AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Daniel Popper: quando a arte dialoga com seu entorno

 













Quer se trate de uma escultura gigantesca que nos recebe gentilmente em seu interior, é um exuberante baú iluminado enquanto passeia por Tulum ( Ven a La Luz - veja a foto da capa ). Quer se trate de um portal de Vénus, podemos caminhar em ritmos de batidas eletrónicas, embalados por um olhar compassivo ( Boom Venus ). Seja um Shaman com barriga que promete refúgio seguro ( Emergência ). Quer se trate de um imenso Cocker Spaniel completamente coberto de vegetação, garantindo a entrada para um festival de música ( Forest Dawgs ). Uma coisa é certa: o gênio inconfundivelmente único de Daniel Popper está sempre presente.

 



Boom Venus, Boom Festival 2014

 



Emergence with day, Boom Festival 2018

 



Emergência à noite

 



Forest Dawgs, Electric Forest 2018

 

Entre monólitos , criaturas quase reais e fantasiosas, as obras de arte colossais de Daniel costumam ter alguns denominadores comuns dados pela essência intrínseca da própria obra de arte. Dançando abertamente em um diálogo eterno com o meio ambiente, eles freqüentemente sussurram sobre uma profunda conexão entre o ser humano e a natureza.

 



Tripolee Stage, Electric Forest 2015

 







Reflexões, AfrikaBurn 2013

 

À noite as esculturas, por vezes com altura superior a 12 metros, ganham vida pelas luzes dos mapas cenográficos, graças aos quais os elementos de que são feitas - elementos orgânicos, plantas, madeiras, aço, alumínio, cordas, materiais reciclados - add valorizar e se tornar ainda mais espetacular.

 



Boom Venus - versão noturna

 





Shaman, Boom Festival 2015

 

Com suas maravilhas mágicas, Daniel contribuiu ativamente para muitos festivais, entre eles Electric Festival , Lightning in a Bottle , Boom Festival , Burning Man e AfrikaBurn . Ele também trabalha em peças encomendadas ligadas a questões territoriais para aumentar a consciência sobre o frágil ecossistema do qual fazemos parte.

Durante uma das minhas pesquisas intermináveis ​​na rede onde nem me lembro exatamente qual é o ponto de partida, me deparei com a impressionante obra de arte Ven a La Luz de 10 metros, criada por ocasião do evento Art With Me 2018 em Tulum, no México .

 



Ven a La Luz for Art with Me 2018, Tulum, México - detalhe

 

Uma página da web após a outra, chego ao site de Daniel Popper. De repente, um mundo absurdo onde tudo é possível e onde personagens na fronteira da realidade surgem diante dos meus olhos.

.

 

POR QUE
e como você entrou em sua carreira?

Comecei em 2007 no primeiro evento regional do Burning Man na África do Sul , e foi o primeiro evento que abriu meus olhos para o trabalho de instalação interativa. Uma espécie de novo espaço de exibição de obras de arte e uma nova forma de abordá-las utilizando o ambiente, o espaço e as pessoas, focando em todos os diferentes elementos que aquele espaço específico proporcionava. A partir daí, uma coisa levou à outra e comecei a criar cada vez mais trabalhos deste tipo e comecei a mudar para a cenografia e o mundo dos festivais. Encontrei uma ligação interessante entre isso e instalações de arte específicas do local e trabalhei na criação de obras públicas, brincando com instalações temporárias e permanentes.


QUEM,
como você se descreveria em poucas palavras?

Eu diria que estou curioso. Eu faço muito trabalho pessoal para ficar curioso, porque acho que a curiosidade é uma das qualidades mais importantes para um ser humano. 

Estou sempre interessado em como as coisas são feitas e como as coisas são feitas e os métodos que as pessoas usam para criar coisas em qualquer nível, desde arquitetura a edifícios, design industrial, design espacial, relacionamentos, o que for. 

É sobre abordar essas coisas com curiosidade, eu nunca proporia ter respostas para nada porque toda vez que penso que sei algo aprendo algo diferente e novo, então isso é muito importante para mim.

As outras duas coisas seriam que sou introvertido e extrovertido ao mesmo tempo, uma combinação em que sou muito tímido na multidão, mas também sou capaz de falar com facilidade quando se trata de falar em público.


QUAL
é a sua fonte de inspiração?

Há uma citação interessante de Picasso , vou ler para vocês agora: “A inspiração existe, mas tem que nos fazer funcionar”. 

Basicamente, não há nada que me inspire, mas é estar constantemente envolvido no processo do meu trabalho; elementos de inspiração chegarão. Por exemplo, se houver um novo projeto ou brief para criar uma instalação para, digamos, um hotel, ou um empreendimento, um festival ou seja o que for, vou me envolver com o espaço, o ambiente, o tipo de lugar, o tipo de festival, a música. 

Vou começar a trabalhar com todos os elementos e ser inspirado ao longo do caminho. Se não estou inspirado, significa que não estou trabalhando.



ONDE
aonde você vai quando precisa de um descanso?

Casa com minha esposa e filhos.


QUANDO,
quando e quais serão seus próximos passos?

No próximo ano, tenho um ano bastante ocupado. Tenho shows na Austrália, Tulum no México, Europa e EUA. Do outro lado da fronteira entre cenografia, instalação artística, obra pública, peças permanentes e temporárias, e também peças de interior e coleção em pequena escala. 

Estou me concentrando mais em trabalhos permanentes e públicos e menos em trabalhos temporários em festivais. Por exemplo, o design do palco na Europa permanecerá uma estrutura permanente; isso me dá uma sensação maior de investimento.


** WILDCARD
que obra de arte majestosa você ainda não criou?

Uma escultura para o Burning Man em Nevada.



www.inspironaut.com


Sem comentários:

Enviar um comentário