Florenz Ziegfeld foi o mentor de um dos shows mais populares em Nova York por um quarto de século. Ziegfeld Girls eram as coristas dos espetáculos teatrais da Broadway conhecidos como Ziegfeld Follies (1907-1931), baseados no famoso Folies Bergère de Paris.
Entre 1907 e 1931, o criador do espetáculo chegou a contratar mais de três mil garotas. Garçonetes, jovens do campo e trabalhadoras de escritórios, todas pensavam se tornar parte do sonho de glorificar a garota americana que Ziegfeld tentava concretizar.
Uma vez contratada, a dançarina se tornava imediatamente objeto de adoração popular.
Elas se apresentavam muito semelhantes e dançavam em completa sincronização.
Até a chegada do cinema mudo foram realizadas 24 edições do espetáculo teatral e muitas das atrizes que seguiram posteriormente no cinema saíram das Ziegfelds Girls.
Com o passar dos anos muitas foram persuadidas a deixar o show para se casar, algumas com homens riquíssimos. O baile Ziegfeld na cidade de Nova York ainda continuou como um evento social da temporada por anos após a última produção do Follies.
Doris Eaton foi a última garota ZIegfeld, ela faleceu em 2010, aos 106 anos. Nascida em 1904, na Virginia, foi dançarina e atuou em alguns filmes mudos. Com o falecimento dela se fechou para sempre a geração Ziegfeld Girls.
Alfred Cheney Johnston ( 1885-1971) foi o fotógrafo responsável pelas imagens das showgirls.
Fontes de pesquisa: Google Imagens, Broadway, History Lovers Club, Laced Heartt, Wikipédia, Doctor
Macro, Commons Wikimédia, Images Squarespace.
imagenseletras.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário