AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

A nadadora australiana Maddie Groves se recusa-se a participar nas Olimpíadas por causa de "pervertidos misóginos"

 


Maddie Groves, duas vezes medalhista nos Jogos do Rio, decidiu não participar do processo seletivo de seu país para as Olimpíadas de Tóquio.
por LIBERATION e AFP

"Olá pessoal, decidi não participar das eliminatórias olímpicas em Adelaide." 

Em post divulgado no Instagram quinta-feira, a nadadora australiana Maddie Groves, ainda dupla medalha de prata no Rio em 2016, explicou que estava desistindo do processo de seleção do seu país para os Jogos de Tóquio que tem início neste sábado. Por trás do sorriso que exibe na foto, a atleta de 26 anos invoca um motivo muito sombrio: a presença de "pervertidos misóginos" no mundo do esporte.

“Você não pode mais explorar mulheres e meninas, fazê-las sentir vergonha de seus corpos ou temer por sua saúde e esperar que elas representem você para que você possa ganhar seu bônus anual. Acabou ! ela está indignada em suas redes sociais. Que esta seja uma lição para todos os pervertidos misóginos do desporto e para aqueles que lhes lambem as botas. "



A federação australiana lamenta sua decisão

No entanto, o nadador não dá nenhuma indicação da identidade das pessoas envolvidas. Ela já havia reclamado em novembro no Twitter de uma “pessoa que trabalha na natação e me deixa desconfortável pelo jeito que me encara na minha roupa” . Poucos dias depois, ainda na Internet, denunciou um “comentário sinistro” feito por um treinador não identificado, que mais tarde se desculpou rapidamente, “talvez porque o psicólogo da equipa lhe tenha dito para o fazer”. Apesar da desistência, Maddie Groves especifica que não tem intenção de encerrar a carreira, garantindo que está ansiosa por “participar em outras competições ainda este ano” .

Kieren Perkins, presidente da Swimming Australia, o órgão regulador da natação no país, por sua vez, lamentou que o nadador não tenha apresentado uma queixa formal. “A realidade é que tudo o que sabemos é o que está nas redes sociais, ela não contatou a Swimming Australia em nenhum momento, não pudemos falar diretamente com ela e falar sobre suas preocupações para entender que isso aconteça” , disse ele Canal Nove na sexta-feira. 

E para acrescentar: “Infelizmente, as mensagens nas redes sociais não representam uma reclamação admissível para nós. Temos que sentar com as pessoas e conversar sobre isso. Nós realmente gostaríamos de fazer isso e desejamos que Maddie venha e fale conosco se ela achar que pode fazer isso. "


www.liberation.fr


Sem comentários:

Enviar um comentário