Castelos, muralhas, pelourinhos, capelas, solares. Tudo isto pode ser encontrado nas 12 Aldeias Históricas de Portugal encantadoras que merecem a sua visita.
Descobrir as aldeias históricas de Portugal é caminhar no tempo e nos costumes.
É viajar pela nossa história e visitar monumentos incríveis. É caminhar nas ruas, dar dois dedos de conversa a um desconhecido e sentir-se em casa.
Castelos, muralhas, pelourinhos, capelas, solares… Tudo isto pode ser encontrado nas aldeias históricas de Portugal, locais belíssimos e que conservam tradições antigas, mas prontos para receber a sua visita.
Saborear as aldeias históricas é degustar o melhor da gastronomia portuguesa, regada com os melhores vinhos. É dormir uma bela sesta, descansado. Apaixone-se por Portugal e visite estas aldeias encantadoras de norte a sul.
Marialva
Mesmo na margem esquerda da ribeira de Marialva, a sete quilómetros de Mêda, encontra-se esta linda aldeia. Constituída pelo que se pode chamar de 3 núcleos diferentes, são eles a Cidadela dentro das muralhas do castelo.
O Arrabalde que prolonga a vila para além das muralhas e ainda a Devesa, que assenta sobre a antiga cidade romana.
As casinhas de pedra e os aldeões vestidos a rigor irão com certeza tornar esta visita ainda mais inesquecível.
Sortelha
Esta maravilha perdida no tempo encontra-se tão bem conservada que evoca a fundação medieval!
O terreno desta aldeia no distrito da Guarda é bem acidentado, mas vale em absoluto uma visita para que possa conhecer a chamada Cabeça da Velha, o pelourinho, a Igreja Matriz, a Torre do Facho, as sepulturas medievais e claro, o castelo!
Almeida
Almeida é uma pequena vila situada perto da fronteira entre Portugal e Espanha.
Esta vila é uma das mais fortificadas de Portugal. A vila preserva no seu interior vários edifícios de natureza militar, e tem uma arquitetura civil única.
Almeida foi durante séculos o palco de batalhas, como a Guerra da Restauração (século XVII), primeiro contra os Espanhóis e, de seguida, contra os Franceses, o que faz com que esta vila tenha muitas histórias para contar.
Monsanto
Ora aqui está a que foi eleita a aldeia “mais portuguesa de Portugal!” Nela existem vestígios de população desde o paleolítico e os vestígios arqueológicos dão conta de ocupação romana, visigótica e ainda árabe!
Foi D. Afonso Henriques quem a conquistou aos Mouros e permanecem aqui também as ruínas de inúmeras construções romanas. Se algum dia visitar esta aldeia, lembre-se de perguntar pela Torre do Relógio, pela Capela de São António ou mesmo pelo Cruzeiro de São Salvador. São imperdíveis!
Linhares da Beira
Fica na vertente ocidental da Serra da Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental. Foi-lhe concedido foral em 1169 por D. Afonso Henriques.
Por aqui passaram romanos, visigodos, muçulmanos, mas é pela reconquista cristã que a aldeia é conhecida.
O castelo é a sua imagem de marca, construído num cabeço rochoso a cerca de 820 metros de altitude, deslindando encosta abaixo toda a povoação.
A ver também, o Solar Corte Real e a Judiaria.
Belmonte
A história desta vila, situada na Cova da Beira, remonta ao séc XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I, em 1199. Profundamente associada à história dos Judeus em Portugal, é também a terra natal de Pedro Álvares Cabral, explorador que descobriu o Brasil.
Marcada na sua arquitetura por um passado romano, é possível observar estas influências na via que ligava Mérida à Guarda. Em 2005 foi inaugurado o Museu Judaico de Belmonte, único em Portugal, que mostra as tradições do dia a dia da comunidade judaica que ali permaneceu.
Castelo Rodrigo
Localizada no distrito da Guarda, Castelo Rodrigo é uma aldeia histórica que soube guardar a sua arquitetura medieval.
Foi conquistada aos mouros, no século XI pelo Reino de Leão e fez definitivamente parte do território português em 1297 pelo tratado de Alcanizes.
Durante a sua visita a Castelo Rodrigo visite as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, as antigas muralhas, a igreja paroquial e o pelourinho medieval.
Piódão
Fica no concelho de Arganil e é sem dúvida uma das mais castiças aldeias do nosso país. É um aglomerado de casinhas em xisto, com janelas de portadas azuis, como não se vê em mais parte alguma.
A natureza que envolve a aldeia está praticamente no seu estado puro e é um excelente chamariz. A juntar a isto, a aldeia do Piódão, apesar de pequenina, tem tudo o que é necessário para receber visitantes, desde acomodações turísticas, restauração, lojas tradicionais, etc.
Trancoso
Outra aldeia repleta de história é a do Trancoso. Situa-se num planalto mesmo entre a Serra da Estrela e o vale do Douro. Toda a sua malha urbana é feita em torno do castelo, construído entre os séc VIII e IX.
Teve um importante papel estratégico militar, na Idade Média, tendo assistido a batalhas entre cristãos e muçulmanos e posteriormente entre Portugal e os reinos vizinhos! Uma dica: vá conhecer o Poço do Mestre, a Fonte da Vide, as igrejas e o castelo, claro!
Castelo Mendo
Esta aldeia, rodeada por muralhas que datam do séc XIII, situa-se em Almeida, distrito da Guarda. Fechada sobre si, comunica com o exterior por portas abertas a Norte, Poente e Nascente, com acessos reforçados por pontes.
Diga lá que não deve ser uma sensação incrível viver dentro de muralhas!
Para além de todo o encanto que este sítio tem em cada esquina, não deixe de visitar o chafariz remodelado posteriormente, as casas manuelinas na Rua do Forno, as igrejas e a Porta da Guarda.
Castelo Novo
Para encontrar esta aldeia tem de ir até ao Fundão, no distrito de Castelo Branco.
É lá que fica esta espécie de porta para a Serra da Gardunha. O castelo, erguido a 650 metros de altitude, deixa que abaixo dele se estenda toda a povoação.
Com quarteirões irregulares, dimensão e formas variáveis, e caminhos sinuosos, a sua estrutura urbana é labiríntica, o que confere ainda mais graça à aldeia.
Quanto às casinhas, a tradição é que sejam de granito e sem reboco, retangulares e com 2 pisos.
Idanha-a-Velha
Esta incrível aldeia fundada por romanos, foi posteriormente invadida por povos germânicos, suevos e muçulmanos e só finalmente por D. Afonso Henriques, que a conquistou. A sua história tem um valor incalculável e a prova disso as ainda conservadas ruínas.
Não pode deixar de visitar aqui a Torre dos Templários, a Porta Norte, a muralha e pontes romanas! Vá conhecer os caminhos com mais história que Portugal tem para oferecer!
Sem comentários:
Enviar um comentário