Ao norte da Índia, vive um povo nómada de bailarinos e músicos, cujo nome significa "Os que amam as serpentes". Trata-se de uma das tribos mais emblemáticas de ciganos do Rajastão: os Kalbeliyas. O viajante, diretor e músico francês Raphael Treza viajou a encontrar com esta tribo mítica para descobrir sua cultura. O resultado é este documentário que descobre tanto suas raízes e suas tradições e como estas se misturam com sua realidade presente. |
O fascinante documentário, de fato, é o resultado de uma mistura entre a natureza e a cultura dos povos originários da cultura cigana.
Muitos membros da tribo jamais tinham visto um estrangeiro, mas, a chegada de Treza foi celebrada com grande receptividade e entusiasmo no compartilhamento da sua cultura.
O cineasta passou 3 meses com a ancestral tribo cigana e conseguiu colocar em evidência a colorida vida de uma comunidade tanto alegre quanto estranha, onde as cobras têm um papel fundamental; são sem dúvida, o símbolo dominante da tribo.
O povo Kalbelya é altamente espiritualizado e as suas celebrações e costumes estão cheios de cor, de vida e de tradição. Também chama a atenção ao cor dos olhos das meninas da tribo, possivelmente uma mutação genética.
No meio de suas inóspitas regiões, os Kalbeliyas se dedicam a procurar a estas perigosas serpentes para caçá-las. E fazem várias coisas com elas: tiram o veneno, exibem-nas em lugares públicos para ganhar alguns centavos e inclusive incorporam-nas em dança cerimoniais.
No documentário, Treza, guiado por um membro da tribo, relata as atividades cotidianas da mesma, como por exemplo a fabricação de carvão, a dança que sempre se faz presente tanto entre os mais velhos quanto entre os mais jovens.
Com efeito a dança é ensinada de geração em geração, assim como a captura das cobras e dos lagartos no deserto. É inspirador ver a relação que eles estabelecem com os animais e o ambiente à sua volta, a participação em alguns festivais de dança. Treza também acompanha uma cerimónia de casamento, além de conhecer a primeira geração de ciganos a frequentarem a escola.
"Cobra Gypsies", mostrado logo acima, é a forma perfeita de conhecer o comportamento e os costumes de um grupo de pessoas que nunca antes tinha aparecido em frente a uma câmera.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário