Não obstante uma variedade de adereços, como aviões falsos, balões de ar quente, automóveis, trens, eram utilizados na fotografia de estúdio desde o final do século 19, sua popularidade ganhou mais força no início da Primeira Guerra Mundial na Europa. As fotografias eram feitas como lembranças "oficiais" para militares em campos de treinamento militar para que enviassem para amigos e famílias em casa. Então não era incomum encontrar outras oportunidades de fotos informais disponíveis em galerias e parques de diversões para soldados que estavam de licença. |
Vôo pelo deserto de areia [campo militar] de Neuhammer. Campo Militar de Nuehammer, Alemanha. Fotógrafo não identificado. Em 1910
Estes retratos militares recolhidos por Christopher B. Steiner, professor de História da Arte e Antropologia no Connecticut College, capturam momentos de loucura e formalidade. A justaposição de falsos adereços e pessoas reais é muitas vezes curiosa e visualmente confusa. Algumas imagens parecem ser encenadas para acentuar a tolice, enquanto outros fazem poses circunspectas quase cômicas.
As fotografias variam no tempo desde o início da Primeira Guerra Mundial até o fim da Segunda Guerra Mundial. Embora a maioria seja alemã, a coleção também inclui algumas imagens da França, Holanda, Estados Unidos e dos Bálticos. Abstraídos, momentaneamente, da loucura e brutalidade da guerra, esses retratos de lembranças captam momentos de camaradagem, humanidade e a mais pura diversão, mesmo em tempos difíceis.
Vôo de Elsenborn para Paris. Truppenübungsplatz (campo de treinamento militar), Elsenborn, Alemanha. Fotógrafo: Alexander Herld. Em 1915
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Truppenübungsplatz (campo de treinamento militar), Elsenborn, Alemanha. Fotógrafo: Alexander Herld. Em 22 de março de 1915
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Urra! Esta unidade tem 22 dias restantes. Localização não identificada, Alemanha. Em 1915
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Voo reservado de Bitsch. Estrabusrgo, na Áustria. Fotógrafo: J. Jungmann. Em agosto de 1912
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Aqueles que permaneceram fiéis a sua mãe podem ser vistos voando daqui. Munster, Alemanha. Fotógrafo não identificado. Em 1928
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Campo de treinamento militar de Neuhammer am Queis, Alemanha. Fotógrafo: Paul Riediger. Em 1914
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Fuga do deserto de areia [campo militar] Neuhammer. Neuhammer, Alemanha. Fotógrafo: Paul Riediger. Em 1913
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Vôo de Döberitz. Berlim, Alemanha. Fotógrafo: Paul Höfer. Em 1914
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Com o trovão, o granizo e o relâmpago, Deus criou o deserto de Döberitz; "Vôo pelo deserto de Döberitz". Fotógrafo: Alfons Weghuber. Em 1914
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Vôo do Jüterbog. Teltow-Fläming, Alemanha. Fotógrafo: Ernst Löhn. Em 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Vôo do campo de treinamento militar em Darmstadt. Darmstadt, Alemanha. Fotógrafo: Fritz Sengers. Em junho de 1913
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Feliz Ano Novo de 1918. estúdio alemão não identificado. Em 1918
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Fuga de Munster. Campo Militar de Munster, Alemanha. Em 1916
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Campo Militar de Munster, Alemanha. Fotógrafo não identificado. O "§ 11" nos dois barris de cerveja denotava um parágrafo do "Código Alemão da Cerveja", onde constava "Es wird fortgesoffen" ou "Continue bebendo". Em 1915
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldados alemães em falso ovo de Páscoa. Local não identificado, Alemanha. Em 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Voo turístico - Base Aérea de Faßberg - Munster - Hamburgo, 1938. Munster, Alemanha. Fotógrafo: Richard Schubert. Em 1938
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Campo de Bitche, Departamento da Moselle, França. Fotógrafo: Charles Montag. Em 1925
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Aviadores militares franceses em estúdio com um biplano pintado, a Torre Eiffel e o Palácio de Trocadéro em segundo plano. Paris, França. Fotógrafo não identificado. Em 23 de dezembro de1928
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Parque de diversões de Coney Island, Nova Iorque. Fotógrafo não identificado. Em 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Oficiais Nazistas na fotomontagem de um avião de propulsão. Local não identificado, Alemanha. Entre 1930-1940
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Se essa coisa explodir, acabamos juntos. Munique, Alemanha. Fotógrafo: Richard Schubert. Em 1933
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Vôo de Bitsch a 636 metros de altitude. Soldados com mascote incluso em um estúdio pintado com balão Viktoria Luise Zeppelin, Bezirk Lothringen, Alemanha. Fotógrafo não identificado. Entre 1912-1915
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
A viagem a Hannover está aqui. Campo militar de Dörnitz, Alemanha. Fotógrafo: Max Schütze. Na década de 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Campo Lockstedter, perto de Hülsings, Alemanha. Wahrmann Studio. Em julho de 1914
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Vôo de Altengrabow. Campo militar de Dörnitz, Alemanha. Fotógrafo: Max Schütze. Na década de 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldados alemães em uma cegonha de madeira. Munster, Alemanha. Fotógrafo não identificado. Em 1930
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldado posando com cavalinho de pau na frente do pano de fundo pintado, República da Estônia. Fotógrafo não identificado. Na Década de 1920
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldado americano apontando a arma para um alemão. Local não identificado, EUA. Em 1917
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldados americanos montando um burrico de madeira enquanto descansavam os pés em uma caixa com o letreiro "Para o inferno com Hitler". Fotógrafo não identificado, EUA. Na Década de 1940
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
Soldados franceses em um tanque de estúdio. Localização não identificada, França. Entre 1944-1945
Via: Coleção de Christopher B. Steiner
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