AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

'Compromisso de Quinta-feira', um doce curta metragem para começar bem a semana


 


este é um vídeo daqueles em que o idioma pouco importa. Você não precisa entender o persa e tampouco saber ler as legendas em inglês, ainda que permita entender o doce poema recitado no início. Escrito e dirigido por um jovem cineasta iraniano de 20 anos, Syed Mohammad Reza Kheradmand, o curta-metragem foi recentemente premiado no Festival do Cinema Africano de Luxor, no Egito.


O título "Compromisso de Quinta-feira" é sugestivo para entender o filme, de fato, é necessário conhecer também um pouco da cultura iraniana para entendê-lo por completo.

O curta acompanha um casal de idosos recitando um poema de Hafez, do século XIV, dentro do carro, quando de repente param no sinal vermelho e percebem outro casal discutindo no carro ao lado, apesar da filha no banco de trás. Com apenas um gesto de cumplicidade o problema é resolvido. Veja antes de ler o último parágrafo.

Você deve ter notado que, na última cena, a esposa idosa já não está dentro do carro, certo? Ocorre que os iranianos consideram auspicioso ir ao cemitério nas tardes de quinta-feira (shab-e jomeh) visitar o túmulo dos entes queridos. Assim a "presença" dela no carro era apenas a sua lembrança despertada pelo poema que retratava o amor que os dois viveram e as flores eram para ela.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário