AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O loop de Tehachapi é um dos melhores espetáculos ferroviários do mundo


 


O loop de Tehachapi é um grande espiral de 1,17 quilômetros de comprimento formado pela linha férrea que atravessa as montanhas do mesmo nome no condado de Kern no centro-sul do estado norte-americano da Califórnia. O trecho de linha férrea assim conhecido e conceituado Monumento Nacional de Engenharia Civil se une a singular paisagem do Passo de Tehachapi, conformando um conjunto de especial atrativo, que inclusive tem câmeras ao vivo durante 24 horas.


O loop de Tehachapi é um dos melhores espetáculos ferroviários do mundo

O trecho foi construído pela companhia Ferrovia do Pacífico Sul, que iniciou os trabalhos em 1874, com o objetivo de transpor o desnível do terreno de uma maneira gradual e com a inclinação adequada, de 2,2% em sua parte mais pronunciada, para o avanço dos comboios. O acerto em sua construção fez com que permanecesse praticamente inalterado durante os últimos 140 anos.

O projeto é do engenheiro William Hood, e sua realização prática foi feita por mais de 3.000 trabalhadores de origem chinesa que durante dois anos e sem contar com a ajuda de maquinaria pesada, construíram o loop a base de picaretas, pás e dinamite para abrir passagem através do duro granito da região.

O loop de Tehachapi é um dos melhores espetáculos ferroviários do mundo

O espetáculo, que já se converteu em um dos mais visitados pelos transportes norte-americanos, ocorre quando um trem de comprimento maior que a do loop cruza sobre si mesmo ao percorrer o espiral, ganhando a impressionante altura de 23 metros em uma distância tão curta, sobre o túnel número 9 da linha.

Não obstante no momento de sua inauguração, em 1876, ninguém podia imaginar que algum dia as composições ferroviárias atingiriam um tamanho maior que a distância do loop.


vídeo

Em 1996 o loop passou a ser propriedade da Ferrovia Union Pacific, que fechou o trânsito de passageiros, sendo utilizado hoje em dia apenas para transporte de cargas. Com uma única exceção, já que o Coast Starlight o utiliza quando sua rota habitual está fechada, para regozijo de viajantes e empregados. Porque além do loop, a linha conta com 18 túneis, 10 pontes e numerosas torres de água para as antigas locomotivas a vapor, que ainda permanecem in situ.


vídeo

O loop é parte do último trecho da linha que liga as cidades de San Francisco a Los Angeles, entre as localidades de Bakesfield e Mojave, com uma média de 40 comboios diários, o que proporciona múltiplas ocasiões de contemplar o evento.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário