AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

IMAGENS VÍDEO DE PESCADORES TENTANDO ESCAPAR COM VIDA DE TSUNAMI CAUSADO POR DESABAMENTO DE UMA MONTANHA NA GRONELÂNDIA EM 2017


 


O tsunami ocorreu em 17 de junho de 2017, mas só recentemente o vídeo foi publicado no Youtube. Naquele dia, um gigantesco deslizamento de terras ocorreu na encosta sul da península Umiammakku Nunaat, na Groenlândia. Vários milhões de metros cúbicos de rochas e sedimentos de encostas caíram cerca de 1 km no fiorde de Kangilleq, desencadeando um tsunami que se moveu para o oeste no complexo do fiorde de Karrat. A onda do tsunami, que inicialmente tinha mais de 90 metros de altura, atingiu a pequena aldeia Nuugaatsiaq com uma altura de cerca de dez metros.


Pescadores correm por suas vidas para escapr de tsunami

A onda catastrófica levou apenas sete minutos para cobrir os 32 quilómetros de distância até Nuugaatsiaq, o que significa que atingiu uma velocidade média de 275 km/h. O vídeo mostra o momento chocante quando alguns pescadores se surpreendem com a incrível força da onda. Felizmente, os três conseguiram escapar bem a tempo.


vídeo

O tsunami arrastou quatro pessoas para o mar, que desde então foram consideradas mortas. Além disso, sete pessoas ficaram levemente feridas e duas pessoas ficaram gravemente feridas pelo desastre natural catastrófico. Onze casas desabaram. Helicópteros de resgate evacuaram a área levando os 200 residentes locais para a capital do distrito de Uummannaq.


vídeo

Em 2018, uma empresa suíça observou a situação e descobriu que a montanha escorregava cerca de 1 cm todos os dias e era de se esperar outro deslizamento a qualquer momento. Razão pela qual a ideia de reassentamento foi abandonada. Pouco tempo depois, especialistas anunciaram que ainda havia perigo vindo da encosta da montanha, obrigando por fim o abandono total de Nuugaatsiaq.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário