O vídeo musical já começa bem com o comentário que encabeça o vídeo no Youtube, onde alguém escreve: - "Mongóis em 1220: Conquistando o mundo conhecido. Mongóis em 2020: conquistando nossos corações!". Nele, o cantor mongol Batzorig Vaanchig, membro de uma banda étnica chamada Khusugtun, canta e toca junto a filha Martha uma canção tradicional mongol, que não dá para saber o nome, mesmo que ele diga no começo, porque não dá para entender nada, mas versa sobre os fortes e velozes cavalos da Mongólia. |
A pequena toca um instrumento feito de ossos de cabra, chamado shagai e Batzorig toca o tradicional tovshuur, um alaúde de duas cordas (pode ter 3 também), que é muito popular entre as tribos mongóis ocidentais, como os altais e tuvanos. Seu canto é gutural tuvano, uma variante particular do canto polifônico praticado por mongóis, que foi inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
VÍDEO
De fato, a história do canto gutural vem de longa data e sua popularidade parece ter surgido como resultado da localização geográfica e da cultura. A paisagem aberta de Tuva permite que os sons viajem uma grande distância. Os etnomusicólogos que estudam o canto gutural nessas áreas dizem que ele é parte integrante do antigo pastoreio. Frequentemente, os cantores viajam para o interior em busca do rio certo ou sobem às estepes da encosta de montanhas para criar o ambiente adequado para o canto gutural.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário