AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O que é que aconteceu a 24 de agosto no Porto? A história do nome da praça

 portosecreto.co 


campo 24 de agosto

Esta história passou-se há 200 anos, em 1820.

O Campo 24 de agosto, uma conhecida praça para todos os portuenses, foi buscar o seu nome a um evento que aconteceu há 200 anos. Antes disso chamava-se Campo de Mijavelhas e era o local que servia de ponto central de abastecimento de água da cidade.

Aqui, no antigo Campo das Mijavelhas existia uma arca de água, que servia o abastecimento e cujas “ruínas” podem ser visitadas na atual estação de metro do Campo 24 de agosto. Os vestígios da estrutura, agora em exposição, foram encontrados durante as escavações para a construção da estação que hoje conhecemos.

Para além disso, o Campo das Mijavelhas, nos tempos medievais, era também conhecido como o local onde se executava os infratores, pelo que é um lugar de importância transversal à história da cidade do Porto. No mesmo seguimento, há 200 anos atrás, esta praça mudou de nome e é esta mesma história que fomos descobrir.

Porque é que chamamos à praça “Campo 24 de agosto”?

A praça homenageia a Revolução Liberal que aconteceu a 24 de agosto de 1820, no Porto. Ainda que tivesse sido aqui iniciada, as repercussões desta revolução fizeram-se sentir em todo o país, marcando o fim da monarquia absolutista em Portugal. Dois anos após esta revolução, em 1822, era publicada a primeira Constituição.

Esta revolução aconteceu há 200 anos e 2020 é um ano de celebrações no Porto, sendo também homenageada, por exemplo, na Feira do Livro. A mudança de nome da praça foi oficializada a 1 de agosto de 1860, 40 anos mais tarde, pelo Governo Civil.

Desde então, deixou de ser conhecida como Campo das Mijavelhas e passou a chamar-se, até aos dias de hoje, Campo 24 de agosto.

E de onde vem o nome “Mijavelhas”?

Não há certezas documentadas sobre as origens deste nome, mas julga-se estar relacionado com uma tradição ancestral. Segundo consta, era neste local que as mulheres se “aliviavam” quando vinham, desde Valongo ou S. Cosme, para a cidade vender produtos alimentares nas feiras.

Se é esta a explicação correta, não sabemos, mas que é engraçada e curiosa, isso é verdade. De qualquer forma, atualmente conhecemos este local como Campo 24 de agosto e a sua origem remonta a uma revolução que libertou o país e teve início na Invicta.

Mais uma vez, a importância história deste lugar e da cidade do Porto em geral estão de mãos dadas.


VÍDEO




Sem comentários:

Enviar um comentário