Sentar ou ficar de pé diante da mesa de um escritor estimado pode nos fazer sentir mais próximos de seu processo. As mesas de Virginia Woolf -tábuas de compensado que ela segurava no colo e mesas inclinadas em pé-, por exemplo, mostram uma espécie de rigor austero em sua postura. Ao longo de sua vida como escritora, ela prestou atenção ao ato físico de escrever, assim como também prestou atenção ao ato criativo de andar. A nudez de seus implementos nos diz muito sobre ela como artista, mas nada nos diz sobre o estado da tecnologia de escrivaninha disponível em seu tempo. |
A modernista do século 20 Virginia a simplicidade rústica do século 16 da Casa de Monk, no vilarejo de Rodmell, East Sussex, Inglaterra. Se ela fosse uma aristocrata do século 18 e seguidora da moda, ela poderia ter se valido de uma mesa projetada pelos Roentgens, os principais marceneiros do ancien régime, segundo observou o The Met.
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- "De cerca de 1742 até seu fecho no início de 1800, os designs inovadores dos Roentgens foram combinados com intrigantes dispositivos mecãnicos para revolucionar os tipos de móveis tradicionais franceses e ingleses."
A oficina alemã foi fundada por Abraham Roentgen e continuada por seu filho David, cujas criações Goethe chamou de "palácios do país das fadas" e que conquistou o primeiro lugar em um concurso de fabricação de móveis com seu trabalho:
- "Uma escrivaninha com armário, decorada com figuras de chinoiserie em soberba marchetaria e apresentando um relógio com carrilhão e um clavicórdio oculto."
As escrivaninhas Roentgen eram tão funcionais quanto lindas. Mas elas não eram feitas para qualquer bolso. Os Roentgens formaram o Gabinete do Secretário de Berlim, por exemplo -que você pode ver demonstrada no primeiro vídeo deste artigo-, para o rei Frederico Guilherme II da Prússia.
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Outras escrivaninhas Roentgen podem ter sido um pouco menos ostensivas externamente, mas seu funcionamento interno era igualmente engenhoso, como você pode ver na escrivaninha com tampo corrediço mais acima e na escrivaninha mecânica abaixo.
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Cada uma dessas criações magníficas apresenta gavetas e compartimentos ocultos, um pilar do design de mesa de luxo ao longo dos anos 1700, como o vídeo do Rijksmuseum abaixo demonstra. Chamado de "móveis Neuwied", esse estilo estava na moda e qualquer pessoa, incluindo, é claro, Maria Antonieta, fazia com que os Roentgens ou seus concorrentes fizessem gabinetes, escrivaninhas e penteadeiras elaboradas que ocultavam mecanismos internos complexos, como relógios de madeira.
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De facto, as invenções perfeitamente executadas de Roentgen se tornaram um símbolo de status para interiores principescos em toda a Alemanha e Europa Central. Se suas escrivaninhas meticulosamente projetadas realmente resolveram o problema da desordem de escritório ou melhoraram fisicamente a experiência de escrever de alguma forma, no entanto, parece discutível na melhor das hipóteses.
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