Parte 1 temos O Avião Mais Rápido (que parece com o avião dos X-men), O Maior Cargueiro e o Primeiro a Bater a Velocidade do som! Curtam!
Enfim, boa leitura e boa Informação a todos!
SR-71 BlackBird – O “Avião dos X-Men”
Este aqui é o espantoso e maravilhoso SR-71 Blackbird, ou como o apelidei: “O Avião dos X-men”. Simmm ele existiu na vida real — muito real na verdade.Ele foi concebido ainda com a denominação A-12 (Archangel ou Article) a pedido da CIA para substituir o avião espião U-2, que já havia sido derrubado uma vez pela URSS — estamos falando da época da Guerra Fria senhoras e senhores. Pois então, ele tinha que: Voar Muito Alto, Muito Rápido e ainda ser “invisível aos radares” para que espionasse Melhor — mesmo que ele ainda não fosse tão “stealth” quanto seus parentes próximos F-117, F-22 e F-35 — esses dois últimos aparecem inclusive na nossa Parte 2. E ah sim… ele foi testado na Área 51 (que existe MESMO!).
Foi com esses propósitos que foi gerado o A-12 e mais tarde o seu “filho”, o memorável SR-71 Blackbird que conta com o Recorde de Velocidade Absoluta: 3.529,56 Km/h (+Mach 3); Altitude absoluta: 85.069 pés; Voo New York – Londres: 1 hora, 54 minutos e 56 segundos.
O “bichinho” foi colocado em serviço em janeiro de 1966 (pouco depois da estreia e aposentadoria do A-12) e foi tirado de serviço em 1989 — os USA dizem que foi porque os “satélites já conseguiam espionar melhor e + barato que o SR-71”. Mas nesses mesmos anos entraram em serviço os Mig-25 e Mig-31 que foram concebidos para… interceptar and abater o SR-71 Blackbird.
Bom… só pra fechar: tudo novo foi criado para ele. Ele era quase todo em titânio. Foi um dos primeiros aviões a usarem compostos em sua estrutura. Até o combustível era diferente — seus motores funcionavam em Ramjet em voos de altíssima velocidade. Foi o primeiro avião a adotar conceitos de Stealth a se tornar Totalmente Operacional e reza a lenda que quando lançavam mísseis para derrubar o bichinho, o piloto simplesmente ACELERAVA para Escapar.
E ainda fez uma aparição no filme X-Men Primeira Classe kk — mas o da vida real não planava no ar não que nem helicóptero não viu!
Fontes: Cavok – “A” de ataque: Lockheed A-12 OXCART, o pai do SR-71 Blackbird [Link] / Cultura Aeronáutica – Segredos do espantoso SR-71 Blackbird [Link]
Bell X-1: O Primeiro Avião mais Veloz que o Som!
Se vocês viram o nome “Mach” seguido de um número, quer dizer que o avião (ou objeto) ultrapassou a velocidade do som. Como o SR-71 fazia +Mach 3, quer dizer que ele ultrapassava a velocidade do som em mais de 3 FUCKING VEZES! Mas tudo tem um começo né não? E o começo do voo que supera a velocidade do som veio com esse bichim: o Bell X-1.Em 14 de outubro de 1947, o Bell X-1 tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo Capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles “Chuck” Yeager. Neste vôo de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06 — isso em voo nivelado.
Também “reza a lenda” que o primeiro avião a jato a participar de uma Guerra, o assustador Me-262 alemão (que participou da 2º Guerra Mundial) conseguia superar a velocidade do som “caindo à toda velocidade”.
Pena que não vimos a “primeira batalha de caças à jato” na 2º Guerra Mundial — porque os Gloster Meteor (britânicos) e os P-80 Shooting Star (americanos) que entraram em operação, ali, perto do mesmo período, nunca “encontraram” os Me-262. Mas isso é outraaa história…
Fontes: Wikipedia – Bell X-1 [Link] / Velocidade supersónica [Link] / Area Militar – Me-262A 1a «Schwalbe» [Link]
Antonov-225 Mriya: O Maior Avião de Carga do Mundo!
Esse é um verdadeiro MONSTRO. Se trata do maior avião cargueiro e também maior avião (mesmo) do mundo hoje: o impressionante An-225 Mriya ucraniano! Ele foi construído baseado no seu “irmão menor” (que também não tem iguais no mundo) chamado An-124 Ruslan, somente para poder “levar de um lugar para o outro”, o ônibus espacial russo, o Buran.Ele só não é maior em envergadura (tamanho da asa de ponta a outra) que o Hughes H-4 Hercules. Mas nada se compara a ele, em… nada, vamos dizer kk. Fica a curiosidade “monstra” que ele tem o Record de maior carga transportada (claro). Isso foi em setembro de 2001, quando o An-225 voou transportando uma carga de 253,86 TONELADAS (dá mais ou menos umas 5 ou 6 sogras… hehehe). Sendo que sua capacidade máxima é de 300 TONELADAS (DENTRO ou FORA!).
Outra curiosidade, que na verdade o maior avião de carga do mundo “produzido em série” foi o seu irmão mais velho (“e menor”) o também gigante An-124 Ruslan, já que o An-225 Mriya foi feito com o propósito de carregar o Buran “nas costas”, sendo Só Um. E para ver a história completa do An-225 Mriya, basta Clicar Aqui e ver um vídeo da Discovery que conta tudo direitinho!
Ahh sim! Fica a curiosidade que a aeronave fictícia An-500 que aparece no Filme 2012 foi claro, baseada no An-225 Mriya!
Fontes: Plano Brasil – História do Antonov An-225 Mriya – OTAN “Cossack” [Link] / Wikipedia – Antonov An-225 [Link]
O Flyer One (avião dos Irmãos Wright) não tinha Potência para Permanecer em Voo
Pois muito bem, o Flyer One (a máquina voadora dos Irmãos Wright) simplesmente não tinha uma relação peso x potência suficiente para conseguir se manter em voo — mesmo sendo catapultada.Pegando um pouco do texto da Cultura Aeronáutica nós temos:
“Mas aqui começam os problemas: o Flyer I tinha um peso vazio de 274 Kg, e era limitado a 338 Kg na decolagem. Isso dá uma relação peso-potência de meros 0,04 Hp/Kgf.Fonte: Cultura Aeronáutica – Irmãos Wright: pioneiros do voo a motor ou embusteiros? [Link]
Levando-se em consideração a enorme área alar de 47 metros quadrados, 3 vezes maior que a área alar de uma aeronave de treinamento Aero Boero, e o arrasto resultante disso, não é preciso ser engenheiro aeronáutico para se afirmar que tal motor, com seus 12 HP, era totalmente incapaz sequer de manter a aeronave em voo, e muito menos para fazer decolar a aeronave por seus próprios meios.”
Então… construíram uma replica perfeita do Flyer One em 2003 e fizeram uma tentativa de voo dela também no mesmo ano… e claro que não esboçou voo algum mesmo com a catapulta. Vejam bem, não sou “ufanista”, não estou dizendo nada…
Para qualquer duvida sigam as fontes ai pessoal. No texto da Cultura Aeronáutica que está bem completo e fala tudo sobre o tema, temos a história completa e as ramificações geopolíticas do assunto. Indico fortemente a leitura viu.
Fontes: Cultura Aeronáutica – Irmãos Wright: pioneiros do voo a motor ou embusteiros? [Link] / Replica Fails to Fly During Festivities Marking 100 Years of Flight – 2003-12-17 [Link]
F-22 e F-35: Os Caças Mais Caros da História!
Agora vamos falar dos aviões que são simplesmente os mais caros Caças (aviões de guerra) da História! Como deixo links ai nas Fontes EXCELENTES para que os amigos and amigas leiam mais um pouco sobre eles, vou me reservar a falar o “basicão”.Primeiro o F-22! Ele “nasceu” para ser o Melhor caça de Superioridade Aérea jamais feito. Venceu o protótipo (belíssimo e possivelmente mais avançado) YF-23 na competição para ser produzido.
F-22 O Caça Nascido para ser Virtualmente Invencível!
Digamos que o F-22 é “virtualmente” invisível aos radares (stealth – seus mísseis ficam dentro do caça!) possui alguns dos motores + potentes da história com vetoração de empuxo 2D — o escape dos motores “sobem e descem” para aumentar a manobrabilidade do bichim — e também custou os “olhos da cara americanos” para ser desenvolvido.O F-22 americano é o Segundo Caça com custo de desenvolvimento + caro da história (custou a bagatela de U$ 62 BILHÕES DE DÓLARES OBAMAS) e só umzim, só um F-22 custava U$ 330 Milhões de Dólares – Um F-22 = Um estádio da Copa no Brasil!!
F-35: O caça mais caro da história (até hoje)
Mas se você achou o custo do F-22 caro… meu amigo… Foi porque ainda não viu o do F-35 — O CAÇA MAIS CARO DA HISTÓRIA ATÉ HOJE! Basicamente, o F-35 nasceu para ser o “irmão menor” do F-22 (ele nasceu para ser o… Robin, vamos dizer assim). Então ele teoricamente era para ter um custo de desenvolvimento menor né? KA KA KA.O F-35 também é stealh, leva seus misseis “dentro de si mesmo” e a versão F-35B é capaz de PLANAR NO AR COMO UM FUCKING HELICÓPTERO (capacidade essa comprada do Yakovlev Yak-141 Russo, mas que caças menores como o britânico Harrier já tinham).
VÍDEO
O bem da palavra, o F-35 (e seus 3 modelos diferentes) não foi projetado para ser um caça de superioridade aérea como o F-22, por isso ele não tem a mesma capacidade de combate aéreo.
Em compensação é o caça mais tecnológico já feito pelo homem! Só o capacete dele custa 400 Mil Dólares OBAMAS e É CAPAZ DE VER ATRAVÉS DA FUCKING AERONAVE! Isso mesmo, têm câmeras no bichinho o que permite o capacete dar visão 360º DO LADO DE FORA pro FUCKING PILOTO!
Apesar disso, o capacete (assim como todo o caça) dá constantes problemas e se tornou uma verdadeira pedra no sapato americano — mas vai voar e ficar pronto. E quanto ao custo de desenvolvimento? Então… ele custou apenas US$ 400 BILHÕES DE DÓLARES
Um F-35 gira em torna de 160, 110, 120 Milhões de Dólares.
EXTRA: Padre Bartolomeu de Gusmão – “O Padre Voador”!
E para fechar, vamos conta a história do Padre Voador, que por acaso aparece no livro Memorial do Convento de Saramago… que por acaso tem uma review do livro aqui no site — siga o link. Então, o Padre Bartolomeu de Gusmão no Brasil, em Santos (dezembro de 1685 — Toledo, 18 de novembro de 1724) quando o Brasil ainda era colônia portuguesa.Digamos que ele inventou uma espécie de balão e deu a ele o nome de “Passarola” — que nada mais era um que Aeróstato. Aeróstatos são aeronaves mais leves que o ar com capacidade de voo (dã) como balões e dirigíveis.
E o primeiro a inventar “uma coisa que voasse” foi justamente o Padre Bartolomeu de Gusmão (que chegou até ser perseguido pela Inquisição… acusado de ter se convertido ao judaísmo… enfim)!
Fica a curiosidade que Santos Dummont antes de se aventurar a fazer “máquinas + pesadas que o ar capazes de voar” também inventou diversos balões e dirigíveis — quase como um teste para o seus 14-Bis e Demoiselle — ganhando competições na França com eles. E você pode ver alguns deles aí na galeria.
Outra curiosidade é que hoje a EMBRAER (Brasileira) é a Terceira Maior Empresa de Aviação do Mundo e há pouco tempo trouxe a publico o maior avião cargueiro já construído na empresa e o maior já construído na América Latina, que pretende inclusive disputar mercados internacionais com empresas americanas. Se trata do Lindo KC-390!
Fontes: Wikipedia – Bartolomeu de Gusmão [Link] /
Santos Dumont [Link] / Cavok – Há 46 anos era criada a Embraer [Link]
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