AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

 


Com a Revolução Neolítica ocorreu a primeira transformação radical da forma de vida da humanidade passando de ser nômade a sedentária e de ter uma economia coletora (caça, pesca e coleta) a produtora (agricultura e pecuária). O desenvolvimento da agricultura e pecuária permitiram que se desenvolvessem os primeiros núcleos de população estáveis e a construção de estruturas que permitissem a vida em comunidade. Esta revolução agrícola implicou, além da "domesticação" do mundo vegetal e animal, a manipulação das espécies para adequá-las ao consumo humano.


Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?


De fato, as frutas e verduras que compramos nas quitandas ou supermercados não se parecem praticamente nada às que nossos antepassados cultivaram faz milhares de anos.

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

Por exemplo, a banana silvestre foi cultivada pela primeira vez faz 7.000 anos na Papua Nova Guiné e continha em seu interior sementes duras e grandes e sua cor era bem mais verde que a de agora. Atualmente, as bananas foram manipuladas geneticamente e o resultado é uma fruta com sementes imperceptíveis, melhor sabor, mais nutrientes e uma cor bem mais bonita.

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

As melancias, que têm sua origem em África, se converteram em um alimento muito comum a partir de 1600. O aspecto que tinham então era muito diferente das atuais. Seu interior era verde e com sementes maiores. Hoje, as melancias têm um aspecto bem mais fresco, e seu interior passou a ser da cor vermelha.

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

As berinjelas são as que mais evoluíram de forma e cor. É que ao longo de toda sua história, foram brancas, azuis, celestes, rosas e amarelas. As primeiras foram cultivadas na China e África e, ademais, tinham espinhos. E, pouco a pouco, este cultivo se desfez dos espinhos e transformou-se no legume que encontramos nos supermercados.

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

O milho amarelo que podemos encontrar nas quitandas pouco tem a ver com aquela planta verde e seca, de aparência pouco comestível, que foi cultivada pela primeira vez no ano 7.000 a.C. A domesticação do milho foi realizada pelos povos da América Central -possivelmente os maias- a partir da Zea ou teosinto.

Como era o mundo vegetal antes da intromissão da mão humana?

Como exemplo mais radical, as cenouras. As primeiras foram cultivadas no século X na Pérsia e Ásia menor. Originalmente eram avermelhadas ou brancas, com uma raiz fina e bifurcada, mas com a passagem do tempo perderam o pigmento púrpura e tornaram-se amarelas. Com efeito, como já explicamos, a cenoura é produto do nacionalismo holandês.


VÍDEO

De modo que, a próxima vez que alguém diga de forma afetada que não deveríamos comer alimentos que foram modificados geneticamente, você pode lhe dizer que já estamos fazendo isso faz tempo.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário