AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

As 50 grutas mais espectaculares do mundo (2 são portuguesas)

 




São formações geológicas que existem um pouco por todo a Terra e deslumbram quem se atreve a visitá-las. Descubra 50 das grutas mais deslumbrantes do mundo.

Algar de Benagil
As grutas são mais do que apenas “buracos no chão”. São locais utilizados desde o início dos tempos, tanto por Homens como por animais. Foram usadas durante a pré-história como abrigos, cemitérios ou locais religiosos. As cavernas podem ser encontradas por todo o mundo e podem ser dos mais variados tipos: rochosas, feitas totalmente de gelo ou subaquáticas… Para os menos aventureiros, ou com fobias, muitas das grutas/cavernas mais bonitas foram transformadas em atracções turísticas (para bem e para mal), com luzes, chão de madeira e outras comodidades o que nos permite visitá-las sem grandes esforços ou inconvenientes. Portanto já sabem: aracnofóbicos, claustrofóbicos e chiropterafóbicos (fobia de morcegos): o melhor é não entrarem nestas grutas e ficarem-se pelas fotos. Descubra 50 das grutas mais bonitas do mundo.

1. Niah Cave, Malásia


Niah Cave, Malásia
Niah Cave, Malásia

A Caverna Niah na Malásia é uma das maiores grutas de calcário do mundo, com actividade humana desde há 40000 anos atrás. Os arqueólogos acham que os habitantes desta caverna gigante foram os dos primeiros a habitar a zona este da Malásia.



Património Mundial da UNESCO juntamente com o Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, está localizada a cerca de 500km a sul de Hanoi. O Parque Nacional foi criado para proteger as 300 grutas e cavernas, o ecossistema e a floresta de pedra calcária de Annamite Range. Das mais de 300 grutas do parque, apenas 20 foram estudadas por cientistas, num total de 126km. Da gruta de Phong Nha, os cientistas conhecem 44,5km, mas o turistas apenas podem explorar os primeiros 1500m. É a segunda maior gruta do Vietname.

3. Algar do Carvão, Açores


Algar do Carvão
Algar do Carvão

O Algar do Carvão localiza-se na freguesia do Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores. Compreendido na Caldeira Guilherme Moniz, um antigo vulcão adormecido, neste Algar os visitantes podem descer até cerca de 100 metros de profundidade, e observar estalactites únicas no mundo pelas suas características de silicatos, e uma lagoa subterrânea, de águas cristalinas. Está classificado como Monumento Natural Regional.

4. Waitomo Glow Worm Cave, Nova Zelândia


Waitomo Glow Worm Cave, Nova Zelândia
Waitomo Glow Worm Cave, Nova Zelândia

Uma das atracções turísticas mais conhecidas da Nova Zelândia, que se deve às larvas luminosas que vivem no tecto da caverna: as Arachnocampa luminosa, do tamanho de um mosquito. Criam um ninho feito com fibras sedosas e pegajosas (tipo teia de aranha) e penduram-se no final brilhando de forma a atraírem possíveis presas. Quanto mais brilhante estiver a larva, mais fome tem. As larvas que comeram recentemente brilham com menos intensidade. O brilho vem de uma reacção química que acontece na cauda e os insectos são atraídos pela luzinha brilhante, ficando presos nos fios quando se aproximam.

5. Ajanta Caves, Índia


Ajanta Caves, Índia
Ajanta Caves, Índia

Estas cavernas datam do século II a.C. e os monumentos budistas esculpidos na rocha são consideradas como alguns dos melhores exemplos da arte indiana.

6. Mammoth Cave – Kentucky, EUA


Mammoth Cave – Kentucky, EUA
Mammoth Cave – Kentucky, EUA

Localizada no estado do Kentucky, a Mammoth Cave é o maior sistema de cavernas do mundo com mais de 630km de túneis. Pertence a um sistema chamado Mammoth-Flint Ridge Cave System e faz parte da lista oficial de Património Mundial da UNESCO desde 1981.

7. Deer Cave – Borneo, Malásia


Deer Cave – Borneo, Malásia
Deer Cave – Borneo, Malásia

Esta caverna faz parte do Parque nacional de Gunung Mulu e está localizada perto de Miri, Sarawak na zona malásia de Borneu. A caverna é também chamada de ‘Gua Payau’ ou ‘Gua Rusa’ pelos locais, e recebeu o seu nome actual graças aos veados que costumavam pernoitar lá dentro e lamber as rochas salgadas das paredes da gruta. Foi descoberta pela primeira vez em 1961 e explorada em 1978, quando se descobriu que media 174m de largura e 122m de altura. A entrada mede 146m.

8. Saalfeld Fairy Grottos, Alemanha


Saalfeld Fairy Grottos, Alemanha
Saalfeld Fairy Grottos, Alemanha

Embora estas cavernas não tenham sido expostas naturalmente, mas “por culpa” de mineiros que trabalharam na zona, as câmaras de tirar o fôlego continuam lá e devem ser admiradas! Com a desculpa de procurarem as fadas que nela habitam, os visitantes vêm de longe para admirarem a beleza das grutas Saalfeld.

9. Orda Cave, Rússia


Orda Cave, Rússia
Orda Cave, Rússia

Ordinskaya, ou Orda Cave, é a caverna subaquática mais comprida da Rússia e a única caverna subaquática de gesso do mundo! O seu comprimento é de quase 5km, com águas tão límpidas que os mergulhadores têm uma visibilidade de 45m! Além disso não existem correntes dentro da caverna. No entanto é preciso ter muito cuidado ao mergulhar aqui: a temperatura á superfície é de -20ºC; a cada exploração são encontradas mais passagens e túneis que nos levam para longe da gruta principal e onde nos podemos perder. Além disso, sendo que tudo dentro da caverna é  gesso, qualquer pequeno toque pode fazer com que caiam pedaços de parede/tecto tão grandes como um carro!

10.  Jeita Grotto, Lebanon


Jeita Grotto, Lebanon
Jeita Grotto, Lebanon

A Jeita Grotto é composta por duas grutas interligadas feitas de calcário cársico, uma superior e uma inferior,  com um comprimento de cerca de 9km. A gruta superior é a “casa” da maior estalactite do mundo, enquanto a inferior é apenas visitável de barco, pois canaliza um rio subterrâneo. Estas grutas foram habitadas durante os tempos pré-históricos, mas não foram redescobertas até 1836.


11. Son Doong Cave, Vietnam

Son Doong Cave, Vietnam
Son Doong Cave, Vietnam
A Son Doong Cave foi descoberta recentemente por um habitante local e é considerada a maior caverna do mundo! Alberga inúmeras maravilhas, incluindo um ecossistema próprio, sistemas meteorológicos, estalactites com mais de 70 metros de altura e pérolas das cavernas do tamanho de bolas de basquet!!!

12. Blue Grotto – Capri, Italy

Blue Grotto – Capri, Italy
Blue Grotto – Capri, Italy
A Gruta Azul, ou Grotto Azzura em italiano, é uma das atracções turísticas mais famosas da ilha de Capri. É uma caverna marítima inundada até meio e que se enche de uma maravilhosa luz azul. Esta luz é causada pelos reflexão dos raios de sol na superfície da água perto da entrada da gruta. No tempo dos romanos, as lendas diziam que aqui habitavam nereidas, sereias e demónios. A melhor altura para a visitar é ao início da tarde, quando o sol brilha justamente por cima da entrada da gruta.

13. Eisriesenwelt Ice Caves – Werfen, Austria

Eisriesenwelt Ice Caves – Werfen, Austria
Eisriesenwelt Ice Caves – Werfen, Austria
Eisriesenwelt significa em alemão “Mundo dos Gigantes de Gelo”. Um nome apropriado para aquela que é considerada a maior caverna de gelo conhecida na actualidade, com cerca de 42km de longitude. Descoberta em 1879, esta localizada nos Alpes Austríacos perto de Salzburgo. A caverna foi formada através da erosão causada por um rio subterrâneo. As formações de gelo foram criadas a partir de neve derretida empurrada para dentro da caverna pelo vento. Os ventos gélidos do inverno alpino ajudaram a solidificar a neve dentro da caverna, enquanto que durante o verão, o vento fresco que vem do interior da caverna, ajuda a que o gelo não derreta.

14. Batu Caves, Malaysia

Batu Caves, Malaysia
Batu Caves, Malaysia
As Batu Caves na Malásia foi utilizadas desde sempre pela população indígena Temuan, assim como pelos colonos ingleses e chineses. O guano de morcego das cavernas foi extraído para fins agrícolas e neste momento as cavernas estão cheias de estátuas e abertas ao público.

15. Carlsbad Cavern, New Mexico, United States

Carlsbad Cavern, New Mexico, United States
Carlsbad Cavern, New Mexico, United States
A Carlsbad Caverns é a 7ª maior do mundo. A caverna está cheia de câmaras e características de tirar o fôlego, principalmente as suas estalactites e estalagmites brancas. Está localizada nas montanhas Guadalupe no Novo México e a câmara principal, chamada “Big Room” mede 1219 x 190m com 107 metros de altura no seu ponto mais alto.

16. Lascaux Caves – Montignac, France

Lascaux Caves – Montignac, France
Lascaux Caves – Montignac, France
As grutas de Lascaux são conhecidas mundialmente pelas suas pinturas pré-históricas, que se estima terem 17300 anos, encontradas nos anos 40 por um adolescente. Faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1979.

17. Puerto Princesa Underground River – Palawan, Filipinas

Puerto Princesa Underground River – Palawan, Filipinas
Puerto Princesa Underground River – Palawan, Filipinas
O rio subterrâneo de Puerto Princesa está localizado debaixo de uma montanha coberta de floresta, na zona norte da ilha de Palawan nas Filipinas. É rio subterrâneo navegável mais comprido do mundo, com mais de 8km. Em 2012 foi nomeado uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

18. Fantasy Cave – Bermudas

Fantasy Cave – Bermudas
Fantasy Cave – Bermudas
Descoberta em 1905 por dois rapazes de 12 anos, Carl Gibbons e Edgar Hollis, é uma das cavernas subterrâneas mais famosas das Bermudas. Depósitos minerais de calcite formam o que parecem ser cascatas congeladas no tempo. As águas completamente cristalinas e iluminadas, ajudam a criar ambiente projectando sombras nas paredes que dão mais expressividade às superfícies intrincadas da caverna.

19. Tham Lod Cave, Tailândia

Tham Lod Cave, Tailândia
Tham Lod Cave, Tailândia
Tham Lod é uma caverna com 1666m, cheia de estalactite, estalagmites e um rio. A caverna é também a casa de um vasto número de morcegos e andorinhões. Para a visitar é obrigatório levar um guia.

20. Zugarramurdi, País Vasco, Espanha

Zugarramurdi, País Vasco, Espanha
Zugarramurdi, País Vasco, Espanha
Sorginen Leizea, ou a Gruta das Bruxas, é uma gruta localizada em Zugarramurdi no País Vasco espanhol onde, dizem as lendas, se reuniam as bruxas. A câmara principal da gruta foi esculpida por um riacho denominado Regata del Infierno, ou Infernuko Erreka, que a atravessava, formando um grande túnel com 120m de longitude e uma amplitude de 26m. O nome deste conjunto cárstico é uma menção às celebrações pagãs que tinham lugar em algumas das suas salas durante a antiguidade e que, durante a Inquisição, entre 1609 e 1614 foram apresentadas como prova evidente de que em Zugarramurdi se desenvolviam actos de bruxaria.

21. Ellison’s Cave, Georgia, USA

Ellison’s Cave, Georgia, USA
Ellison’s Cave, Georgia, USA
Este enorme “buraco” foi apelidado de Fantastic Pit e é a 12ª caverna mais profunda dos Estados Unidos, com 324 metros. Devido aos obstáculos, apenas os alpinistas mais experientes podem aceitar o desafio e descer.

22. Cave of Crystals (México)

Cave of Crystals (México)
Cave of Crystals (México)
A Caverna dos Cristais, também conhecida como Caverna dos Cristais Gigantes ou Cueva de los Cristales, foi descoberta no ano 2000 por mineiros que trabalhavam na Mina de Naica, no México. Está localizada a 300 metros abaixo da superfície, contém vários dos maiores cristais encontrados no mundo. O maior de todos mede 12m de comprimento, 4m de diâmetro e pesa 55 toneladas. A câmara principal é extremamente quente, chegando aos 58ºC com 99% de humidade.

23. Cueva De Arpea, Spain

Cueva De Arpea, Spain
Cueva De Arpea, Spain
Esta caverna foi formada sob as camadas torcidas de rocha no fundo do vale de Aezkoa. Acredita-se que a caverna foi utilizada em tempos antigos como refúgio para pastores. A sua forma única e a paisagem que a rodeia são sem dúvida suficientes para nos fazer querer conhecê-la!

24. Škocjan Caves – Trieste, Slovenia

Škocjan Caves – Trieste, Slovenia
Škocjan Caves – Trieste, Slovenia
As Škocjan Caves, na Eslovénia, são um sistema protegido de cavernas que atraem milhares de turistas durante todo o ano. São Património Mundial da UNESCO, uma das cavernas mais importantes do mundo e incluem um rio subterrâneo, a gruta mais alta da Europa, um desfiladeiro subterrâneo, várias cascatas e uma ponte que atravessa o desfiladeiro de um lado ao outro. Os primeiros registos encontrados sobre estas grutas datam do século II a.C.

25. Jiu Xiang Caves, China

Jiu Xiang Caves, China
Jiu Xiang Caves, China
Uma das cavernas mais belas da China, as Jiuxiang Caves atraem numerosos visitantes todos os anos. As luzes multicoloridas ajudam a dar um efeito especial às formações rochosas da gruta!

26. Sandy Glacier Caves, Oregon, EUA

Sandy Glacier Caves, Oregon, EUA
Sandy Glacier Caves, Oregon, EUA
Uma das maiores cavernas de gelo dos Estados Unidos. Foi formada pelo derreter do interior dos glaciares e as suas câmaras geladas atraem dezenas de exploradores à procura da sua próxima grande aventura. No entanto, devido ao aquecimento global, o glaciar continua a derreter, o que faz com que durante a próxima década a caverna acabe por desaparecer por completo.

27. Ice Caves, Antárctica

Ice Caves, Antárctica
Ice Caves, Antárctica
O Monte Erebus é a zona mais quente da Antárctica e a mistura de calor e gelo criou estas maravilhosas cavernas por baixo do solo congelado.

28. Hoyo Negro, México

Hoyo Negro, México
Hoyo Negro, México
Uma caverna subaquática que apenas pelo tamanho consegue deixar qualquer um de boca aberta. Mas as descobertas feitas dentro do Hoyo Negro são ainda mais impressionantes: restos de esqueletos de vários animais já extintos e o esqueleto completo de uma rapariga com mais de 12000 anos, o esqueleto mais antigo e completo descoberto nas Américas.

29. Mermaid’s Cave, Irlanda

Mermaid’s Cave, Irlanda
Mermaid’s Cave, Irlanda
Localizada por baixo do Castelo de Dunluce, aqui podemos sentir a aura da magia e das tradições irlandesas, que nos farão sair daqui totalmente espantados.

30. Chinhoyi Caves, Zimbabué

Chinhoyi Caves, Zimbabué
Chinhoyi Caves, Zimbabué
Esta maravilhosa gruta subterrânea atrai exploradores desde a sua descoberta em 1888. Se bem que os mergulhadores já chegaram aos 120m de profundidade, esse não é o fundo da gruta, o que deixa muita coisa para ser descoberta. Quem será o próximo a tentar?

31. Blue Cave, Grécia

Blue Cave, Grécia
Blue Cave, Grécia
Uma das grutas mais bonitas do mundo, sem sombra de dúvida. É um dos fenómenos naturais mais celebrados e conhecidos de todo o Mediterrâneo. O fenómeno que torna a caverna azul é o mesmo que acontece na Croácia: os raios de sol que se reflectem na água junto à entrada da gruta.

32. Majlis al Jinn Cave – Mascate, Omã

Majlis al Jinn Cave – Mascate, Omã
Majlis al Jinn Cave – Mascate, Omã
A caverna Majlis al Jinn é a segunda maior caverna subterrânea do mundo e está localizada numa área remota do Planalto de Selma, em Omã. Majlis al Jinn é comporta por uma única câmara que mede aproximadamente 310m por 225m com uma altura de 120m. Para terem uma ideia do tamanho: dentro da caverna caberiam 12 Boing 747.

33. The Cave of Three Bridges, Líbano

The Cave of Three Bridges, Líbano
The Cave of Three Bridges, Líbano
Pedra calcária com milhares de anos, uma cascata que se forma quando a neve se derrete e 3 pontes naturais, fazem com que a Caverna das 3 Pontes seja uma das localizações mais bonitas do mundo.

34. Reed Flute Cave, China

Reed Flute Cave, China
Reed Flute Cave
O nome provém das canas que nascem junto à entrada da gruta e que as pessoas achavam serem perfeitas para a fabricação de flautas. Iluminada por luzes de várias cores, esta é uma das principais atracções turísticas da cidade de Gullin há 1200 anos. Por aqui podemos encontrar mais de 70 inscrições nas paredes que datam desde 72 a.C até á dinastia Tang.

35. Fingal Cave – Ilha de Staffa, Escócia

Fingal Cave – Ilha de Staffa, Escócia
Fingal Cave – Ilha de Staffa, Escócia
A ilha de Staffa é uma ilha desabitada ao largo da Escócia que esconde no seu interior numerosas cavernas, sendo uma delas a Fingal’s Cave, com 70 de comprimento e totalmente construída por pilares hexagonais de basalto.

36. Jenolan Cave, Austrália

Jenolan Cave, Austrália
Jenolan Cave, Austrália
Situada na Região da Blue Montain, a Jenolan Cave é a gruta mais antiga alguma vez encontrada no mundo. Já foram descobertas mais de 300 entradas, fósseis marinhos e as suas magníficas formações rochosas continuam a atrair milhares de curiosos todos os anos.

37. Devetashka Cave, Bulgária

Devetashka Cave, Bulgária
Devetashka Cave, Bulgária
A maior caverna da Bulgária. No passado foi a casa de várias populações humanas, mas hoje em dia os seus inquilinos são os morcegos. Mais de 30 mil morcegos habitam nesta gruta.

38. Blue Lake Cave, Brasil

Blue Lake Cave, Brasil
Blue Lake Cave, Brasil
A caverna é muito conhecida tanto pelas suas formações rochosas como pelo seu lado. A maravilhosa cor azul do lago faz-nos esquecer de qualquer outra coisa à nossa volta.

39. Cave of the Swallows – Aquismon, México

Cave of the Swallows – Aquismon, México
Cave of the Swallows – Aquismon, México
Uma gruta ao ar livre, com uma profundidade de 370m desde o chão da caverna até à zona mais alta da abertura. A segunda gruta mais profunda do México e a 11ª do mundo. O arranha-céus NYC Chrysler Building caberia perfeitamente dentro dela.

40. Mulu Caves, Bornéu, Malásia

Mulu Caves, Bornéu, Malásia
Mulu Caves, Bornéu, Malásia
Localizadas no Parque Nacional Gunung Mulu no Bornéu, são uma das principais atracções da Malásia. Esta gruta é vizinha da Deer Cave!

41. Antelope Canyon, Arizona, EUA

Antelope Canyon, Arizona, EUA
Antelope Canyon, Arizona, EUA
Escavado durante milhares de anos pelo vento e a água, o que se reflecte no aspecto liso e fluído das suas paredes.

42. Hato Cave, Curacao

Hato Cave, Curacao
Hato Cave, Curacao
Formada por calcário coral, esta caverna é um local popular que atrai visitantes de todo o mundo com vontade de a explorar. Pinturas e petroglifos deixados por escravos fugidos há mais de um século ainda podem ser vistos nas paredes.

43. Dongzhong Cave – Guizhou, China

Dongzhong Cave – Guizhou, China
Dongzhong Cave – Guizhou, China
Não é uma caverna maravilhosa e cheia de beleza natural, como as outras, mas servem um propósito um tanto ou quanto insólito: é uma escola primária!

44. Cenote Ik Kil, México

Cenote Ik Kil, México
Cenote Ik Kil, México
Uma caverna sem tecto, com um enorme lago no centro. Faz as delícias dos seus visitantes e é perfeito para um mergulho a meio da tarde.

45. Onondaga Cave – Missouri, EUA

Onondaga Cave – Missouri, EUA
Onondaga Cave – Missouri, EUA
Da mais de 5500 cavernas no Missouri, a Onondaga Cave é sem dúvida a mais bonita.

46. Crystal Cave, Islândia

Crystal Cave, Islândia
Crystal Cave, Islândia
Formada pelo derreter dos glaciares, a água das chuvas e o calor de uma falha vulcânica. Como a caverna é tão instável, qualquer oscilação ou movimento ecoa por toda a caverna e pode ser ouvido.

47. Sea Cave in Algarve, Portugal

Algar de Benagil
Portugal também tem direito a cavernas maravilhosas e esta é uma das mais bonitas. Situada perto da praia de Benagil, no Algarve, esta caverna apenas pode ser visitada de barco.

48. Kyaut Sae Cave, Myanmar

Kyaut Sae Cave, Myanmar
Kyaut Sae Cave, Myanmar
Sabe-se muito pouco acerca desta caverna, para além de ter sido transformada num templo budista. Vamos descobri-la?

49. Marble Caves, Patagónia

Marble Caves, Patagónia
Marble Caves, Patagónia
Maravilhosos reflexos das águas azuis podem ser vistos refletidos nas paredes e tectos desta caverna. Também é conhecida como Catedral de Mármore por causa dos seus belos arcos escavados na rocha.

50. Phraya Nakhon Cave, Tailândia

Phraya Nakhon Cave, Tailândia
Phraya Nakhon Cave, Tailândia
Local histórico frequentado pelo rei da Tailândia por causa da iluminação que provém dos tectos colapsados. O pavilhão no centro da gruta foi construído para a visita do rei Chulalongkorn em 1890.


www.vortexmag.net

Sem comentários:

Enviar um comentário