As imagens que vemos poderiam passar perfeitamente como atuais, mas em realidade são de 1939, ano em que foi apresentado o Pontiac Deluxe Six Plexiglas, também conhecido como o primeiro automóvel completamente transparente fabricado nos Estados Unidos. Uma autêntica preciosidade para a vista. Sua apresentação oficial ocorreu durante a exibição Highways and Horizons da Feira Mundial de Nova York de 1939 da General Motors.
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Um veículo que deixou a todos os presentes com a boca aberta ao tratar de um auto transparente construído com plástico acrílico (toda uma meta naquele momento) que tornava visíveis muitas das partes do modelo.
O também chamado "carro-fantasma" apareceu um ano depois na Feira Mundial de 1940 com um frontal redesenhado.
Então foi quando revelaram que o chassis foi o fruto de uma colaboração com Rohm & Haas, a companhia química que tinha desenvolvido recentemente o Plexiglas, o primeiro produto de lâmina acrílica transparente do mundo.
Desta forma, a Rohm & Haas tomou emprestado os esquemas do Pontiac Touring Sedan de quatro portas e construiu uma réplica exata da carroceria usando acrílico em vez da chapa de metal.
O metal estrutural do piso recebeu uma lavagem de cobre e todo o demais, incluído o painel, foi cromado. Ademais, as molduras de borracha foram feitas na cor branca, assim como os pneus do automóvel.
Uma fabricação que custou ao redor de 25.000 dólares da época, um valor monstruoso para aqueles tempos.
A ideia por trás do modelo era mostrar tudo o que implica a fabricação de um automóvel em uma época em a que a indústria automotiva estava prosperando.
Segundo dizia o comunicado de imprensa de General Motors de 1939: - "Um automóvel transparente, o primeiro construído nos Estados Unidos, é a mais surpreendente das exibições da GM na feira mundial de Nova York. Criado para mostrar o reforço interior rígido e outras características completas. O único material que falta é o isolamento que normalmente é aplicado à superfície interior trabalhando com um novo material, um plástico sintético transparente."
Contam que após seu aparecimento na Feira Mundial, o Instituto Smithsonian manteve o carro em exposição na Segunda Guerra Mundial, desde 1942 até 1947.
No entanto, no final da década de 1940, o público que o via já considerava que o estilo do automóvel era antigo e obsoleto.
Anos mais tarde o carro foi revendido a vários concessionárias Pontiac até chegar finalmente a um colecionador de automóveis chamado Dom Barlup depois de um leilão onde atingiu os 308.000 dólares em 2011.
Seja como for, as imagens do veículo de mais de oito décadas seguem sendo tão impactantes como então.
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