O município de Loures vai celebrar este ano o 25 de Abril com recurso às novas tecnologias e uma programação digital, devido às medidas de prevenção do surto da covid-19, anunciou hoje a autarquia.
O programa divulgado pela Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, para assinalar o 46.º aniversário do 25 de Abril prevê um conjunto de emissões ‘online’, nomeadamente de filmes e documentários com testemunhos de “lutas antifascistas” e ainda um concerto (pré-gravado) de Fernando Tordo.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira (CDU), explicou que o surto da covid-19 obrigou a que o município repensasse o programa inicialmente pensado.
“É um programa muito diferente daquele que tínhamos idealizado. Vivemos um tempo complicado, em que estamos confinados, mas a vontade de celebrar é muito grande e, por isso, temos uma programação que se adapta ao que estamos a viver”, sublinhou o autarca.
Nesse sentido, ao contrário de anos anteriores, os eventos preparados para os dias 24 e 25 de abril serão exclusivamente digitais, com transmissão através da página da internet e das redes sociais da Câmara de Loures.
Um dos pontos altos destas festividades será no dia 24 de abril, pelas 23:00, com a transmissão em ‘streaming’ de um espetáculo evocativo, designado Ary (Ary dos Santos), pela voz de Fernando Tordo, acompanhado por Viviane , Hélder Moutinho e o coro do Conservatório d’Artes de Loures.
Este concerto foi gravado previamente por cada um dos artistas, tendo-se realizado depois uma colagem e montagem.
Outro dos pontos altos destas comemorações ocorre pelas 15:00 do dia 25, momento em que todos são convidados a cantar nas janelas e varandas a “Grândola, Vila Morena” e o Hino Nacional.
“Queremos que sejam umas celebrações para todos”, sublinhou.
As celebrações do 25 de Abril encerram pelas 18:00 com um concerto da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, sob direção do maestro António Saiote.
Estas celebrações representam este ano um investimento de sete mil euros.
www.saudemais.tv
Sem comentários:
Enviar um comentário