Recentemente nós vimos como alguns utensílios são fabricados de forma rudimentar em algumas fábricas no Paquistão e Índia, geralmente com condições de trabalho insalubres e deploráveis. Os funcionários em geral não tem postos de trabalho nem bancadas ou coisa que o valha, e fazem seus trabalhos de cócoras ou sentados pelo chão da fábrica. Esta fábrica rústica, para não dizer tosca, de tanques de água de plástico não é muito diferente das outras que já vimos, mas o que chama a atenção aqui é o método adaptado de forma arcaica. |
Isso é chamado de rotomoldagem, ou moldagem rotacional, que permite que muitas coisas, especialmente coisas grandes, de plástico, sejam feitas através do processo. A rotomoldagem abrange colocar um polímero plástico dentro de uma grande que já tem a forma final do produto acabado, neste caso um cilindro para formar o tanque. O molde é então aquecido e rotacionado para que o polímero derreta e vá preenchendo as paredes do molde enquanto gira.
A moldagem rotacional é feita dessa forma em todo o mundo, mas a fábrica paquistanesa o adaptou de forma muito primitiva, embora certamente de baixo custo de mão-de-obra e equipamento. Provavelmente se ela fosse atender as expectativas do Primeiro Mundo em todas as questões mataria a operação devido à necessidade de altos custos de venda por unidade. Ainda assim, não seria muito custoso melhorar as condições de trabalho e maximizar a ventilação do local para diminuir a toxidade.
Em um método mais automatizado, como o mostrado no vídeo logo abaixo, de uma fábrica na Índia, a medição não é feita manualmente dessa forma. E o molde vai para um acessório em um forno aquecido e o acessório gira em mais de um eixo por vez para obter um revestimento uniforme. No método anterior, muita energia térmica é desperdiçada e, portanto, combustível desperdiçado no método ao ar livre mostrado ali.
Sem comentários:
Enviar um comentário