Chopine italiana, c. 1590-1600
Para as mulheres, os sapatos nesse período eram praticamente invisíveis, ficavam totalmente cobertos pela saia do vestido, só depois os vestidos ficariam mais curtos e seria possível ver os sapatos nas fotos.
Oficina de calçados, século 16,
Negocio de un zapatero en siglo XVI-Histoire de la chaussure depuis l'antiquité Paul Lacroix y Alphonse Duchesne
================ sapatos do século 15-16 === ==========================
Souliér.
1450-1550 (feito)
Este sapato de aparência incrivelmente moderna teria cabido em uma criança de um ano no final do século 15 ou início do século 16
http://media.vam.ac.uk/media/thira/collection_images/2009CC/2009CC5642_jpg_l.jpg
http://collections.vam.ac.uk/item/O107715/shoe/#
Sapato de Henry VIII; chinelo de rajá indiano; O chinelo de Edward IV.
Mule d'Honoré 1er, Pape; Mule de Martin 1er, Pape et martir; Mule de Sylvestre 1er,
o sapato de Pape Queen Anne; Mesma época, com padrão móvel; O sapato de Pio IX; Sapato de pontas duplas da Índia Oriental.
Soulier de Catherine de Médicis.
Soulier de femme (XVIe siècle); Soulier de femme (époque Henri III)
Autre botte a entonnoir d'un seigneur; Soulier a patin d'une femme de qualitè.
Pattens do século 17 , sapato e sandálias.
----------------------- Сhopines --------- ----------------- -
=============================================== ======== ==========
"plataformas" para proteção contra água e sujeira
Garota da classe dos artesãos, Génova, século 16.
Uma garota da classe média (burguesa).
Cortesã veneziana.
Matrone Vénitienne (Pietro Bertelli) XVIe siècle; Courtisane Vénitienne (Pietro Bertelli) XVIe siècle.
----------------------------
====================== ================== ==========
Este tipo de sapatos sem costas são chamados de chopines, mas na Inglaterra são às vezes chamados de pantobles ou mulas.
Mulheres na Síria e na Turquia usavam kabkabs nas casas de banho para evitar o piso quente e as fossas de sujeira humana.
kabkabs; assim chamados pelo som que fazem enquanto caminham
Eles são freqüentemente chamados de calçados das cortesãs venezianas, mas não é bem assim - eles eram usados em muitos países, Elizabeth I tinha esses sapatos.
Chopine italiana, c. 1590-1600, emprestado pelo Museo Stefano Bardini, Florença, Itália.
Museu Weissenfels Alemanha
Museo_Stibbert_Florence
Museu de Belas Artes Boston
Solsona Museo Diocesano
------------------ Veneza --------------- -------
Two Venetian Ladies de Vittore Carpacci
Existem sapatos plataforma à esquerda e parece que estão na senhora ao fundo.
Cartão postal da cortina - Cortesã e Cupido Cego:
Cortesã e Cupido Cego, ca. 1588
Pietro Bertelli (italiano, paduan, ativo final do século 16 - início do século 17)
Gravura e gravura
Museu Metropolitano de Arte
http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/55.503.30
chopines 1600
Veneza (cidade ) (feito)
Estes chopines são de pinho. A madeira é coberta com couro, os enfeites de seda figurados. Outros semelhantes tinham mais de 50 cm de altura.
----------------------------------
Museu de Belas Artes de Boston
-------------------- Coberto de pano --------- - -------
========================================== == = ===================
------------------------------------
Este par é uma versão mais modesta dos chopines impossivelmente altos que eram moda em Veneza no século XVI. Eles são feitos de cortiça e revestidos com seda damasco da moda. Talvez isso tenha sido adicionado um pouco mais tarde. Eles têm uma longa fita ao redor do tornozelo.
Similares, revestidos de pele, com o dedo do pé aberto, estavam em Elizabeth I.
Eles são feitos de cortiça coberta com um elegante damasco de seda do século XVII. Isso foi possivelmente adicionado em uma data um pouco posterior. Eles têm uma longa fita que amarra a panturrilha e o tornozelo do usuário.
Elizabeth I mandou fazer pares de pantufas de couro que eram abertas na ponta dos pés, como os exemplos que você vê aqui.
Estes chopines são feitos de madeira, forrados a veludo e enfeitados com fita de seda e renda dourada. Superior com orifícios entrelaçados. Isso significa que o bordado dourado foi adicionado um pouco mais tarde. No entanto, a renda foi feita na mesma época, no final dos anos 1500 ou início dos anos 1600.
Este delicado e elegante par de chopines é feito de madeira coberta com veludo de seda e enfeitado com fita de seda e renda dourada. A parte superior é dividida com orifícios para laços. Isso sugere que a renda dourada que cobre essa área pode ter sido adicionada um pouco mais tarde. No entanto, a renda foi feita mais ou menos na mesma época que os sapatos, no final dos anos 1500 ou início dos anos 1600.
ca. 1580-1620 (feitos)
chopines da Itália datados de 1580-1620.
Dois baixos costeletas: Esquerda: Costeleta de veludo vermelho vinho enfeitada com trança metálica dourada (1580-1600). À direita: Costeleta de veludo dourado (1600).
Chopines, ca. 1600
Veneza
Couro, seda e madeira
Bata_Shoe_Museum_Toronto
Museu de Belas Artes Boston
Bally Shoe Museum Schonenwerd Suíça
Museo Stibbert Florença
Museo Bardini Florença
Ashmolean Museum Londres
/ Museo_Bardini_Florence
Bata Shoe Museum Toronto
Museum Weissenfels Alemanha
============ = ============================
------------------------- -
Chopine continua a ser usado no século 18; ambos tradicionais, semelhantes ao italiano, e em um suporte de metal:
Chopine sueco do século 17
---- século 18:
Chopine, possivelmente 1740, veneziano, veludo de corte de seda com acabamento em renda de metal dourado e forro de linho, fita de cetim de seda, acabamento em tecido metálico, pregos de metal, madeira e couro, Museu de Belas Artes, Boston. Coleção Elizabeth Day McCormick, Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston.
============================================== =====
============================================= ======
Os sapatos com anéis de metal são conhecidos desde o século 15-16, mesmo desde a época de Roma. Aqui estão cópias posteriores, mas também bastante antigas, do Victoria and Albert Museum:
Este par particular é do tipo posterior com uma sola de madeira montada acima de um anel de metal, a coisa toda usada sobre um par de sapatos e mantendo os pés do usuário em um polegadas acima do solo: este par de pattens provavelmente data de 1780-1810, mas a primeira menção impressa desse tipo com o anel de metal embaixo é em 1575.
Eles eram amarrados com fitas ou tranças.
1720s-1730s (feito)
Pattens eram usados para levantar o sapato da sujeira e da umidade.
Esses pattens, no entanto, têm dedos apontados para caber em sapatos femininos da moda e uma depressão na parte de trás onde um pequeno salto poderia ficar. O sapato teria sido preso ao patten por meio de travas com fitas. Tudo isso, e o fato de as travas serem revestidas de veludo, sugere que os padrões foram usados por alguém de considerável riqueza.
=================== China, Japão, Coreia, Índia ========= = ==========
sapato bordado da coleção de Beverley Jackson.
Sapato,
chineses do século XIX (povos manchus)
Seda, linho, madeira, couro
-------------------
Paduka indiana do século XVIII. Parece impossível andar
neles: Namakshin coreano do século 19:
sapatos do período Edo no Japão:
sapatos de taiyu - senhora japonesa yujo que vende o corpo.
============================================
Bónus: meias egípcias antigas, elas têm quase 1700 anos
Par de meias. Fabricado em 300-499 DC, foram escavados no Egito no final do século XIX. Eles têm um dedo do pé dividido e são projetados para serem usados com sandálias.
http://collections.vam.ac.uk/item/O107787/pair-of-socks/
Negocio de un zapatero en siglo XVI-Histoire de la chaussure depuis l'antiquité Paul Lacroix y Alphonse Duchesne
================ sapatos do século 15-16 === ==========================
Souliér.
1450-1550 (feito)
Este sapato de aparência incrivelmente moderna teria cabido em uma criança de um ano no final do século 15 ou início do século 16
http://media.vam.ac.uk/media/thira/collection_images/2009CC/2009CC5642_jpg_l.jpg
http://collections.vam.ac.uk/item/O107715/shoe/#
Sapato de Henry VIII; chinelo de rajá indiano; O chinelo de Edward IV.
Mule d'Honoré 1er, Pape; Mule de Martin 1er, Pape et martir; Mule de Sylvestre 1er,
o sapato de Pape Queen Anne; Mesma época, com padrão móvel; O sapato de Pio IX; Sapato de pontas duplas da Índia Oriental.
Soulier de Catherine de Médicis.
Soulier de femme (XVIe siècle); Soulier de femme (époque Henri III)
Autre botte a entonnoir d'un seigneur; Soulier a patin d'une femme de qualitè.
Pattens do século 17 , sapato e sandálias.
----------------------- Сhopines ---------
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"plataformas" para proteção contra água e sujeira
Garota da classe dos artesãos, Génova, século 16.
Uma garota da classe média (burguesa).
Cortesã veneziana.
Matrone Vénitienne (Pietro Bertelli) XVIe siècle; Courtisane Vénitienne (Pietro Bertelli) XVIe siècle.
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Este tipo de sapatos sem costas são chamados de chopines, mas na Inglaterra são às vezes chamados de pantobles ou mulas.
Mulheres na Síria e na Turquia usavam kabkabs nas casas de banho para evitar o piso quente e as fossas de sujeira humana.
kabkabs; assim chamados pelo som que fazem enquanto caminham
Eles são freqüentemente chamados de calçados das cortesãs venezianas, mas não é bem assim - eles eram usados em muitos países, Elizabeth I tinha esses sapatos.
Chopine italiana, c. 1590-1600, emprestado pelo Museo Stefano Bardini, Florença, Itália.
Museu Weissenfels Alemanha
Museo_Stibbert_Florence
Museu de Belas Artes Boston
Solsona Museo Diocesano
------------------ Veneza ---------------
Two Venetian Ladies de Vittore Carpacci
Existem sapatos plataforma à esquerda e parece que estão na senhora ao fundo.
Cartão postal da cortina - Cortesã e Cupido Cego:
Cortesã e Cupido Cego, ca. 1588
Pietro Bertelli (italiano, paduan, ativo final do século 16 - início do século 17)
Gravura e gravura
Museu Metropolitano de Arte
http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/55.503.30
chopines 1600
Veneza (cidade ) (feito)
Estes chopines são de pinho. A madeira é coberta com couro, os enfeites de seda figurados. Outros semelhantes tinham mais de 50 cm de altura.
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Museu de Belas Artes de Boston
-------------------- Coberto de pano --------- - -------
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Este par é uma versão mais modesta dos chopines impossivelmente altos que eram moda em Veneza no século XVI. Eles são feitos de cortiça e revestidos com seda damasco da moda. Talvez isso tenha sido adicionado um pouco mais tarde. Eles têm uma longa fita ao redor do tornozelo.
Similares, revestidos de pele, com o dedo do pé aberto, estavam em Elizabeth I.
Eles são feitos de cortiça coberta com um elegante damasco de seda do século XVII. Isso foi possivelmente adicionado em uma data um pouco posterior. Eles têm uma longa fita que amarra a panturrilha e o tornozelo do usuário.
Elizabeth I mandou fazer pares de pantufas de couro que eram abertas na ponta dos pés, como os exemplos que você vê aqui.
Estes chopines são feitos de madeira, forrados a veludo e enfeitados com fita de seda e renda dourada. Superior com orifícios entrelaçados. Isso significa que o bordado dourado foi adicionado um pouco mais tarde. No entanto, a renda foi feita na mesma época, no final dos anos 1500 ou início dos anos 1600.
Este delicado e elegante par de chopines é feito de madeira coberta com veludo de seda e enfeitado com fita de seda e renda dourada. A parte superior é dividida com orifícios para laços. Isso sugere que a renda dourada que cobre essa área pode ter sido adicionada um pouco mais tarde. No entanto, a renda foi feita mais ou menos na mesma época que os sapatos, no final dos anos 1500 ou início dos anos 1600.
ca. 1580-1620 (feitos)
chopines da Itália datados de 1580-1620.
Dois baixos costeletas: Esquerda: Costeleta de veludo vermelho vinho enfeitada com trança metálica dourada (1580-1600). À direita: Costeleta de veludo dourado (1600).
Chopines, ca. 1600
Veneza
Couro, seda e madeira
Bata_Shoe_Museum_Toronto
Museu de Belas Artes Boston
Bally Shoe Museum Schonenwerd Suíça
Museo Stibbert Florença
Museo Bardini Florença
Ashmolean Museum Londres
/ Museo_Bardini_Florence
Bata Shoe Museum Toronto
Museum Weissenfels Alemanha
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Chopine continua a ser usado no século 18; ambos tradicionais, semelhantes ao italiano, e em um suporte de metal:
Chopine sueco do século 17
---- século 18:
Chopine, possivelmente 1740, veneziano, veludo de corte de seda com acabamento em renda de metal dourado e forro de linho, fita de cetim de seda, acabamento em tecido metálico, pregos de metal, madeira e couro, Museu de Belas Artes, Boston. Coleção Elizabeth Day McCormick, Fotografia © Museum of Fine Arts, Boston.
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Os sapatos com anéis de metal são conhecidos desde o século 15-16, mesmo desde a época de Roma. Aqui estão cópias posteriores, mas também bastante antigas, do Victoria and Albert Museum:
Este par particular é do tipo posterior com uma sola de madeira montada acima de um anel de metal, a coisa toda usada sobre um par de sapatos e mantendo os pés do usuário em um polegadas acima do solo: este par de pattens provavelmente data de 1780-1810, mas a primeira menção impressa desse tipo com o anel de metal embaixo é em 1575.
Eles eram amarrados com fitas ou tranças.
1720s-1730s (feito)
Pattens eram usados para levantar o sapato da sujeira e da umidade.
Esses pattens, no entanto, têm dedos apontados para caber em sapatos femininos da moda e uma depressão na parte de trás onde um pequeno salto poderia ficar. O sapato teria sido preso ao patten por meio de travas com fitas. Tudo isso, e o fato de as travas serem revestidas de veludo, sugere que os padrões foram usados por alguém de considerável riqueza.
=================== China, Japão, Coreia,
sapato bordado da coleção de Beverley Jackson.
Sapato,
chineses do século XIX (povos manchus)
Seda, linho, madeira, couro
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Paduka indiana do século XVIII. Parece impossível andar
neles: Namakshin coreano do século 19:
sapatos do período Edo no Japão:
sapatos de taiyu - senhora japonesa yujo que vende o corpo.
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Bónus: meias egípcias antigas, elas têm quase 1700 anos
Par de meias. Fabricado em 300-499 DC, foram escavados no Egito no final do século XIX. Eles têm um dedo do pé dividido e são projetados para serem usados com sandálias.
http://collections.vam.ac.uk/item/O107787/pair-of-socks/
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