Na sexta-feira, 21 de agosto, a Administração de Estradas Públicas Norueguesas inaugurou uma nova atração das chamadas Rotas Cénicas Norueguesas com uma ponte em escada sobre a cachoeira Vøringsfossen na região de Hardangerfjord. Esta é provavelmente a cachoeira mais conhecida do país, com um grande fluxo de água que desaba de uma altura de 182 metros, no planalto Hardangervidda e corre té o vale Måbødalen. A cachoeira e a transição dramática entre o fiorde e o planalto da montanha causam uma impressão majestosa.
|
A ponte foi projectada pelo arquiteto Carl-Viggo Hølmebakk, e a construção representa uma longa tradição de exploração dos campos entre arquitectura, tecnologia, infraestrutura e preservação da natureza.
- "Várias condições influenciaram a forma da ponte, pois a construção precisa ser segura e sólida", disse Carl-Viggo.
- "A ponte foi criada para conectar com a história local assim como também com a paisagem, pois isso ajuda a enfatizar as opiniões e experiências", agregou.
O desenvolvimento do ícone turístico de Vøringsfossen aconteceu passo a passo ao longo de vários anos.
As autoridades decidiram assim para não provocar um impacto muito grande que pudesse prejudicar a indústria do turismo local.
Construído assim, aos poucos, e de forma ordenada, permitiu que os visitantes se acostumassem com as mudanças e pudessem desfrutar do projecto conforme ele fosse sendo concluído.
A primeira etapa do projecto foi concluída em 2018 e incluía mirantes, trilhas, estacionamento e serviços próximos ao Hotel Fossli.
2021 ainda deverá contar com outra secção de trilhas, novos mirantes e outras atracções ligadas a observação da natureza.
A ponte de Vøringsfossen atravessa o rio Bjoreio, ligando os miradouros e caminhos em Fossatromma e Fossli.
O elevado para pedestres tem 99 degraus e um vão de 47 metros. A diferença de altura entre os dois lados da garganta é de 16 metros.
A ponte pedonal consiste de dois tripés fundados na rocha que se sustentam no vão central.
A estrutura é composta por sete partes, das quais cinco constituem o lance de escada e as duas últimas servem de suporte.
Os sete componentes da ponte foram içados por um guindaste e montados no local. Toda a ponte foi construída em aço e fixada com longos parafusos chumbado directamente na rocha.
A ponte está localizada a apenas algumas dezenas de metros ao sul de onde a cachoeira desagua em Måbødalen, e com uma altura de 50 metros acima das corredeiras, a ponte também é um mirante estonteante.
VÍDEO
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário