AVISO
OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"
Este blogue está aberto à participação de todos.
Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.
Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.
Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.
segunda-feira, 5 de abril de 2021
LUGARES QUE ALIMENTAM A ALMA VIAJANTE
.
PUBLICAÇÃO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
1
No domínio do furioso Poseidon
“Quando você iniciar sua jornada para Ítaca, peça que a estrada seja longa, cheia de aventuras, cheia de experiências.
Não tenha medo dos Laystrygians ou dos Cyclops, ou do furioso Poseidon ... ”.
O feroz deus do mar nos primeiros versos de 'Ithaca', do poeta grego Konstantinos Kavafis (1863-1933), inspirou a obra 'Poseidon' (na foto), de Christophe Charbonnel, uma das primeiras 10 estátuas Subaquáticas Museu de Marselha (MSM;
musee-subaquatique.com
), inaugurado no dia 24 de setembro na praia francesa de Les Catalans, a 100 metros da costa e 5 metros de profundidade.
O projeto, semelhante a outros parques de esculturas subaquáticas, como
o Museu Atlântico de Lanzarote
ou o Museu Subaquático de Arte (MUSA) em Cancún, México, busca criar um recife artificial que atrai mergulhadores e aumenta a biomassa marinha.
G. RUOPPOLO WALLIS (MSM)
dois
Uma biblioteca infinita
A histórica Represa Dujiangyan, localizada entre o Monte Qingcheng, o berço do Taoísmo, e a Planície de Chengdu, no interior da
China
, articula o sistema de irrigação mais antigo do mundo: está em operação desde 256 aC.
Sua estrutura original, com uma ponta semicircular, que dividia o poderoso rio Min em canais, agora inspira as estantes da nova biblioteca Dujiangyan Zhongshuge, projetada pelo estúdio X + Living em Chengdu.
Trufadas de arcos e escadas anexas, elevam-se do piso de ladrilho preto brilhante ao teto forrado de espelhos, fazendo com que os 973 metros quadrados desse espaço surreal para os livros, aos olhos do visitante, se estendam ao infinito como uma das estruturas impossíveis do mestre MC Escher.
FENG SHAO
3
Pirâmide do Mar da Tasmânia
A distância tem um nome: Lord Howe, uma pequena ilha australiana (11 quilômetros de comprimento e 3 de largura) perdida no Mar da Tasmânia que a National Geographic incluiu em sua recente lista
'Best in the World'
com os 25 melhores destinos para 2021, em que
a cidade de Vitória também é
(o único enclave espanhol da sua aposta).
Lord Howe permaneceu desabitado até o século XVIII.
Ainda hoje, só permite que 400 turistas fiquem ao mesmo tempo, poucos a mais que seus 300 habitantes.
El objetivo es proteger su rico ecosistema, patrimonio mundial de la Unesco desde 1982, con uno de los arrecifes de coral más meridionales, 207 especies de aves (130 de ellas endémicas) y 1.600 especies de artrópodos, entre ellos el insecto palo negro, en perigo de extinção.
Na imagem, a Pirâmide de Bola, uma de suas ilhotas.
PAISAGENS LUMINOSAS DO SUL
IMAGENS GETTY
4
Na ilha da ninfa Calypso
Gavdos, um pequeno pedaço de terra ao sul de
Creta
, é a ilha mais meridional da Grécia e, como indicado em inglês na cadeira gigante da foto, o ponto mais meridional da Europa.
Seria também, segundo a tradição, a mítica Ogígia, a ilha da ninfa Calipso, que seduziu e segurou o astuto herói da Odisséia por mais de sete anos: “Retirando-se para o fundo da gruta côncava eles gostaram do tratamento, dormindo juntos ”, escreve Homer no 'canto V'.
Reza a lenda que antes de Zeus obrigar a ninfa a deixar Ulisses partir para regressar a Ítaca com a mulher, nasceram quatro filhos dessa relação carnal - latinos, nafsizos, nafsinos e afson - de quem descendiam os seus actuais habitantes (apenas 45 pessoas) .
Hoje Gavdos é um lugar tranquilo que só pode ser acessado de abril a final de agosto nas balsas que partem de Paleojóra e Jóra Sfakion,
sudoeste de Creta.
Praias virgens como Potamos ou Agios Ioannis aguardam aqui, em uma paisagem de dunas e perfumados tomilho e fios.
ALAMY
5
Teatro vermelho na cidade da seda
A China se tornou um teste para arquitetos como os do estúdio londrino SCA (Steven Chilton Architects), à frente de edifícios surpreendentes como o Wuxi Theatre, perto de
Xangai.
, que se assemelha a um bosque de bambu ou ao salão de apresentações em forma de lanterna vermelha de Wuhan.
Seu último projeto, o Grande Teatro de Guangzhou (foto), no sudeste do país, é como um lenço gigante sinuoso de seda vermelha estampado com dragões, fênix e outros motivos da mitologia oriental.
A razão é que, além de sua culinária cantonesa, a pulsante metrópole do Delta do Rio das Pérolas e a terceira maior cidade da China é famosa por suas sedas estampadas ou bordadas, uma tradição que remonta aos imperadores da Dinastia Han, por volta de 206 aC .
Nascia então a Rota da Seda, principal via de comunicação terrestre entre o Oriente e o Ocidente, enquanto Guangzhou, também conhecida como Cantão, era o principal porto de embarque de ideias e mercadorias por via marítima.
ANCIENS HUANG
6
Visão geral de uma bela cidade 'nova'
Vários municípios espanhóis criaram em 2011
a Rede Nacional das Cidades Mais Bonitas da Espanha
, uma associação que os agrupa sob a mesma marca de promoção turística.
A ideia é inspirada em projetos semelhantes que já existiam na França (Les plus beaux village) ou na Itália (I Borghi più belli).
Pertencer a este clube exclusivo não é fácil.
Entre outros requisitos, os candidatos devem ter menos de 15.000 habitantes e um patrimônio arquitetônico ou natural certificado.
También han de cumplir baremos de calidad en aspectos como “el cuidado de su patrimonio artístico y cultural, la armonía del municipio, la limpieza y conservación de las fachadas, así como el cuidado de zonas verdes, su actividad cultural o la atención a las tradiciones ", entre outros.
Em 2021, 11 novas cidades serão adicionadas à rede, que terá 104 cidades: Agulo (La Gomera), na foto, Genalguacil (Málaga), Beget (Girona), Molinaseca (León),
ALAMY
7
Stardust em Bilbao
A dimensão artística de Olafur Eliasson muitas vezes transcende os limites impostos por uma sala de museu.
Criador multidisciplinar, o trabalho do artista dinamarquês-islandês está aberto a intervenções em espaços públicos e projetos arquitetônicos.
Basta dar uma volta em torno de seu anel de arco-íris no telhado do museu ARoS em Aarhus, Dinamarca, para vivenciá-lo.
Essa aplicação prática de sua arte, que inclui lâmpadas solares para comunidades sem eletricidade ou oficinas artísticas voltadas para refugiados - foi nomeado embaixador da ONU em 2019 -, articula
a retrospectiva 'Olafur Eliasson: na vida real'
do Museu Guggenheim de Bilbao (até 11 de abril de 2021).
Cerca de trinta peças —de 1990 até o presente— que desafiam a percepção do espectador.
Por exemplo, com a 'Stardust Particle' (na foto), feita com cristais e figuras poliédricas aparentemente simples, mas cuja projeção por meio de um raio de luz natural cria um jogo de formas, cores e reflexos que mostram a verdadeira complexidade de sua composição.
ERIKA EDE
8
Oásis de cor no Golfo Pérsico
Não é por acaso que a ilha iraniana de Ormuz, um terreno desértico de 42 quilômetros quadrados no estreito do Golfo Pérsico ao qual dá seu nome, foi escolhida pelo estúdio de arquitetura ZAV, com sede em Teerã, para iluminar seu novo projeto. .
É um retiro de férias de 200 edifícios abobadados que se inspiram nos vermelhos, verdes e amarelos das montanhas argilosas que dominam a paisagem acidentada desta ilha, pouco tocada pelo turismo.
“Em Ormuz não se pode renunciar à cor, até as praias de areia avermelhada mancham o mar.
É o meio de expressão de seus habitantes, seja nas roupas, dentro de suas casas ou mesmo na alimentação ”, garante o estudo.
O complexo, que também abriga espaços culturais, restaurantes e lojas, foi construído com a técnica do superadobe,
T. MONZAVI
9
Marte colombiano
Apesar de sua aparência árida - uma paisagem de ravinas ocre e cinza pontilhada de cactos - o deserto colombiano de Tatacoa (em homenagem a uma cobra frequente na área) nada mais é do que uma floresta tropical seca que no período terciário abrigava um pomar de árvores e flores.
Além disso, é um dos melhores lugares do mundo para ver as estrelas.
DANIEL BUITRAGO CH.
IMAGENS GETTY
10
Pedalando pelos lagos da Bélgica
'Pedalando pela Água'
(pedalando na água) é uma ciclovia com mais de 200 metros de comprimento que atravessa uma das lagoas da região dos lagos de De Wijers, na Bélgica, e não acima da superfície da água, mas ao longo de um caminho submerso na água, pelas laterais dos quais estão ao nível dos olhos.
Inaugurado em 2016 perto da cidade de Bokrijk, cerca de 100 quilômetros a nordeste de Bruxelas, o percurso é uma das primeiras experiências de bicicleta lançadas na província belga de Limburg para promover seus espaços naturais.
Um projeto que inclui também o 'Ciclismo pelas Árvores', uma viagem por dois anéis sobrepostos com um diâmetro de 100 metros, camuflados entre as árvores da floresta da Bósnia.
A caminhada totaliza 700 metros e chega a 10 metros de altura.
LUC DAELEMANS
onze
Ar fresco na Virgínia
Nestes tempos difíceis de uma pandemia, os Estados Unidos encontram alívio e alegria em projetos como
o novo Parque Nacional New River Gorge.
.
Localizada a sudeste da Virgínia Ocidental, também foi declarada reserva nacional, um duplo reconhecimento que até agora apenas o Alasca tinha.
O local já era conhecido desde a década de 1990 pelos amantes dos esportes de aventura, que possuem 85 quilômetros de corredeiras para rafting e trechos de extrema dificuldade como o chamado Lower New. O parque também é freqüentado por escaladores, atraídos por seus paredões de arenito, ou praticar o BASE jumping - abrir um paraquedas após alguns segundos de queda livre - da vertiginosa e icônica ponte de ferro que atravessa o vale.
Também foram montados 206 quilômetros de percursos para caminhantes e ciclistas.
Na imagem, o famoso moinho do Parque Estadual Babcock, dentro do novo parque nacional.
DENNIS GOVONI
GETTY
12
Ondas de neve sobre o vazio
Na cultura chinesa, um ruyi - uma espécie de cetro cerimonial - simboliza poder e boa fortuna, uma vez que foi adotado como um emblema imperial na época da dinastia Qing (séculos 17 a 20).
E parece inspirar a forma desta ponte com mais de 140 metros de altura na área cênica de Shenxianju (foto após uma nevasca em 15 de dezembro).
Uma área que exibe uma paisagem exuberante inserida entre vales estreitos e profundos delimitados por penhascos de rocha verticais na província de Zhejiang (
en.tourzj.com
), no sudeste do país, perto da costa do Mar da China Oriental.
Inaugurada em setembro passado, a ponte, com cerca de 100 metros de extensão, é composta por três passadiços ondulantes interligados e com vários trechos de piso de vidro transparente.
Seu projeto é atribuído a He Yunchang, especialista em estruturas de aço que também participou da construção do Estádio Olímpico de Pequim, popularmente conhecido como Ninho de Pássaro.
W. HUABIN
IMAGENS GETTY
13
Nadando com gigantes
Devido ao seu isolamento, a mais de 500 quilômetros da costa do Pacífico da
Costa Rica
, a desabitada Isla del Coco em um desses tesouros da biodiversidade pura que ainda são conservados em nosso planeta.
Uma espécie de laboratório natural devido ao número de espécies (algumas delas endêmicas) que guarda em seus menos de 25 quilômetros quadrados.
O alto valor ecológico deste enclave costarriquenho se deve principalmente aos seus ecossistemas subaquáticos, onde nadam mais de 200 tipos de peixes e são considerados um dos melhores lugares do mundo para mergulhar entre tubarões-martelo, tubarões-baleia (na imagem) ou bico. tubarões de recife branco - as excursões geralmente começam na cidade de Puntarenas.
Portanto, as águas que circundam este ilhéu solitário receberão as primeiras apresentações do projeto Fondo Azul por Siempre,
GETTY IMAGES
14
Nova York revive um ícone
No início do século 20, quando foi inaugurada,
a
Estação Pensilvânia de
Nova York
Foi considerada uma obra-prima da arquitetura Beaux Arts.
A majestade de seu mármore rosado a tornou um ícone da cidade durante os mais de 50 anos em que esteve em operação.
O declínio da ferrovia levou à sua demolição em 1963 para dar lugar ao Madison Square Garden e a uma estação de metrô muito mais modesta.
Meio século depois, e em face do crescente fluxo de passageiros (meio milhão de pessoas passam por ele diariamente), este intercâmbio de metrô e trens intermunicipais foi reformado com o objetivo de “evocar a grandeza da Penn Station original” , explicou o estúdio SOM, responsável pelo projeto.
Situado no coração de Manhattan, o Moynihan Train Hall, inaugurado a partir de 1º de janeiro, recupera o espaço que a antiga estação ocupava, o James A. Farley Post Office Building: 45.
MILO HESS
ALAMY
quinze
Novo ar para o antigo campo de aviação
O Xuhui Runway Park em Xangai converteu a última pista (operacional até 2011) do histórico Aeroporto de Longhua - o único campo de aviação civil da cidade até 1949 - em um jardim linear de quase dois quilômetros de extensão que o convida a se isolar do ritmo frenético do Megalópole chinesa.
Concluído em abril de 2020, este premiado projeto de revitalização urbana pela empresa internacional de arquitetura e design Sasaki traça nas margens do Rio Huangpu uma conexão entre seu passado recente - mantendo partes do pavimento original da pista, incluindo as marcas de direção de aeronaves - e o futuro da sustentabilidade ambiental ao qual a cidade aspira.
Além de ciclovias e pedestres, o parque conta com bosque para observação de pássaros, jardim-auditório,
uma fonte interativa para crianças ou vários habitats de vida selvagem (com plantas nativas do Delta do Rio Yangtze), incluindo uma área úmida.
No total, abriga 82 espécies de plantas e 2.227 árvores que sombreiam mais de 68% da extensão desse extenso espaço verde para recreação urbana.
FOTOGRAFIA DE SERRA
16
Tenerife, herança das baleias
O arquipélago das Canárias foi o pioneiro na avistagem de cetáceos em Espanha e também o primeiro a regular a actividade.
O melhor lugar para vê-los é La Traviesa, o canal que separa as ilhas de Tenerife e La Gomera.
Essa estreita faixa, com abundante vida marinha e áreas que chegam a 2.000 metros de profundidade, é o habitat escolhido por uma colônia de cerca de 250 baleias-piloto como residência permanente.
Como cachalotes, baleias assassinas e golfinhos, as baleias-piloto são cetáceos dentados que caçam peixes, lulas e outros cefalópodes à noite, descendo a alturas de até 1.000 metros, e passam o dia em família perto da superfície, onde é fácil vê-los.
Março passado,
M. VEIGA
ALAMY
17
O salto do jovem Maasai
Membros da tribo Maasai do
Quênia
realizar um ritual de salto tradicional durante uma das três cerimônias de passagem da idade (Enkipaata, Eunoto e Olng'esherr) que os jovens (morans) devem realizar em sua transição para a idade adulta, perto da cidade de Lemek, dentro da Reserva Nacional Masai Mara , em 27 de fevereiro.
Embora o país africano tenha reaberto suas fronteiras em agosto de 2020, muitas comunidades locais que dependem da receita do turismo continuam a sofrer com o fluxo reduzido de viajantes estrangeiros (teste PCR negativo para entrar e, no caso de alguns países, como a Espanha, Quarentena de 14 dias na chegada).
Essa escassez também afeta a própria conservação dos espaços naturais que habitam.
Em torno do Maasai Mara, mais de 100.000 pessoas se beneficiam como inquilinos,
T. KARUMBA
IMAGENS GETTY
18
Jogo de cores no Brooklyn
'Reflect' é uma nova instalação de arte no Domino Park, um parque público de cinco hectares que segue o curso do East River no bairro de Williamsburg em Brooklyn,
Nova York
.
Criada pela artista americana Jen Lewin, a obra consiste em três anéis concêntricos com plataformas feitas de luzes interativas que respondem aos passos dos visitantes, liberando flashes de luz que criam uma composição em constante mudança.
"A instalação vai encorajar os nova-iorquinos a fazer uma pausa para um momento de reflexão e descoberta e vai inspirar a conexão enquanto a cidade entra em uma nova era de esperança e recuperação", explicam eles do parque (
dominopark.com
)
Aberta das 8h00 às 22h00 (até 15 de abril), durante o dia sua superfície reflete o céu e os arredores, e à noite, a escultura ganha vida enquanto os espectadores se movem através de seus painéis criando um espetáculo multicolorido com o horizonte de Manhattan do outro lado do rio.
Uma forma de se divertir no Brooklyn ao ar livre e respeitando distâncias seguras.
A. ROSENFELD
IMAGENS GETTY
19
Plante o paraíso na Cornualha
Quando foi inaugurado em 17 de maio de 2001, 'The Times' elevou-o como "a oitava maravilha do mundo."
Duas décadas depois, em 17 de maio, o Projeto Éden, a maior estufa do planeta ocupando 50 hectares de uma antiga pedreira de caulim no condado inglês de Cornwall (
edenproject.com
), será reaberto ao público após ficar fechado por meses devido à pandemia.
Seus dois domos geodésicos colossais abrigam uma rica variedade de flora mediterrânea e a maior floresta tropical coberta do globo.
Este micromundo vegetal é o lar de mais de dois milhões de plantas e, para muitos, pode acabar sendo seu último refúgio.
É também um parque temático lucrativo com um teatro, um café e uma loja de souvenirs.
E, até a chegada do covid, o festival de música Eden Sessions acontecia todos os verões, com um afluxo maciço.
Uma ideia de show que agora é contestada por seu criador, o empresário dinamarquês Tim Smit, apelando para a crescente consciência ecológica da sociedade: "Queremos que o Eden seja a melhor sala de aula do planeta."
T. WATSON
ALAMY
vinte
Castelo magma
Até sua publicação na revista de bordo Wow Air em 2017, poucos turistas sabiam da existência do cânion Studlagil no leste da
Islândia
e suas imponentes colunas de basalto de 30 metros de altura.
Por milênios, eles permaneceram escondidos sob a água.
A construção da usina hidrelétrica Kárahnjúkar em 2006 os expôs ao desviar parte do curso do rio Jökla glacial, que desce do planalto até o Vale Jökuldalur, reduzindo seu fluxo e a altura de seu canal.
A outrora poderosa torrente que esculpiu o cânion agora flui plácida e azul entre paredes de rocha magmática.
Graças ao seu difícil acesso, por um caminho íngreme e escorregadio, continua a ser uma das maravilhas escondidas do país nórdico.
IMAGENS GETTY
vinte e um
O grande repositório de arte
Rotterdam
tem um novo marco arquitetônico:
Art Depot
.
Projetado pelo estúdio MVRDV, será o primeiro centro de arte do mundo capaz de expor ao público todos os objetos (151.000) que compõem o acervo de um grande museu: o Boijmans Van Beuningen, o mais importante da cidade.
A transferência das obras já foi iniciada e a sua inauguração está prevista para o próximo outono.
ROBIN UTRECHT
IMAGENS GETTY
22
Noite entre elefantes
Os hotéis Bubble não servem apenas para passar a noite sob as estrelas.
Isso é demonstrado pelo
Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort
, uma acomodação em Chiang Rai, no meio da selva do norte da
Tailândia,
com vista para Mianmar e Laos.
Seus quartos bolha, projetados pela empresa espanhola Eye in The Sky, oferecem uma experiência atraente de imersão para ver os elefantes em seu habitat.
Claro que neste momento são apenas dois, pelo que reservá-los não é fácil (a partir de 380 euros para duas pessoas).
Além do luxo, aqui também aguarda seu acampamento de elefantes resgatados das ruas do país.
2,3
8.000 passos depois
Quem sobe o complexo budista do Monte Fanjing, na província chinesa de Guizhou, e completa a escadaria que leva ao seu Cume Dourado das Nuvens Vermelhas (2.336 metros), aprecia a vista circular de um ambiente natural declarado patrimônio mundial pela quantidade de endemismos e espécies raras que ela valoriza.
BARCROFT MEDIA
IMAGENS DE GETTY
24
Doce distópico
Uma sobremesa cremosa de dez metros de altura à beira do colapso, com uma mosca, glacê e drone, sobe até a primavera de 2022 na Trafalgar Square de Londres.
25
Zaha Hadid em cubos
O ME Dubai, inaugurado na primavera de 2020 no distrito de Burj Khalifa, é o primeiro hotel do mundo projetado inteiramente pelo estúdio Zaha Hadid.
Tanto o edifício Opus (um impressionante cubo de vidro com um orifício ondulado no centro) e o design interior do saguão e dos quartos são obra de Hadid e sua equipe.
Eles começaram em 2007, quando o famoso arquiteto ainda estava vivo.
O hotel também brilha pelos seus impulsos sustentáveis: cada hóspede recebe uma garrafa de aço inox e tem bebedouros espalhados por todo o edifício, e retirou os bufês para reduzir o desperdício de alimentos.
LAURIAN GHINITOIU
elviajero.elpais.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário