W. Eugene Smith - Deleitosa
Uma aldeia espanhola
"Se eu puder levá-los a pensar, fazê-los sentir,
levá-los
a ver, então eu fiz tudo o que podia como professor."
a ver, então eu fiz tudo o que podia como professor."
W. Eugene Smith
Carpideiras no velório de Juan Larra. Deleitosa. 1951.
«W. Eugene Smith (1918-1978) - Fotógrafo, artista e repórter com um olhar profundamente sociológico. Considerado um dos grandes fotógrafos do século XX, destacou-se por suas reportagens. Uma das mais famosas aconteceu em Espanha numa aldeia da zona de Cáceres: Deleitosa, com o titulo de «Uma Aldeia Espanhola».
Deleitosa - Spanish Village. 1950. W. Eugene Smith.
Deleitosa - Spanish Village. 1950. W. Eugene Smith.
A revista LIFE encarregou W. Eugene Smith em 1950 de fazer uma reportagem sobre Espanha. Ele tinha 32 anos e veio de França onde tinha falado com exilados espanhóis. Acompanhavam-no o seu ajudante Ted Castle e Nina Peinado (filha de refugiados republicanos), que faria de intérprete na viagem. A revista LIFE vendia em 1951 cerca de 5 milhões de exemplares, mas o numero de Abril desse anos vendeu 27 milhões. No seu interior, vinha a reportagem de W. Eugene Smith, intitulada "Spanish Village". Em Espanha foi censurada e proibida e suas fotos só foram mostradas publicamente em 1999, meio século depois.»
(www.um.es)
Grão voando no ar durante a joeira feita por mulheres. Deleitosa. 1950.
Meninas em sala de aula escura, separadas dos rapazes. Deleitosa. 1950.
«W. Eugene Smith não se limitou a uma série de fotografias da aldeia e seus
habitantes, realizou uma pesquisa social.
Escreveu todos os nomes e as idades dos entrevistados, estabelecendo
uma relação com as pessoas retratadas. Fez 1575 fotografias em Deleitosa
e finalizou o trabalho com um relatório de 24 páginas em que fornece informações
gerais sobre Espanha. É uma análise sócio-económica, que se concentra
principalmente na produção agrícola, os trabalhadores, as condições de trabalho, segurança social,
a redistribuição de terras, o desemprego, o analfabetismo, os preços, ...
Um grande exemplo para os fotógrafos que queiram analisar hoje a situação de uma comunidade.»
(www.elangelcaido.org)
Velório de Juan Larra. Deleitosa. 1951.
Pesando tomates. Deleitosa. 1951.
Criança recolhendo estrume para ser usado como fertilizante. Deleitosa. 1950.
Vista da aldeia, mostrando fileiras de casas de pedra bruta e de adobe, ruas estreitas, burros carregados,
moradores descansando numa atmosfera de vida primitiva, a poeira, a pobreza. Deleitosa. 1950.
Padre D. Manuel segura a cabeça do bebé Buenaventura Jiminez Morena. Durante o batizado,
ele é mantido sobre a fonte batismal pelo padrinho, enquanto parentes e amigos assistem. 1950.
Indignação expressada no rosto e gestos de uma mulher argumentando
sobre a escolha do local da debulha com os vizinhos. 1950.
Perfil de D. Manuel, padre da aldeia, durante uma caminhada. 1951.
Família de agricultores (os Curiels) de cócoras no
chão de terra da sua casa, comendo da panela. 1950.
Camponesa usando métodos antigos para enrolar o linho. 1951.
Spain. Extremadura, província de Cáceres. 1951.
Agricultor fazendo pressão sobre arado puxado por burros,
para abrir sulcos durante o tempo da sementeira. 1950.
«A pobreza, a ditadura franquista, um país a recuperar da guerra civil, o isolamento e
a omnipresença da fé, de tudo isso nos fala Smith com o poder das imagens.
Não sei se o fotógrafo foi levado à Deleitosa por um estranho e invulgar acaso ou se teria
porventura, visto o documentário de Luis Buñuel, Las Hurdes - Tierra sin pan,
rodado no início da década de 30 num local não muito longe da aldeia que ele próprio
celebrizaria.»
(avenidadasaluquia34.blogspot.pt)
Três membros da temida Guardia Civil do ditador Franco na Espanha rural. Deleitosa. 1951.
Citizen Grave
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