Se fossemos enviados 600 anos atrás no tempo, com a tarefa de construir a maior cúpula do mundo, como a maioria de nós se sairia? A maioria de nós, é claro, não é formado em arquitectura ou engenharia mas Filippo Brunelleschi também não. Conhecido na época como ourives, Brunelleschi acabou ganhando a encomenda para construir uma cúpula colossal no topo da Cattedrale di Santa Maria del Fiore de Florença, que já estava em construção há mais de um século e ninguém sabia ao certo o que fazer. |
O ano era 1418, o alvorecer do Renascimento italiano, mas uma ruptura com os estilos de construção medievais já havia sido feita, principalmente na rejeição do tipo de arcobotantes que sustentavam os tetos de pedra das catedrais anteriores. Brunelleschi teve, portanto, não apenas de construir uma grande cúpula sem precedentes, de acordo com um projeto elaborado 122 anos antes, mas também apresentar a tecnologia necessária para isso.
Ele então inventou uma talha movida a boi que levava as pedras tremendamente pesadas até o nível da construção. Percebendo que o mármore do projeto estava sendo danificado ao ser descarregado dos barcos, ele também inventou um barco que poderia ser usado em terra para transportar os grandes blocos de mármore até a catedral.
Esses e outros novos dispositivos foram empregados a serviço de uma estrutura engenhosa usando não apenas uma cúpula, mas duas, a menor interna reforçada com aros de pedra e correntes. Construída em tijolo -a fórmula do concreto usada no Panteão se perdeu, como tantos conhecimentos da Roma Antiga- a cúpula levou dezesseis anos no total para ficar pronta, o que constituiu a etapa final da construção de várias gerações da Cattedrale di Santa Maria del Fiore
VÍDEO
. .
VÍDEO
A obra-prima de Brunelleschi, ainda a maior cúpula de alvenaria do mundo, ainda não revelou todos os seus segredos. Ainda há algum mistério sobre como todos os componentes da cúpula se conectam, devido à vigilância de Brunelleschi em ocultar a natureza de suas técnicas ao longo do projeto. Mas você pode ver algumas das teorias atuais visualizadas -e, com um sotaque italiano descaradamente falso, ouvi-las explicadas- no vídeo da Nat Geo que dá contexto a este post.
Seja como for, Brunelleschi garantiu que todas as partes de sua estrutura se encaixassem perfeitamente e que ela se sustentaria seis séculos depois, quando podemos olhar para ela e ver não apenas uma igreja impressionante, mas o próprio início do Renascimento.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário