manhã fria de janeiro de 2019. |
Não há muitos turistas por perto durante a maior parte dele, melhor instigar um sentimento de admiração e alteridade conforme você encontra essas estruturas de 4.500 anos.
Com sua câmera relaxante com estabilizados e trilha sonora de gravação de campo imersivo -recomenda-se fones de ouvido- o vídeo percorre toda a área antiga, começando com o Templo Mortuário de Quéfren e, em seguida, passando para as duas pirâmides principais, o cemitério, a pirâmide menor de Menkaure, e terminando na Esfinge. Há até espaço para um passeio a cavalo, embora, à medida que aumenta a velocidade, torna-se bastante cômico. Também é uma delícia ouvir os camelos ocasionais se darem a conhecer.
O único restante das Sete Maravilhas do Mundo Antigo continua a inspirar uma nova geração de arqueólogos, e este passeio a pé é o mais próximo que seu navegador pode chegar de lá. O site da ProWalk Tours no YouTube também oferece muitos outros passeios agradáveis, do antigo ao moderno. Vale a pena conferir.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário