A cor carmim de suas penas inferiores e asas contrasta com os tons escuros das superiores. Não é a versão ornitológica do conde Drácula, mas, no entanto, a nível estético parece bem um mascote de Vlad. Estamos ante, talvez, de um ave com aspecto ainda mais gótico que o corvo ou o urubu. No entanto, esta ave magistral não habita nos Cárpatos, senão que só nas selvas montanhosas da Nova Guiné. É o papagaio-urubu (Psittrichas fulgidus), que chega a medir uns 46 centímetros da ponta de uma asa a outra e pesa em média umas 800 gramas.
|
Quando pensamos em louros, geralmente imaginamos pássaros verdes, vermelhos ou azuis. No entanto, o mundo dos papagaios é bem mais diverso do que cremos. Há 393 espécies diferentes deles que são muito diferentes entre si. Entre elas está o também conhecido papagaio de Pesquet ou maiss comumente papagaio-de-Drácula por motivos óbvios.
VÍDEO
Apesar de seu aspcto e nome, o papagaio-de-Drácula não é carniceiro, senão que um frugívoro altamente especializado, alimentando-se quase exclusivamente de algumas espécies de figos. Supostamente também aprende a falar em cativeiro.
As penas do papagio-urubu são muito apreciadas pelos nativos da Nova Guiné. Além disso ele era muito perseguido pelos caçadores porque alcançava um grande preço como animal de estimação exótico. Para piorar, na atualidade existe a continua destruição de seus habitats.
A pressão diminuiu um pouco quando as autoridades da Nova Guiné criminalizaram a caça e a criação destas aves, mas ainda assim a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica este papagaio como espécie vulnerável em sua lista vermelha.
Muitas vezes o papagaio-de-Drácula pe confundido com a nossa curica-urubu (Pyrilia vulturina), mostrada na foto abaixo, que também é conhecida como papagaio-urubu, mas que na verdade é da família dos periquitos
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário