Uma foto estranha do fotógrafo holandês Vincent Cornelissen está liderando uma busca por respostas depois de mostrar um ganso-campestre (Anser fabalis) fazendo acrobacias aéreas. Tirada em março perto da pequena cidade de Arnhem, na Holanda, a imagem esquisita captura o pássaro com o corpo virado de cabeça para baixo e cabeça e o pescoço girado 180 graus em uma posição normal, uma façanha aparentemente boba que na verdade é uma manobra chamada whiffling. O comportamento de vôo comum é usado para acelerar sua descida invertendo a aerodinâmica típica das asas, permitindo que a criatura mergulhe rapidamente e evite predadores. |
Há especulação sobre se este ganso adolescente estava se exibindo, no entanto. O conservacionista e ornitologista de Proteção de Aves da Holanda, Lars Soerink, disse que o movimento bizarro também pode ser pura fanfarronice.
- "Depois que os gansos jovens dominam o vôo, eles começam a ver o que é possível e até onde podem chegar", disse ele em uma entrevista. - "Eles podem fazer isso para se exibir aos seus colegas.
Não é que o anatídeo voe seguidamente nesta posição, como vemos no vídeo acima, senão que se trata de uma manobra errática utilizada por gansos para evitar predadores e também para diminuir a elevação rapidamente quando necessita pousar ou se juntar ao passaredo. Mas Lars provavelmente tem razão, porque este outro vídeo mostra uma revoada de gansos selvagens, onde alguns deles praticam o whiffling sem nenhum motivo aparente.
Sem comentários:
Enviar um comentário