Parte 1 temos O Avião Mais Rápido (que parece com o avião dos X-men), O Maior Cargueiro e o Primeiro a Bater a Velocidade do som! Curtam!

Enfim, boa leitura e boa Informação a todos!
SR-71 BlackBird – O “Avião dos X-Men”

Ele foi concebido ainda com a denominação A-12 (Archangel ou Article) a pedido da CIA para substituir o avião espião U-2, que já havia sido derrubado uma vez pela URSS — estamos falando da época da Guerra Fria senhoras e senhores. Pois então, ele tinha que: Voar Muito Alto, Muito Rápido e ainda ser “invisível aos radares” para que espionasse Melhor — mesmo que ele ainda não fosse tão “stealth” quanto seus parentes próximos F-117, F-22 e F-35 — esses dois últimos aparecem inclusive na nossa Parte 2. E ah sim… ele foi testado na Área 51 (que existe MESMO!).

O “bichinho” foi colocado em serviço em janeiro de 1966 (pouco depois da estreia e aposentadoria do A-12) e foi tirado de serviço em 1989 — os USA dizem que foi porque os “satélites já conseguiam espionar melhor e + barato que o SR-71”. Mas nesses mesmos anos entraram em serviço os Mig-25 e Mig-31 que foram concebidos para… interceptar and abater o SR-71 Blackbird.

E ainda fez uma aparição no filme X-Men Primeira Classe kk — mas o da vida real não planava no ar não que nem helicóptero não viu!
Fontes: Cavok – “A” de ataque: Lockheed A-12 OXCART, o pai do SR-71 Blackbird [Link] / Cultura Aeronáutica – Segredos do espantoso SR-71 Blackbird [Link]
Bell X-1: O Primeiro Avião mais Veloz que o Som!

Em 14 de outubro de 1947, o Bell X-1 tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo Capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles “Chuck” Yeager. Neste vôo de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06 — isso em voo nivelado.

Pena que não vimos a “primeira batalha de caças à jato” na 2º Guerra Mundial — porque os Gloster Meteor (britânicos) e os P-80 Shooting Star (americanos) que entraram em operação, ali, perto do mesmo período, nunca “encontraram” os Me-262. Mas isso é outraaa história…
Fontes: Wikipedia – Bell X-1 [Link] / Velocidade supersónica [Link] / Area Militar – Me-262A 1a «Schwalbe» [Link]
Antonov-225 Mriya: O Maior Avião de Carga do Mundo!

Ele só não é maior em envergadura (tamanho da asa de ponta a outra) que o Hughes H-4 Hercules. Mas nada se compara a ele, em… nada, vamos dizer kk. Fica a curiosidade “monstra” que ele tem o Record de maior carga transportada (claro). Isso foi em setembro de 2001, quando o An-225 voou transportando uma carga de 253,86 TONELADAS (dá mais ou menos umas 5 ou 6 sogras… hehehe). Sendo que sua capacidade máxima é de 300 TONELADAS (DENTRO ou FORA!).


Fontes: Plano Brasil – História do Antonov An-225 Mriya – OTAN “Cossack” [Link] / Wikipedia – Antonov An-225 [Link]


O Flyer One (avião dos Irmãos Wright) não tinha Potência para Permanecer em Voo


“Mas aqui começam os problemas: o Flyer I tinha um peso vazio de 274 Kg, e era limitado a 338 Kg na decolagem. Isso dá uma relação peso-potência de meros 0,04 Hp/Kgf.Fonte: Cultura Aeronáutica – Irmãos Wright: pioneiros do voo a motor ou embusteiros? [Link]
Levando-se em consideração a enorme área alar de 47 metros quadrados, 3 vezes maior que a área alar de uma aeronave de treinamento Aero Boero, e o arrasto resultante disso, não é preciso ser engenheiro aeronáutico para se afirmar que tal motor, com seus 12 HP, era totalmente incapaz sequer de manter a aeronave em voo, e muito menos para fazer decolar a aeronave por seus próprios meios.”
Então… construíram uma replica perfeita do Flyer One em 2003 e fizeram uma tentativa de voo dela também no mesmo ano… e claro que não esboçou voo algum mesmo com a catapulta. Vejam bem, não sou “ufanista”, não estou dizendo nada…
Para qualquer duvida sigam as fontes ai pessoal. No texto da Cultura Aeronáutica que está bem completo e fala tudo sobre o tema, temos a história completa e as ramificações geopolíticas do assunto. Indico fortemente a leitura viu.
Fontes: Cultura Aeronáutica – Irmãos Wright: pioneiros do voo a motor ou embusteiros? [Link] / Replica Fails to Fly During Festivities Marking 100 Years of Flight – 2003-12-17 [Link]
F-22 e F-35: Os Caças Mais Caros da História!

Primeiro o F-22! Ele “nasceu” para ser o Melhor caça de Superioridade Aérea jamais feito. Venceu o protótipo (belíssimo e possivelmente mais avançado) YF-23 na competição para ser produzido.
F-22 O Caça Nascido para ser Virtualmente Invencível!

O F-22 americano é o Segundo Caça com custo de desenvolvimento + caro da história (custou a bagatela de U$ 62 BILHÕES DE DÓLARES OBAMAS) e só umzim, só um F-22 custava U$ 330 Milhões de Dólares – Um F-22 = Um estádio da Copa no Brasil!!
F-35: O caça mais caro da história (até hoje)

O F-35 também é stealh, leva seus misseis “dentro de si mesmo” e a versão F-35B é capaz de PLANAR NO AR COMO UM FUCKING HELICÓPTERO (capacidade essa comprada do Yakovlev Yak-141 Russo, mas que caças menores como o britânico Harrier já tinham).

VÍDEO
O bem da palavra, o F-35 (e seus 3 modelos diferentes) não foi projetado para ser um caça de superioridade aérea como o F-22, por isso ele não tem a mesma capacidade de combate aéreo.
Em compensação é o caça mais tecnológico já feito pelo homem! Só o capacete dele custa 400 Mil Dólares OBAMAS e É CAPAZ DE VER ATRAVÉS DA FUCKING AERONAVE! Isso mesmo, têm câmeras no bichinho o que permite o capacete dar visão 360º DO LADO DE FORA pro FUCKING PILOTO!

Um F-35 gira em torna de 160, 110, 120 Milhões de Dólares.
EXTRA: Padre Bartolomeu de Gusmão – “O Padre Voador”!

Digamos que ele inventou uma espécie de balão e deu a ele o nome de “Passarola” — que nada mais era um que Aeróstato. Aeróstatos são aeronaves mais leves que o ar com capacidade de voo (dã) como balões e dirigíveis.
E o primeiro a inventar “uma coisa que voasse” foi justamente o Padre Bartolomeu de Gusmão (que chegou até ser perseguido pela Inquisição… acusado de ter se convertido ao judaísmo… enfim)!

Outra curiosidade é que hoje a EMBRAER (Brasileira) é a Terceira Maior Empresa de Aviação do Mundo e há pouco tempo trouxe a publico o maior avião cargueiro já construído na empresa e o maior já construído na América Latina, que pretende inclusive disputar mercados internacionais com empresas americanas. Se trata do Lindo KC-390!

Fontes: Wikipedia – Bartolomeu de Gusmão [Link] /
Santos Dumont [Link] / Cavok – Há 46 anos era criada a Embraer [Link]

Sem comentários:
Enviar um comentário