Nós não fomos os primeiros seres vivos a chegar nesse planeta, tampouco seremos os últimos. Enquanto os seres humanos atualmente têm uma expectativa de vida de 80 anos, algumas espécies de animais conseguem facilmente superar essa marca e podem viver muito mais de 1 século inteiro.
E quem são essas criaturas? Pensando nisso, nós criamos esta lista para você saber quais são os seis animais com a vida mais longa em nosso planeta e conhecer um pouco além de cada um deles. Olha só!
6. Ouriço-do-mar-vermelho
(Fonte: Wikimedia Commons)
Os ouriços-do-mar-vermelho são vistos quase como criaturas imortais e podem viver até 200 anos sem qualquer sinal de envelhecimento. Aliás, é muito mais provável que eles sejam devorados por predadores do que de fato morrerem de velhice. Para se ter ideia da vitalidade dessas criaturas, um indivíduo com 100 anos de idade pode se reproduzir sem problemas.
5. Carpa colorida
(Fonte: Wikimedia Commons)
A expectativa média de vida de uma carpa colorida é em torno dos 40 anos, mas acredita-se que esses peixes possam viver muito mais quando colocados em condições ideais. Em particular, uma carpa chamada "Hanako" conseguiu atingir a idade de 226 anos, falecendo em 1977. A idade dela foi medida por cientistas por meio de suas escamas. As carpas coloridas são extremamente simbólicas no Japão e surgiram de uma mutação genética espontânea na região de Niigata.
4. Baleia-da-Groenlândia
(Fonte: Wikimedia Commons)
As baleias-da-Groenlândia podem viver até 200 anos, o que é um período muito maior do que qualquer outro mamífero na Terra. Determinar a idade dessas criaturas não é muito fácil, uma vez que vivem no Ártico e Subártico. Além disso, é comum que elas vivam mais do que os pesquisadores que as analisam. Por meio de exames de DNA, cientistas estimam que um espécime dessas baleias pode viver até (incríveis) 268 anos.
3. Tubarão-da-Groenlândia
(Fonte: Wikimedia Commons)
As águas do Ártico reservam algumas criaturas muito impressionantes, como é o caso do tubarão-da-Groenlândia. Com expectativa de vida entre 300 e 500 anos, esse é notoriamente o vertebrado mais velho do mundo. Essas criaturas levam a vida bem devagar, nadando a somente 1,2 km/h.
Para se ter ideia, uma fêmea dessa espécie pode alcançar a maturidade sexual com 100 ou 150 anos. Apesar de serem muito grandes, esses tubarões foram um mistério para a Ciência durante muitos anos, visto que só recentemente descobriram novos métodos para determinar a idade deles.
2. Quahog-do-mar
(Fonte: Wikimedia Commons)
Os quahogs-do-mar são moluscos comestíveis com uma vida útil impressionante. Muitos deles podem viver até 400 anos, e o mais velho já conhecido pela Ciência chegou a uma idade estimada de 507 anos, sendo descoberto na costa da Islândia em 2006.
Assim como acontece com árvores, a idade de um quahog pode ser descoberta contando o número de anéis existentes em seu casco. Além disso, as conchas são ótimas fontes de informação para os pesquisadores descobrirem mais dados sobre as mudanças que acontecem em oceanos.
1. Água-viva imortal
(Fonte: Wikimedia Commons)
As águas-vivas da espécie Turritopsis nutricula podem ser consideradas verdadeiras trapaceiras da vida. Quando alcançam uma idade avançada, essas criaturas basicamente criam uma forma de voltar a ser um bebê, sendo um processo bastante complexo!
A água-viva imortal nasce na forma de uma larva, também chamada de plânula, que fica girando pelo oceano. Elas, então, fixam-se no fundo do mar e se tornam pólipos estáticos antes de se transformarem em uma medusa nadadora. Porém, tudo fica mais interessante nesse ponto.
Toda vez que uma dessas águas-vivas sofre uma lesão ou percebe mudanças em seu hábitat, ela pode voltar ao seu estágio como pólipo e começar tudo de novo. Esse processo pode ser feito infinitamente ou até que elas sejam comidas por algum predador
Os humanos nem sempre tiveram uma expectativa muito alta e foi preciso muito avanço científico até que muitos de nós pudéssemos viver até uma média de 80 anos de idade. Entretanto, a história da humanidade está muito mais perto de ser uma exceção do que uma regra quando nos comparamos com outras espécies.
Então, quais são os animais com a vida mais curta ao redor do mundo? Pensando nisso, nós separamos essa lista com as 6 criaturas com os menores ciclos de vida em toda a natureza. Vamos aprender um pouco mais sobre eles!
6. Camundongo - 1 ano
(Fonte: Wikimedia Commons)
A expectativa média de vida de um camundongo é de apenas um ano, o que pode aumentar caso eles sejam domesticados. Entretanto, esses pequenos roedores precisam estar atentos para as constantes ameaças do dia a dia caso queiram sobreviver por mais tempo
Predadores, como o caso dos gatos, e envenenamento são algumas das causas mais comuns para que os camundongos vivam por menos tempo. Por outro lado, essas criaturas são ótimas reprodutoras e conseguem seguir a linhagem da espécie apesar da curta vida.
5. Libélula - 4 meses
(Fonte: Pixabay)
Atualmente, existem cerca de 5 mil espécies de libélulas ao redor do mundo. Mesmo assim, o tempo de vida máximo observado em um espécime foi de apenas quatro meses — e isso tudo se elas tiverem muita sorte. Em geral, esses insetos não costumam sobreviver por "tanto" tempo.
Além de serem caçados por aranhas, pássaros, lagartos e sapos, condições climáticas muito fortes também as impede de sair da forma de larva.
4. Mosca - 4 semanas
(Fonte: Pixabay)
Poucas coisas são mais irritantes dentro de um apartamento do que as moscas, mas mesmo assim elas são extremamente comuns. Por outro lado, esses pequenos insetos caseiros vivem somente um período de quatro semanas, o que as coloca em um espaço muito delicado na natureza.
Para conseguir reproduzir sua espécie, uma mosca fêmea pode colocar até 1 mil ovos durante sua vida útil.
3. Formiga-zangão - 3 semanas
(Fonte: Wikimedia Commons)
Assim como acontece nas colmeias de abelha, as formigas-zangão são os membros macho de uma colônia de formigas. São conhecidas pelo seu comportamento preguiçoso, sempre trabalhando menos do que as demais formigas na comunidade.
Interessantemente, esses machos sobrevivem por somente três semanas e costumam morrer logo após acasalarem. Apesar de não colaborarem muito para a cadeia operária, são fundamentais para a reprodução do formigueiro.
2. Gastrotríquios - 3 dias
(Fonte: Wikimedia Commons)
O filo Gastrotricha, cujos indivíduos são chamados gastrotríquios, representa uma série de microrganismos marinhos que vivem no fundo do mar. Essas minúsculas criaturas crescem até um máximo de 3 milímetros e costumam viver apenas três dias. Uma curiosidade sobre eles é que possuem corpo transparente e nadam junto com as correntes marítimas.
Os gastrotríquios costumam usar centenas de tubos adesivos na parte inferior de seus corpos para se ligar a outros corpos d'água, além de possuírem órgãos reprodutores para distinguir quais deles são machos e quais são fêmeas.
1. Efeméridas - 24 horas
(Fonte: Wikimedia Commons)
Como o nome já indica, as efeméridas são criaturas efêmeras — que vivem pouquíssimo. Esses insetos são conhecidos por ter o menor tempo de vida entre todas as espécies de animais do planeta. Na melhor das hipóteses, um espécime pode sobreviver por um dia inteiro, ou simplesmente 24 horas.
Existem cerca de 2,5 mil espécies de efeméridas no mundo e algumas delas sobrevivem apenas por algumas horas. Com uma vida tão curta, o único tempo que sobra para elas é se reproduzir. Tirando isso, passam voando perto de rios.
www.megacurioso.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário