AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 8 de agosto de 2021

Serigne Mbayé: "Nem no Senegal me sentem quando vou" - Ele pegou um barco sem contar à sua família, ele sobreviveu como um mantero e cuidando dos idosos. Ele é espanhol e deputado na Assembleia de Madrid pelo United We Can


 elpais.com 

ATENÇÃO A TRADUÇÃO DO ESPANHOL PARA O PORTUGUÊS É DO MOTOR GOOGLE



Ele estava pescando no Senegal quando descobriu que as áreas de pesca estavam esgotadas e, portanto, o futuro foi interrompido. Serigne Mbayé (Kayar, Senegal, 46 anos) pegou um barco sem avisar sua família, ele chegou em segurança. Na Espanha, ele sobreviveu como um mantero, cuidando dos idosos, como assistente administrativo. Ele alcançou a nacionalidade. Ele é espanhol e deputado na Assembleia de Madrid pelo United We Can , apesar de magoar Vox.

Pergunta. Eles o conhecem como o mantero de Podemos, mas, dois anos depois, eles definem uma vida?

Resposta. É o que a extrema direita usa para seu discurso de criminalização. Foram dois anos em que fui forçado a buscar minha vida e eles consideram isso uma sentença eterna.

Mais informação

P. Em suas aventuras, desde sua experiência como pescador no Senegal até sair em um barco e a imigração na Espanha, o que mais definiu sua vida?

R. Eu me considero um lutador e uma pessoa de direitos. O cobertor não é o que mais nos motivou. Não sabia vender. Fiquei muito envergonhado. O que motiva muitos de nós é sair de uma situação em nossos países derivada da exploração brutal de potências estrangeiras. Eles não nos dão visto e levam o que temos. O problema vem de fora e escolhemos um caminho para sair: o deserto ou o barco.

P. A vida no mar estava em risco com o seu comércio?

A. Muitas vezes. Já vi pessoas morrerem em ondas que você não consegue controlar. Ir pescar é uma luta.

P. Por que alguém decide deixar sua família, sua esposa e filhos de seis, quatro e um anos e embarcar em um barco?

R. Porque tudo lá é insustentável.

P. Quanto custou a viagem para você?

R. Nada, negociei em troca de cuidar do trabalho no barco. Fazia muito tempo que eu queria ir embora, havia pedido um visto. Aproximei-me de um barco na praia, perguntei para onde estavam indo e saí.

P. Você não contou a ninguém da sua família?

R. Ninguém, se descobrissem, não teriam me deixado sair.

P. Como foi a viagem?

R. Dura. Éramos 95 - bem, um caiu e se afogou - em um barco para 40 ou 50. Todos homens e alguns menores.

P. E quando você chegou, onde você queria ou poderia ir?

R. No meu caso, eles nos trouxeram para Madrid e a Cruz Vermelha nos acolheu, depois para a Coruña por uma semana e depois nos disseram para encontrar nossas vidas.

P. O que você sabia sobre a Espanha?

R. Absolutamente nada, minha ideia era entrar na Europa para ter uma vida melhor, na qual você possa trabalhar, se sustentar e a sua.

P. De Madrid, o que você sabia?

R. Essa Gran Vía existia por causa de um exercício que havia na aula de espanhol, com gente elegante, disse ele, com hotéis, cinemas e teatros.

"Conheci a Gran Vía de Madrid através de um exercício que fiz nas aulas de espanhol"

P. Hotéis, cinemas e teatros que mais tarde não puderam entrar quando ele começou a vender na manta. Qual foi o impacto entre a imagem que você teve e a realidade?

R. A fumaça, porque depois fumou, o cheiro de presunto e cerveja me empurrou para trás. Eu nunca tinha ido a bares. Há coisas que eles nos disseram que devemos evitar porque estão longe de nossa religião: Eu sou muçulmano.

P. E o cheiro que sai de uma perna de presunto ou de uma frigideira frita era estranho para ele.

A. Isso me custou muito. Tudo isso me custou.

P. Você é um muçulmano estrito?

R. Agora não, as coisas mudam, ninguém consegue cumprir 100% na vida. Mas acredito no que acredito, que Alá é único. Por outro lado, respeito todas as outras religiões. Enfim, embora não tenha experimentado o presunto, já me adaptei.

P. Em que mais você trabalhou?

R. Na construção, cuidando de idosos, auxiliar administrativo. Agora tenho um restaurante com sócios.

P. Como empreendedora de hospitalidade, talvez você goste de Isabel Díaz Ayuso ...

“Com meu salário de deputado vou sustentar minha família aqui e no exterior”

R. Não, se meu restaurante funciona, não é por causa dela. Ao convocar eleições, perdemos muitos milhões em ajuda.

P. Veja pelo lado bom. Ele convocou eleições e você foi eleito ...

R. Nem um pouco ...

P. O que você vai fazer com o seu salário como deputado?

R. Muitas doações e apoio a minha família aqui e no exterior. Ajude os colegas, se eles me pedirem um empréstimo, mesmo que não possam pagar, eu darei.

P. Vamos ver se isso vai ficar de bom para bobo agora.

R. Não acontece nada, não tenho poupança, sempre fui assim e a minha vida tem corrido muito bem.

P. Como pode ser feito um sindicato sobre algo que é ilegal, como a venda de cobertores?

A. Para apoiar os colegas a pararem de vender com políticas inclusivas.

P. Você não vê mais tantos cobertores na rua. O que está acontecendo?

R. A crise, as pessoas compram com o que sobra.

"Rocío Monasterio é racista e acredita que não tenho lugar aqui, que não sou daqui"

P. Rocío Monasterio deve comprá-los originais.

R. Você terá dinheiro e pode comprá-lo. O que eu sei é que ela é racista e acredita que não tenho lugar aqui, que não sou daqui.

P. Onde você se sente então?

P. Cidadão do mundo. Nem no Senegal, quando eu vou, eles me sentem de lá. Aqui, agora me sinto melhor: tenho meu emprego, estou legalmente estabelecido, tenho amigos.

P. Você tomaria um café com Bertrand Ndongo, o apoiador camaronês do Vox?

R. Se não falarmos de política, sim.

P. E se você tomar com Díaz Ayuso, o que você dirá?

R. Eu conversaria com ela sobre política e diria a ela na cara as coisas que acho que ela faz bem e as que ela faz de errado.

VÍDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário