este é um vídeo daqueles em que o idioma pouco importa. Você não precisa entender o persa e tampouco saber ler as legendas em inglês, ainda que permita entender o doce poema recitado no início. Escrito e dirigido por um jovem cineasta iraniano de 20 anos, Syed Mohammad Reza Kheradmand, o curta-metragem foi recentemente premiado no Festival do Cinema Africano de Luxor, no Egito. |
O título "Compromisso de Quinta-feira" é sugestivo para entender o filme, de fato, é necessário conhecer também um pouco da cultura iraniana para entendê-lo por completo.
O curta acompanha um casal de idosos recitando um poema de Hafez, do século XIV, dentro do carro, quando de repente param no sinal vermelho e percebem outro casal discutindo no carro ao lado, apesar da filha no banco de trás. Com apenas um gesto de cumplicidade o problema é resolvido. Veja antes de ler o último parágrafo.
Você deve ter notado que, na última cena, a esposa idosa já não está dentro do carro, certo? Ocorre que os iranianos consideram auspicioso ir ao cemitério nas tardes de quinta-feira (shab-e jomeh) visitar o túmulo dos entes queridos. Assim a "presença" dela no carro era apenas a sua lembrança despertada pelo poema que retratava o amor que os dois viveram e as flores eram para ela.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário