AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Governo e Câmara do PS votam ao desprezo população do Barreiro



Confrontado, através da Assembleia da República, pelo Grupo Parlamentar do PCP sobre o encerramento do centro de vacinação no Barreiro, que obriga os barreirenses a deslocarem-se à Moita para a toma da vacina da gripe e do Covid19, o Governo descarta-se e chuta para a Câmara a responsabilidade da não existência de um centro de vacinação no Barreiro.
Com efeito, o Ministério da Saúde (MS) informa que desde final do mês de Setembro a direcção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho efectuou “um pedido ao Município do Barreiro com vista à disponibilização de outro espaço para instalar o Centro de Vacinação”. O MS informa ainda que a Câmara Municipal do Barreiro, “sugeriu duas lojas de pequena/média dimensão no Centro Comercial do Barreiro, mas estas não cumpriam os requisitos mínimos previstos” da Direcção Geral de Saúde.
Ou seja, a população do Barreiro é forçada a deslocar-se ao Centro de Vacinação na Moita porque Governo e Câmara Municipal do Barreiro (CMB) não se entendem na resolução deste problema que tantos prejuízos provocam.
Como afirmámos no comunicado emitido em Outubro: não é possível aceitar que tenha sido encerrado o Centro de Vacinação, instalado no pavilhão da Escola Secundária de Santo André (ESSA), sem garantir a manutenção deste serviço no concelho do Barreiro, levando a que as populações sejam obrigadas a deslocar-se à Moita para poderem ser vacinadas.
A população em causa, é maioritariamente uma população idosa com dificuldades de deslocação quer pela questão física quer pela monetária. É uma população que muitas vezes vive isolada tendo por isso dificuldades acrescidas. O Inverno, também não ajudará os mesmos a enfrentarem deslocações e as longas filas, pois trata-se de um Centro de Vacinação que servirá a população de dois concelhos.
O PCP exige urgente resolução desta situação, que Governo e Câmara Municipal do Barreiro, ambos PS, se entendam na escolha de local para reabertura imediata dos serviços de vacinação no concelho do Barreiro.
Só assim é possível garantir a vacinação e melhorar a prestação de cuidados de saúde aos utentes.
Executivo da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP
2/12/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário