Um dossel de bambu discreto situado entre a paisagem verdejante das montanhas cárticas de Yangshuo, China, perto do conhecido Monte da Lua, oferece uma pausa do sol e chuvas frequentes que assolam a região. Desenhada pela Lllab Arquitetura para performances teatrais ao ar livre, a estrutura cheia de curvas se funde perfeitamente com o ambiente circundante. Touceiras de bambu nativo se alinham no caminho que a copa ocupa, uma vez que a instalação se estende por 140 metros, às margens do Rio Li, que serpenteia as montanhas locais. |
Lanternas menores são posicionadas na entrada do local antes que a estrutura maior conduza os visitantes ao palco principal da apresentação, que fica às margens do Rio Li. O dossel foi tecido à mão por artesãos locais, que utilizam uma técnica específica que permite que a forma sutil seja feita inteiramente de matéria orgânica sem o uso de cola ou pregos.
A técnica utilizada é a mesma dos tecelões de cestas, balaios e peneiras de bambus. A casca da gramínea é retirada com cuidado e então é entrelaçada em camadas de malhas para que tenham sustentação entre si. É isso que faz com que a topografia do teto do dossel paire entre colunas de bambu como se não houvesse nenhum suporte.
Para explorar mais os projetos do escritório de arquitetura, acesse o seu Instagram.
Sem comentários:
Enviar um comentário