AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Monte Thor, a maior queda vertical do mundo


 

O Monte Thor é uma montanha situada no Parque Nacional Auyuittuq -que em inuíte significa a "terra que nunca derrete", na Ilha Baffin, Canadá, que faz parte da Cordilheira Ártica. Sua altitude não é especialmente destacada, já que tem 1.675 metros de altura. Mas tem uma característica que a faz única no mundo: é a montanha da Terra com a maior queda vertical. Este paredão tem uma altura de 1.250 metros, e não só isso senão que ademais seu ângulo médio é de 105 graus, isto é, 15 graus acima da vertical.


Monte Thor, a maior queda vertical do mundo

Apesar de sua situação remota e a conseguinte dificultem de acesso, é um lugar popular entre os escaladores, que dispõem do único lugar de acampamento permitido à entrada do vale de Akshayuk.

Donald Morton e o físico teórico Lyman Spitzer foram os primeiros da história em vencer o Monte Thor, na expedição do Clube Alpino do Canadá dirigida por Pat Baird em 1965, depois de numerosas tentativas anteriores. Precisaram de 33 dias para superar o desafio.


vídeo

Mas teria que esperar até 2006 para que uma equipe norte-americana descesse pela primeira vez o Thor fazendo rapel. Ocorreu em 23 de julho desse ano. Em sua tentativa anterior, em 2004, tiveram que abandonar devido às condições meteorológicas adversas. A primeira escalada livre em solitário, sem cordas nem cintos, foi realizada por Jason Smith em 1998.

Monte Thor, a maior queda vertical do mundo

O salto de paraquedas, parapente e similares é completamente proibido, dada a dificuldade de acesso para os serviços de socorro e emergências, de modo que o Canadá mantém patrulhas que vigiam rotineiramente a região para interceptar os infratores, sem sucesso, pois há muitos vídeos de pessoas fazendo salto de base lá.

Monte Thor, a maior queda vertical do mundo

Lamentavelmente a montanha também já cobrou vidas, como a do guarda-florestal do parque de 26 anos Philip Robinson, que se precipitou ao vazio enquanto tentava a escalada.

Monte Thor, a maior queda vertical do mundo

No mesmo parque nacional situa-se outra montanha singular, o Monte Asgard (acima), chamado assim pelo reino dos deuses nórdicos e que possui dois picos gêmeos com o cume plano, o que lhe dá um aspecto visualmente curiosos. Asgard foi escalado pela vez primeira em 1953, por uma expedição científica suíça dirigida igualmente por Pat Baird. Mas talvez seja mais conhecido por ser a montanha de onde James Bond se lança de paraquedas no começo do filme "007 - O Espião Que Me Amava".


vídeo

Ainda que a cena do filme decorra na Suíça, o salto foi feito na ilha Baffin pelo dublê Rick Sylvester. O salto no vazio é considerado uma das cenas de ação mais sensacionais de todos os tempos da história do cinema.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário