AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Vem aí uma "Bezaranha" de cultura para todo o Algarve


 www.sulinformacao.pt


Chama-se “Bezaranha” e vai mostrar que «há ventos que vêm por bem». Este é o nome de um projeto pioneiro, na área da cultura, que reúne os 16 municípios do Algarve, a Direção Regional de Cultura e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e que vai ser apresentado esta quinta-feira, 15 de Abril.

O Algarve tem, pela primeira vez, uma rede constituída pelos 16 municípios, a Direção Regional de Cultura e demais agentes culturais da região para concretizar um projeto conjunto na área da cultura.

«Este é, aliás, o principal aspeto inovador desta programação cultural em rede que resulta de uma candidatura que a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve submeteu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) e que foi aprovada a 30 de Dezembro», diz a AMAL, em nota de imprensa.

«A programação, a ser promovida em parceria com os 16 municípios da região e a Direção Regional da Cultura, abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município, realizando também itinerâncias entre concelhos», acrescenta.

«Além disso, tem como objetivo a valorização do território, nomeadamente com a promoção de eventos ao ar livre o que, por um lado, permite adaptar os eventos às condicionantes da realidade pandémica e, por outro, programar a atividade cultural nos monumentos, em locais históricos e mesmo em locais não convencionais».

Com este projeto pretende-se, também, dinamizar o turismo cultural e captar novos públicos e visitantes para a região, como contributo para a atividade turística e combate à sazonalidade.

A atividade cultural na região baixou drasticamente por causa da Covid-19 e a AMAL procura agora, à escala intermunicipal, apoiar a dinâmica cultural na região. 

O investimento total do projeto, que é financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, é de 800 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário