Calcata é uma cidade italiana situada na província de Viterbo, na região do Lácio. Ela foi condenada pelo governo italiano nos anos de 1930, por medo que sua fundação, feita de pedras vulcânicas, estivesse cedendo e que pudesse desmoronar a qualquer momento. Seus habitantes abandonaram a cidade completamente nos anos de 1960 e na década seguinte, mas membros de comunidades hippies e devotos da New Age começaram a encher novamente as estreitas ruas e povoar as antigas casas. Hoje Calcata é uma mistura de conto de fadas com festival de Woodstock. |
O que mais marca a história da cidade é o fato de que, por muitos séculos, ela foi local de peregrinação dos fiéis da Igreja Católica por ter sob sua posse um relicário contendo o Santo Prepúcio de Cristo.
No entanto, depois de muito debate discussões e até a proibição do Vaticano de sequer tocar no assunto, em 1983 o Padre Dario Magnoni afirmou que a relíquia fora roubada e que a peregrinação ao local, no dia da festa da Circuncisão, fora cancelada.
Embora tenha uma história interessante e cheia de mistério, o que mais chama a atenção é a sua peculiar geografia. O lugarejo está incrustado na rocha em uma colina de mais de 45 metros de altura, que sobe em meio a uma densa floreta como uma torre fortificada, proporcionando uma bela vista tanto pra quem a admira desde baixo quanto para quem está lá em cima, observando o belo vale do rio Treja.
Sem comentários:
Enviar um comentário