AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 9 de janeiro de 2021

ESPECIAL - Adonna Khare [Desenho]

 



Adonna na frente de seu / na frente de seus "Elefantes"

Adonna Khare é uma artista americana que mora na Califórnia. Ela obteve seu bacharelado e mestrado em Belas Artes pela California State University Long Beach.
Sua obra se destaca pelos imensos murais feitos a lápis de carvão, nos quais um universo de animais e híbridos, repleto de simbolismos autobiográficos, convida o espectador a mergulhar e passear por eles tranquilamente.
Adonna é professora e deixou de lado sua promissora carreira artística para se dedicar à filha por três anos. 
Ele recebeu inúmeras homenagens, talvez a mais significativa sendo seu primeiro prêmio ArtPrize 2012 por seu trabalho "Elefantes", um grande prêmio no valor de $ 200.000.

"Tigre e leão /  Tigre e Leão "  ©  Adonna Khare

"Jacaré"  ©  Adonna Khare

"Adonna Khare, uma jovem artista cujo trabalho eu nunca tinha visto antes, faz desenhos meticulosos de animais intrigantes com atitudes quase humanas. Alguns artistas precisam aprender a arte de desenhar com força, enquanto outros sortudos (como Khare) aparentemente nasceram com isso Um desenho a lápis monumental da artista, de dois metros de altura, é uma mostra impressionante de sua habilidade formidável, dedicada a contar uma versão benevolente do macabro "O Jardim das Delícias Terrestres" de Hieronymus Bosch.
Edward Goldman, crítico de arte da KCRW


"Gorila"  ©  Adonna Khare

"Toro / Bull "  ©  Adonna Khare

“Utilizo a arte para interpretar a vida e as conexões que todos temos, graças às quais posso descrever como me sinto melhor com um desenho do que com palavras. Usando uma série de símbolos e figuras antropomórficas posso abordar o ridículo que me cerca. A obra É como uma linguagem, e como acontecimentos (bons e ruins) posso expressá-los no papel, estamos todos conectados, na maioria das vezes não por nossa escolha.
Adoro trabalhar em grandes formatos, mas também trabalho em pequenos. Os pequenos trabalhos me permitem trabalhar em detalhes minuciosos e intrincados e também me dão a oportunidade de explorar composições e formas para grandes trabalhos e vice-versa. "

Adonna com seu mural "Elefante, leão, búfalo", carvão sobre papel, 2006 / 
Adonna com seu "Elefante, Leão, Búfalo", carvão sobre papel, 2006

"Elefante, leão, búfalo / Elefante, Leão, Búfalo " (detalhe / detalhe )  ©  Adonna Khare

"Os trabalhos de grande escala permitem-me criar um ambiente no qual o público pode mergulhar. Quero que os visitantes se percam no mundo que criei e sinto que a escala permite que isso aconteça. Normalmente trabalho simultaneamente com grandes projetos e trabalhos pequeno, para satisfazer a necessidade de detalhes e a necessidade de terminar algo (na verdade, qualquer coisa).
As ideias vêm da vida para mim. Não há atalho para as ideias; coisas acontecem o tempo todo, como meu sobrinho Luke, que foi diagnosticado com diabetes tipo 1; do meu irmão que precisa de um transplante de rim, ao feliz nascimento da minha filha. Estas são as fontes de trabalho e por isso as transferi para o papel, como os Orangotangos ou as Princesas Chimpanzés. "

"Elefante, leão, búfalo /  Elefante, Leão, Búfalo " (detalhe /  detalhe )  ©  Adonna Khare

“Procuro não me limitar a nenhum tipo de regra ou restrição, estendendo-me o mais longe possível para criar novas formas. Na minha opinião, humanos e animais são iguais. Todos nós habitamos a Terra, temos ciclos de vida, altos e baixos, testes e tribulações. Não somos realmente tão diferentes. "

"Leona / Lioness "   ©  Adonna Khare

"Leão / Leão "  ©  Adonna Khare

"Sinto que cada peça é um capítulo da minha vida, uma espécie de diário. Todas são importantes para mim, mas nenhuma é minha favorita. Depois de concluída, sinto que esse capítulo está encerrado e quero passar para o próximo." Elefantes " é provavelmente o mais significativo, não só pelo tamanho, mas porque é mais um despertar para mim. Quando comecei "Elefantes", já não desenhava há quase três anos (desde o nascimento da minha filha). Para fazer o que realmente faço amo me ajudou a entender o que eu queria fazer com minha arte, minha carreira e, finalmente, minha vida. "

Textos traduzidos livremente de uma extensa entrevista que podem ser lidos na íntegra (em inglês)  aqui .

"Sleeping Hippo /  Sleepping Hippo "  ©  Adonna Khare

Você pode conhecer um pouco mais a artista e curtir seu trabalho no site e no facebook .

"Gorilla con rana /  Gorilla with Frog ", carvão sobre papel / carvão sobre papel , 2008  ©  Adonna Khare

Adonna Khare é uma artista americana que mora na Califórnia. BA e MFA da California State University Long Beach.
Seu trabalho é conhecido por enormes murais com lápis de carvão, nos quais um mundo de animais e híbridos, repleto de simbolismo autobiográfico, convida o espectador a mergulhar e visitá-los com tranquilidade.
Adonna é professora primária e deixou de lado sua carreira artística para dedicar sua filha por três anos.
Ela recebeu vários prêmios, mas talvez o mais significativo seja o primeiro no ArtPrize 2012 com seu trabalho "Elefantes", um grande prêmio de $ 200.000.

Carvão vegetal sobre papel / carvão vegetal sobre papel , 2008  ©  Adonna Khare


"Chimpancé, Ibice e Kiwi /  Chimp, Ibex e Kiwi Bird "
Carvão vegetal sobre papel / carvão vegetal sobre papel , 2008  ©  Adonna Khare

“Adonna Khare, uma jovem artista cujo trabalho eu não tinha visto antes, faz desenhos meticulosos de animais irritantemente possuidores de atitudes quase humanas. Alguns artistas precisam aprender muito a arte do desenho, enquanto outros sortudos - como Khare - aparentemente nascem com essa habilidade. Um desenho a lápis monumental de quase dois metros e meio de altura feito pelo artista é uma demonstração impressionante de sua habilidade formidável, a serviço de contar uma versão benevolente do macabro O Jardim das Delícias Terrestres de Hieronymus Bosch. "

Edward Goldman, crítico de arte do KCRW. A partir daqui .

"Vaca / Cow "  ©  Adonna Khare

"Bison / Buffalo "
Carvão e aquarela sobre papel / carvão e aquarela sobre papel , 2007  ©  Adonna Khare

"O bisão é uma besta de carga, é uma sensação como se você carregasse todo o peso do mundo nas costas, e ainda pode ser alegre."
"O Buffalo é uma besta de carga, sentindo-se como se estivesse carregando o peso do mundo nas costas e, ainda assim, seja brincalhão."

"Camaleão /  Camaleão "
Carvão e aquarela sobre papel / carvão e aquarela sobre papel, 2006  ©  Adonna Khare

“Uso a arte para interpretar a vida e a conexão que todos temos, descobrindo que posso descrever como me sinto melhor com um desenho do que com palavras. Usando uma série de símbolos e figuras antropomórficas, chego a um acordo com os absurdos que me cercam. O trabalho é como uma linguagem e à medida que os acontecimentos (bons e maus) vão ocorrendo, eu os expresso no papel.Estamos todos conectados, muitas vezes não por escolha própria.
Amo trabalhar em grande, mas também trabalho em pequenas e médias empresas. Os pequenos trabalhos me permitem trabalhar em detalhes minuciosos intrincados, e também me dão a chance de explorar composições e figuras que saltam para trabalhos maiores e vice-versa. "


"Elefantes"

Adonna ao lado do painel central de seu mural "Elefantes" durante a instalação no Museu de Arte de Grand Rapids.
Com este trabalho o artista ganhou o ArtPrize 2012
Adonna com o painel central de seus "Elefantes" durante a instalação no Grand Rapids Art Museum.
Com este trabalho ela ganhou o ArtPrize 2012

"Elefantes"  ©  Adonna Khare

(Clique na imagem para ver uma ampliação. É uma composição de três fotografias que tirei, incompletas porque os desenhos na parede não se veem na íntegra, seguidos dos do papel, mas dá-nos uma ideia do conjunto)
(Clique na imagem para ampliar. É uma montagem a partir de três fotografias que fiz, incompleta porque não dá para ver os desenhos de parede inteira que dão continuidade ao papel, mas é algo para se ter uma ideia de toda a obra)

"Trabalhos em grande escala me permitem criar um ambiente para as pessoas mergulharem. Quero que os espectadores se percam no mundo que criei e sinta que a escala permite que isso aconteça. Normalmente trabalho em grandes projetos simultaneamente com obras menores para atender a necessidade de detalhes e satisfazer minha necessidade de terminar algo (qualquer coisa realmente).
As ideias realmente vêm da vida. Não faltam ideias, as coisas acontecem o tempo todo, como meu sobrinho Luke que foi diagnosticado com diabetes tipo 1, ou meu irmão que precisa de um transplante de rim para o feliz nascimento de minha filha. Eles servem como fonte do trabalho e são traduzidos para o papel, como por exemplo, Orangotango ou Princesa Chimpanzés. "

"Elefantes / Elefantes " (detalhe do painel direito / detalhe do painel direito )  ©  Adonna Khare

"Elefantes / Elefantes " (painel esquerdo / painel esquerdo )  ©  Adonna Khare

"Tento não me limitar a nenhum tipo de regra ou restrição, indo além do possível criando novas formas. A meu ver, humanos e animais são iguais. Todos nós habitamos a terra, temos ciclos de vida, altos e baixas, provações e tribulações não somos realmente tão diferentes. "

"Sinto que cada peça é um capítulo da minha vida, uma espécie de diário. Todas são importantes para mim, mas nenhuma é minha favorita. Depois de concluídas, sinto que esse capítulo acabou e quero passar para o próximo. Elefantes é provavelmente o mais significativo, não apenas pelo tamanho de cisalhamento (288 pés2), mas realmente é mais um despertar para mim. Quando eu comecei o Elefantes, eu não tinha desenhado em quase 3 anos (desde o nascimento da minha filha). Voltar a fazer o que amo realmente me ajudou a perceber o que eu queria fazer com minha arte, carreira e realmente minha vida. "
Você pode ler uma entrevista extensa aqui .

"Elefantes / Elefantes " (detalhe do painel central / detalhe do painel central )  ©  Adonna Khare

Você pode aprender mais sobre Adonna e desfrutar de mais trabalhos da artista em seu site e Facebook .

"Elefantes / Elefantes " (detalhe do painel central / detalhe do painel central )  ©  Adonna Khare

Eu recomendo a qualquer um que ficou tão impressionado quanto eu com este trabalho, que pare nas coleções de fotos dos usuários do flickr Nancy Rae e Rdmegr para descobrir muitos detalhes.


"Criado em uma pequena cidade em Iowa, eu desenho minha família e animais desde os três anos de idade. Eu crio usando um lápis, uma borracha e um modelo como ferramentas. Os desenhos não são pré-planejados; em vez disso, evoluem ao longo do minhas experiências com as pessoas e o ridículo da vida. O resultado é um conjunto de desenhos em que animais coexistem em um mundo além do nosso e estão inexplicavelmente ligados, muitas vezes não por escolha. Através do trabalho, espero inspirar adultos e crianças para que sua imaginação os envolva em um mundo além do seu. Dentro da obra, há centenas de vinhetas que apresentam criaturas sobrepostas a eventos comuns. Os espectadores são incentivados a passar um tempo descobrindo a obra, desdobrando-a centímetro a centímetro, história de história..."

Declaração artística de Adonna, na exposição da obra.

Os perspicazes e curiosos terão descoberto um par de rinocerontes nas imagens com as quais contribuí; haverá uma postagem em breve com mais alguns ...

Adonna Khare  em "El Hurgador" /  neste blog:

Imagens publicadas com permissão do artista (muito obrigado, Adonna!)
Imagens publicadas aqui com permissão do artista (Muito obrigado, Adonna!)


Aqui estão alguns vídeos ... /  Aqui estão alguns vídeos ...

Instalação de "Elefantes" ; ArtPrize 2012,  museu de arte Grand Rapids, setembro de 2012
Instalação "Elefantes"; ArtPrize 2012, Grand Rapids Art Museum, setembro de 2012


Um tour pelo show
"O mundo de Adonna Khare: bestas, mochilas e criaturas curiosas 
(O mundo de Adonna Khare: bestas, mochilas e criaturas curiosas) "
Galeria de arte William D. Cannon
Complexo da Biblioteca da Cidade de Carlsbad
12 de setembro - 7 de novembro de 2010

Vídeo produzido por Candy Dougherty


Sem comentários:

Enviar um comentário