AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Jóias vivas: os casulos brilhantes desta borboleta exótica parecem ouro



As pupas são alvos fáceis para os predadores em busca de uma refeição rica em proteínas, e poderíamos pensar que quanto mais belo o casulo, maiores são as chances de serem avistadas e comidas, mas a Mechanitis polymnia, também conhecida como borboleta tigre-laranja com suas crisálidas brilhantes e douradas são a prova de que o oposto é verdadeiro.

Joias vivas: os casulos brilhantes desta borboleta exótica parecem joias de ouro
Esta borboleta é autóctone das selvas da América Central e do Sul, vivendo nas florestas tropicais entre o do México e Amazónia. Não é exactamente a mais atraente das borboletas. Suas pupas, no entanto, são ouro puro, literalmente. Bem, não literalmente, mas elas parecem jóias de ouro elaboradas penduradas no verso das folhas das plantas, e até nas paredes das casas nas áreas rurais.

Mas, ao contrário das jóias de ouro reais, essas crisálidas brilhantes e com aparência metálica não são destinadas a chamar a atenção, mas sim distrair os predadores e até mesmo os desencorajam a chegar perto. É um mecanismo de defesa natural e muito eficaz.
Joias vivas: os casulos brilhantes desta borboleta exótica parecem joias de ouro

O casulo com aparência surreal da borboleta Mechanitis polymnia já gerou todos os tipos de fatos falsos on-line. Há fotos dessas pupas imponentes legendadas com todos os tipos de mentiras, como se elas contivessem partículas metálicas reais, ou que os casulos vazios tenham sido usados ​​como moeda um dia. Isso pode parecer plausível para algumas pessoas, mas a ciência faz um óptimo trabalho em desmascarar tais mitos.

Primeiro de tudo, os casulos não contêm metais. Eles são feitos de quitina, uma substância natural que dá a alguns insectos e crustáceos uma aparência brilhante. É também o que a maioria das escamas de peixe são feitas. Quanto ao seu potencial como moeda, isso faria sentido se não fosse pelo fato de que os casulos realmente perdem o brilho dourado em apenas alguns dias, uma semana no máximo.
Joias vivas: os casulos brilhantes desta borboleta exótica parecem joias de ouro
Sem mencionar que as crisálidas vazias são extremamente frágeis, o que não as torna ideais como moeda, pelo menos não o tipo que muda de mãos. Isso provavelmente é o melhor, ou teríamos pessoas vasculhando a floresta em busca delas. Desta forma, podemos apenas admirar a sua beleza brilhante de longe.

vídeo
Aparentemente, a borboleta tigre-laranja não é a única borboleta a sair de um casulo que parece uma jóia. A Tithorea tarricina e a Euploea core, também têm casulos muito semelhantes, como você pode ver no vídeo acima.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário